segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Princípio 4 - Partir corajosamente


Criando um legado duradouro

"A melhor forma de viver a vida é investir em algo que ultrapasse sua própria duração."
William James

"Precisamos dizer aos jovens que os melhores livros ainda serão escritos; as melhores pinturas ainda serão realizadas; os grandes governos ainda serão formados; o melhor ainda está por ser realizados por eles." John Erskine

Algumas pessoas estão construindo sua vida como quem constrói castelos de areias. A dura realidade que muitas vezes enfrentam é o fato de que muito do que se esforçam para construir não vai durar. Depois da morte desses pessoas, todas aquelas coisas serão varridas como um castelo de areia na maré alta.
Ao iniciarmos a última seção e nos concentrarmos no princípio de partir corajosamente, é muito importante entendermos antes que seja tarde, qual o investimento necessário para deixarmos um legado duradouro.
A única maneira de criar essa herança duradoura é empregar seus recursos mais valiosos nas áreas que oferecem mais retorno: as pessoas. Nossos relacionamentos firmados no amor nunca serão destruídos por qualquer onda da vida.
Precisamos avaliar com honestidade o castelo que estamos construindo para certificar-nos de que ele não é feito de areia movediça.
Às vezes as pessoas ficam preocupadas em promover o próprio nome do que em causar um impacto na vida dos outros. Abraham Lincoln observou com sabedoria: “não se preocupe quando não for reconhecido; esforce-se para ser digno de reconhecimento”.
Minha vida e meu tempo não são de fato meus. Eles pertencem a Cristo, e é o nome dele que vai durar; somente deixarei um legado duradouro quando viver de modo a influenciar outros para Cristo. Você e eu seremos esquecidos um dia. A única coisa que vai permanecer é o que fizermos para Deus, a maneira como cumprirmos o propósito para o qual ele nos criou.

Vale a pena refletir
Pelo que você gostaria de ser lembrado? De que maneira está contribuindo para esse objetivo neste exato momento?

Dinheiro de areia
A vida de solidariedade não depende tanto da quantidade de dinheiro que você tem, mas sim do que faz com ele. Jesus contou a história de um homem que não viveu solidariamente.
E direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus. (Lucas 12.19-21)
Esse homem não passou pelo crivo da solidariedade, só pensou em si mesmo. Não há nada de errado em ter riquezas, desde que tenhamos em mente tratar-se apenas de castelos de areia.
Quando constroem castelos na praia, as crianças não ficam desoladas se a onda vem e destrói o trabalho. Elas não se afligem; simplesmente gostam de construir castelos de areia. Devemos desfrutar os bens matérias que Deus nos dá, mas nunca apegar-se demais a eles ou ficar arrasados quando a onda do tempo os leva embora.
A única maneira de passar pelo teste da solidariedade é contribuir. Devemos aprender a ser doadores em vez de tomadores, para fazer diferença. Usar com gratidão o que Deus nos dá pra abençoar os que nos cercam é o único meio de construir celeiros eternos.

Vale a pena refletir
Pense nos bens que você deixará algum dia. Quem vai herdá-los? Lembre-se de que, na realidade, nada nos pertence. Somos apenas administradores do que Deus nos concedeu.

Ilha do tesouro
Também temos o teste da obediência. Paulo escreveu em Efésios 5.15-17:
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."

Talvez esse seja o maior segredo para deixar um legado importante: tente entender o que o Senhor quer que você faça – e realize. Para descobrir o que Deus quer que você faça, dedique tempo a ele, ouça-o e, então, obedeça-lhe. Quando vivo de acordo com o plano divino para mim, as coisas vão se encaixando.

Para a vida toda
1.    Escreva seu obituário. Inicie pela descrição de sua vida até agora e continue até o futuro.
2.    Pelo que quer ser conhecido quando partir? Que legado deixar em seus relacionamentos?

Até amanhã com a graça de Deus.


Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...