quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Inicio do Jogo - Vivendo a Vida

Aqui está o teste para descobrir se sua missão na vida está terminada:se você estiver vivo, ela não acabou.Richard Bach
Embora ninguém possa voltar e começar do zero outra vez,qualquer um pode começar agora e ter um final inédito.Carl Bard

Neste último capítulo de nossa investigação sobre o estilo de vida de um mês para viver, você já sabe que seu tempo não acabou. Se Deus quiser, você vai viver por muitos e muitos meses, anos ou décadas, desfrutando a vida ao máximo, para sempre transformado por ter aceitado a pessoa que Deus o criou pra ser e sua busca apaixonada por sua realização.
Em suma, essa é a premissa do livro. Você recebeu um presente extraordinário: sua vida. Tem um chamado excepcional: ser o melhor você que Deus o criou para ser. Seu objetivo é abrir esse presente e usar tudo o que lhe foi concedido na busca daquilo que mais importa: amar tanto a Deus quanto as pessoas.
 JOGO DA PAIXÃO
Se eu tivesse como limite apenas uma realização com este livro, gostaria que fosse acender e restaurar a paixão em sua vida. Se você tivesse apenas um mês para viver, certamente gostaria de desfrutar cada momento como o presente precioso que é. A paixão é o combustível para sustentar a longo prazo o estilo de vida de um mês para viver.
Nada realmente grande acontece sem paixão. Ela nos leva a compartilhar o amor de Deus de maneiras criativas e inovadoras com aqueles que estão ao nosso redor. A paixão dá vida à vida.
Deus deseja que vivamos de maneira apaixonada. “Portanto, ame o Senhor Deus com toda sua paixão e oração e inteligência e energia” (Mc 12:30, The Message). Fomos criados com a capacidade da paixão porque Deus é um Deus apaixonado, e fomos criados à sua imagem. Já ouvimos a ordem: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor” (Rm 12:11). A expressão “sejam fervorosos” passa a ideia de que um dia podemos deixar de sê-lo. Se não enfatizarmos essa questão, o estresse e as pressões da vida nos podem roubar a paixão por nossa família, amigos e carreira.
UMA VIDA PARA VIVER
Com o objetivo de manter a paixão viva e em crescimento, devemos certificar-nos de alimentá-la com quatro ingredientes principais. O primeiro é o mais importante: amor. O amor é o alicerce de uma vida apaixonada e com propósitos. Se seu desejo é reacender a paixão pela vida, concentre-se no amor de Deus por você.
O segundo ingrediente essencial para uma vida apaixonada é a integridade. Embora haja diversas definições para esse termo, integridade significa unir aquilo em que acreditamos à maneira como vivemos. Se você quer viver com paixão, tenha uma vida coerente e aja de acordo com o que acredita ser verdadeiro.
O terceiro elemento essencial para sustentar a paixão é o perdão. Em cada uma das quatro seções deste livro, o perdão surgiu, de uma forma ou de outra, como parte vital do estilo de vida de um mês para viver. Nada prejudica mais a paixão que conflitos não resolvidos. O texto de Jó 5:2 nos diz: “O ressentimento mata o insensato e a inveja destrói o tolo”. Tanto o ressentimento quanto a inveja roubarão a paixão da vida mais rápido que qualquer outra coisa.
O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se você quer voltar a ter paixão na vida, precisa aprender a perdoar as pessoas. Quando carregamos ressentimento, amargura e dor, nossa vida se corrói. Jesus é o grande exemplo para nós aqui, como sempre. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23:34). Ele perdoou aqueles que o estavam crucificando. Ninguém perdoou mais que Jesus Cristo. Ele foi a pessoa mais apaixonada do mundo, porque foi a que mais perdoou.
Por fim, precisamos de entusiasmo para manter a paixão na vida. A palavra entusiasmo vem de duas palavras gregas e significa literalmente “Deus dentro”. Se você quer viver cada dia como se fosse o último, concentre-se em seu relacionamento com Deus. Se tem dificuldades com a paixão em sua vida, talvez não esteja cultivando seu relacionamento com Ele no nível para o qual você foi criado. Temos uma fome espiritual interna que nunca será satisfeita até que descansemos em Deus. Se quisermos viver o resto da vida como se tivéssemos apenas mais um mês pela frente, nosso desejo será saber que Deus está dentro de nós, nos detalhes de cada dia. Vamos querer experimentar a intimidade do amor que Ele tem por nós e compartilhar esse amor com os que estão perto de nós.
Amor. Integridade. Perdão. Entusiasmo. Vida. A vida apaixonada, a única que recebemos para viver. Significa viver com essa paixão, plena e sem comodismo. Significa viver apaixonadamente, amar completamente, aprender humildemente e partir corajosamente.
NOSSO EXEMPLO
Quando penso na vida de Jesus, vejo alguém que sabia viver. Ele viveu de acordo com esses quatro princípios que analisamos. Jesus foi a pessoa mais apaixonada que já viveu, e Ele quer que tenhamos a mesma paixão. Em João 10:10 Ele diz: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. Jesus quer que tenhamos a vida plena que Ele tem para nós.
Jesus também amou completamente. Lemos em João 13:1: “Sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Portanto, o que Jesus fez quando soube quanto tinha para viver? Ele amou completamente aqueles que o cercavam. Podemos seguir o exemplo de Jesus quando nos concentramos com energia nos relacionamentos mais importantes de nossa vida. É preciso ter a intenção de se dedicar todos os dias a seus filhos, ao cônjuge e a todos os demais relacionamentos importantes para que eles se desenvolvam.
O terceiro princípio do estilo de vida de um mês para viver é aprender humildemente, e Jesus foi nosso maior exemplo de humildade. Lemos em Filipenses 2:8: “(Jesus) humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, a morte de cruz!”.
O quarto princípio é partir corajosamente, e mais uma vez Jesus é nosso maior exemplo, uma vez que deixou um legado eterno na terra. Ele abriu mão com coragem e voltou para seu Pai. Estava pronto para ir. Lemos em Lucas 9:51: “Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém”. Jesus foi para a cruz com coragem. Foi resoluto em sua decisão de ir para a cruz por causa de seu amor por nós. Podemos também deixar um legado de coragem na terra e passar nossos dias em algo que vai durar mais do que nós.
Meu objetivo para você e para mim é que vivamos intencionalmente de modo que não tenhamos arrependimentos.
Um dos mistérios da vida é que nenhum de nós sabe quando vai morrer. Mas nossa morte é um fato. “Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses” (Jó 14:5). Se estivermos dispostos a aceitar isso e a confiar a Deus o ponto final de nosso tempo na terra, poderemos concentrar-nos em como vamos preencher o traço entre o ano de nascimento e o ano de nossa morte. Podemos transformar esse traço numa incrível aventura de descoberta, alegria e contentamento significativo. Podemos viver.
Minha esperança é que este livro tenha mudado sua vida, que o tenha feito pensar no significado de viver apaixonadamente e com propósito. Meu desafio a você é viver cada dia como se tivesse apenas um mês para viver!

Para a vida toda

  1. Agora que você completou o desafio de um mês para viver, quero incentivá-lo a permanecer nesse estilo de vida. Coloque em prática os quatro princípios desse estilo de vida.
  2. Assim que possível, planeje um dia em que possa sair sozinho para refletir sobre sua experiência de ler este livro. Transforme esse dia em uma avaliação do estilo de vida de um mês para viver. Reveja todas as respostas, pensamentos e sentimentos que teve durante a leitura deste livro. O que lhe causou maior impacto durante este mês? Por quê? De que modo você mudou com a leitura deste livro e aplicação dele à sua vida?
  3. Reúna-se com um amigo e compartilhe sua experiência durante os trinta dias que se passaram. Pergunte o que essa pessoa faria se tivesse apenas um mês para viver.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...