terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - GPS

Deus o chama ao lugar em que se cruzam a profunda alegria e a
 maior necessidade do mundo. Frederick Buechner

O sistema de posicionamento global é de fato fantástico. Com um aparelho em mãos nós conseguiremos chegar em qualquer lugar sem nunca ter conhecido antes o caminho. A voz nos dirige onde quisermos chegar.
Na vida, também temos um sinal claro vindo de Deus, de modo que podemos descobrir nossa posição e nosso lugar no mundo. Até descobrirmos nosso lugar, nosso propósito na vida, sempre nos sentiremos perdidos, mesmo se estivermos cercados por uma multidão.

Vale a pena refletir: Qual sua reação normal quando se sente perdido, quer na estrada, quer nas circunstâncias da vida? Onde busca orientação?

Uma galáxia de dons
O GPS não serve apenas para navegar entre pontos geográficos. Ele representa uma excelente maneira de considerar aquilo que Deus instilou em nós parar nos ajudar a encontrar o caminho de uma vida abundante.
Davi escreveu no salmo 139.14: “eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável”. Sabemos que fomos feitos à imagem de Deus e que o valor que ele deposita em nós é inestimável.
Deus derramou uma galáxia de dons sobre a humanidade, e você não foi deixado de fora. Ele nos forneceu habilidades e talentos únicos. Alguns dons são talentos naturais com os quais você nasceu, e outros são os dons espirituais que brotam quando você dedica sua vida a amar a Cristo.
Todos nós somos especialistas em alguma coisa, e ninguém é excelente em tudo. É comum nos compararmos aos outros e desanimar porque não somos tão organizados, não somos tão bons esportistas, não escrevemos ou não contamos piadas tão bem.
Seja honesto consigo mesmo sobre aquilo que você sabe fazer bem e sua eficiência no uso desse dom.

Deus dentro de você
Achamos nosso lugar e propósito na vida quando descobrimos nossa paixão. Se esses meus dons são o motor que ele me deu, minha paixão é combustível que dá impulso e me mantém caminhando.
Muitas pessoas pensam que Deus deseja que provem quanto o amam  abdicando dos seus talentos. Nunca desista de uma coisa em que não consegue parar de pensar. Nunca é tarde demais para tornar-se a pessoa que Deus quer que você seja.
Deus sente uma alegria no fato de você viver de acordo com os seus dons e ser a pessoa que ele tinha em mente quando o criou. Não apenas nos sentimos satisfeitos ao viver nossas ações, mas também sentimos o prazer de Deus.

Vale a pena refletir: Quando foi a última vez que você se sentiu apaixonado por algo que fazia? O que essa experiência diz sobre o seu propósito na vida?

Eclipse total
Faz sentido que nossos dons e nossas paixões nos ajudem a encontrar nosso caminho e a viver a vida abundante que Deus deseja para nós. Quando Deus permite que passemos por lutas, problemas e dificuldades, aprendemos a depender dele. Descobrimos quais são nossos limites e somos lembrados de que devemos buscar a Deus em tudo aquilo de que mais precisamos. À medida de que aprendemos a depender dele, ele nos enche com o seu poder e a sua força.
Deus criou você para brilhar intensamente, para ser uma luz única que brilha para a glória dele. Mas a questão é que muitas vezes somos eclipsados pelas expectativas dos outros.
Ao nos equipar com um sistema GPS, Deus nos equipou para evitar os desvios e os becos sem saída da armadilha da conformidade. “Seja quem você é, porque quem se importa não interessa, e quem interessa não se importa”.
Devemos estar dispostos a ser guiados por aquele que nos conhece melhor.

PARA A VIDA TODA

1. Em um pedaço de papel, enumere cinco dons que você possui. Não seja modesto nem tímido; ninguém além de você precisa ver isso. Nesta semana, peça a pelo menos três familiares ou amigos próximos que listem cinco dons que vêem em você. Compare a lista deles com a sua. O que mais o surpreende? Por quê?
2. Em que aspectos seu trabalho ou campo de atuação refletem sua paixão? Se você soubesse que tem apenas um tempo limitado para viver, gostaria de continuar com esse trabalho ou não? Por quê? Faça uma lista dos obstáculos que, em sua opinião, impedem que você tenha o trabalho e a carreira de seus sonhos. Repasse esses obstáculos com Deus, em oração, tendo em mente que para seu Pai – aquele que o criou e o conhece melhor – nada é impossível.

3. Pense nas pessoas que mais o têm ajudado na vida. De que maneira as lutas, as decepções e as provações delas o beneficiaram? O que elas compartilharam dessas experiências que o fortaleceram? Agora, em oração, avalie a possibilidade de compartilhar uma luta com alguém nesta semana, como meio de encorajar ou motivar essa pessoa.

Até amanhã com a graça de Deus.


Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...