sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Pedro antes e depois do Pentecostes

  • Pedro antes do Pentecostes
1. Impulsivo (agia sem pensar) Mt 14.28; 17.4; Jo 21.7.
2. Cheio de contradições:
a) Presunçoso (Mt 16.22; Jo 13.8; 18.10). Tímido e negligente (Mt 14.30; 26.69-72).
b) Tanto egoísta quanto abnegado (Mt 19.27; Mc 1.18).
c) Às vezes tinha discernimento espiritual e noutras ocasiões demonstrava uma falta de entendimento das verdades espirituais (Jo 6.68; Mt 15.15; 16).
d) Fez duas confissões de fé em Cristo (Mt 16.16; Jo 6.69). Sentiu-se culpado por chegar a cristo (negligentemente) (Mc 14.67-71). Seguiu-o de longe (Mt 26.58).
3. Associava-se com homens ímpios (Jo 18.18).
4. Negou a Cristo (Mc 14.70,71).
Na tarde da ressurreição Jesus apareceu aos seus discípulos e lhes deu uma antecipação daquilo que estava para vir. "... Assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". (Jo 20.22).
Muitas pessoas veem neste mandamento uma referência à obra do Espírito Santo na regeneração, porque Ele é o agente ativo na regeneração. Este ato confirmou que Ele tinha consumado Sua obra de restaurar o homem a Deus. Naquela ocasião, no entanto, não os batizou no Espírito Santo. Quando Jesus encontrou-se com eles mais tarde, referiu-se ao batismo no Espírito Santo como evento ainda futuro (At 1.4,8).
Pedro depois do Pentecostes
  • 1. Tornou-se um pregador e líder poderoso da Igreja Primitiva. (At 1-7; 10-12);
  • 2. Fez uma confissão poderosa de Cristo (Jo 1.42; Mt 16.18; At 1.8);
  • 3. Operou Milagres (At 3.7; 5.15; 9.34,40);
  • 4. Era corajoso e destemido (At 19.20; 5.28,29 40,42);
  • 5. (Era um encorajamento e um bom exemplo para a Igreja Primitiva em sofrimentos 1 Pedro);
  • 6. Deu instruções à Igreja a respeito dos falsos mestres e dos zombadores (2 Pedro).
  • O reavivamento que começou em Jerusalém quando Pedro pregou seu sermão poderoso no Dia de Pentecostes, foi levado a Samaria por um diácono chamado Felipe, cheio do Espírito Santo. As pessoas creram na mensagem do Evangelho, foram batizadas nas águas, e muitos milagres foram realizados: mesmo assim, ninguém foi batizado no Espírito Santo. "... Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo". (At 8.4-17).
  • O próximo recebimento do Espírito Santo a ser registrado foi por Saulo de Tarso, recém-convertido, que ficou sendo Paulo. Quando Ananias orou por ele, Saulo ficou cheio do Espírito Santo, e se tornou o grande apóstolo dos gentios (At 9.17).
    O primeiro contato pentecostal com os gentios, no entanto, foi feito pelo apóstolo Pedro. O Espírito enviou Pedro, contra a sua própria vontade, à casa de Cornélio. Enquanto pregava para uma multidão de gentios, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviram a sua mensagem. Pedro ficou atônito porque os ouviu falar línguas exatamente como acontecera no Dia de Pentecostes. Mais tarde quando se defendia diante dos irmãos judeus, Pedro relembrou a pregação de João Batista, que Jesus os batizaria no Espírito Santo. Identificou a experiência dos gentios com aquele batismo. (At 10.1-11,18).
    Vinte anos mais tarde, o apóstolo Paulo visitou a cidade de Éfeso e achou ali alguns discípulos. A sua primeira pergunta registrada na narrativa foi: "Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo...". Paulo ensinou-os, batizou-os em nome do Senhor Jesus, e lhe impôs as mãos. Veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. (At 19.1-7).
    Os Apóstolos Pedro e Paulo juntamente com Tiago, João e Judas, foram capacitados pelo Espírito Santo a nos dar as Epístolas do Novo Testamento, o guia cristão à vida no Espírito. O testemunho poderoso deles, que receberam pela plenitude do Espírito Santo, ainda está a ministrar nos nossos dias.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...