quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Colisões

"A felicidade não é um objetivo; é um subproduto." Eleanor Roosevelt

"Ao nascer, você chorava enquanto todos a seu redor sorriam. Viva sua vida de modo que, ao morrer você sorria e todos ao seu redor chorem." Anônimo

Na infância, um de meus brinquedos favoritos eram uns carrinhos acionados por um tipo de corda que, ao ser puxada, os fazia andar. Eles batiam uns nos outros, as peças se soltavam e voavam para todos os lados. Depois, era só colocar tudo de volta e brincar outra vez. Era fantástico!

Como eu gostaria que a vida fosse assim. Mas não é fácil reunir as peças quando ocorrem os acidentes da vida. Às vezes tudo sai dos trilhos, entramos em rota de colisão e não sabemos como pisar no freio. Se quisermos deixar um legado duradouro, precisaremos seguir pela estrada certa junto com o Mestre Motorista.

Vale a pena refletir
Qual foi a última vez em que você passou por uma colisão na vida – uma época ou experiência em que sentiu que tudo se desfazia? Como você reagiu? Como reagirá à próxima colisão com base em seu aprendizado nessa experiência?

ROTA DE COLISÃO

A primeira causa é a colisão, o choque de valores. Aquilo que entendemos serem colisões relacionadas à agenda muitas vezes são choques de valores. Você pode dizer que Deus é o número um em suas prioridades, mas a realidade é que Ele recebe apenas o que sobra de seu tempo, talento e finanças.

A boa notícia é que podemos examinar nossa vida, olhar para esses pontos de colisão e mudar a rota que estamos seguindo. A melhor maneira de começar esse processo é examinar uma das mais sérias colisões: a das vontades. Há momentos em que a minha vontade se choca com a vontade de Deus. Deixaremos um impacto duradouro somente quando permitirmos que o Senhor nos dirija: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (PV 3:5-6).

Vale a pena refletir
Numa escala de 1 a 10, sendo 1 seguir sua própria vontade e 10 seguir a vontade de Deus, onde você se encontra hoje? Em quais áreas da vida vê maior discrepância entre sua vontade e a vontade de Deus – relacionamento, finanças, crescimento espiritual, alguma outra?

FORÇA DE VONTADE

Como é possível permanecer no centro da vontade de Deus? O salmista nos instrui:

“Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37:3-5).

Como evitar as terríveis colisões que ocorrem quando nossa vontade se interpõe ao plano perfeito de Deus para a nossa vida? Se observarmos o texto, descobriremos três princípios para permanecer dentro da vontade de Deus: confiar, deleitar e entregar. Precisamos seguir a vontade de Deus. É comum dizermos: “Deus, mostre-me tua vontade, e eu a considerarei uma alternativa nessa decisão que estou tomando”. Então Deus diz: “Não, você precisa seguir minha vontade e, então, eu a mostrarei a você”.

Talvez você se sinta como se sua vida tivesse passado por um acidente, e o que restou dela esteja difícil de ser reconhecido ou restaurado. Tenho boas notícias. Não é tarde demais para mudar o curso de sua vida! Deus ainda tem um grande plano para você, mas o primeiro passo é sair do banco de motorista e pedir que Ele assuma o volante. Comece oferecendo a Ele o primeiro lugar em todas as decisões e seja sua vida ser transformada.

Isso nos leva de volta à confiança. A obediência começa e termina com confiança. Damos um passo de fé ao permitir que Deus dirija nosso carro e nos leve aonde Ele quer que estejamos. Mas Ele deseja que prestemos atenção e ajamos durante o caminho.

É preciso entender que nosso tempo é limitado nesta vida. Se realmente quisermos ter certeza de que realizamos nosso propósito quando chegar a hora de partir, teremos de permanecer dentro da vontade de Deus, confiando, deleitando-nos e entregando-nos ao caminho divino. Ele é o único que pode reconstruir nossa vida e redirecionar nossa vontade quando ela colidir com a Dele.

PARA A VIDA TODA
Qual é a maior barreira de sua vida para confiar em Deus neste exato momento? Que experiências do passado fizeram que você tivesse dúvidas, ficando irado, ferido ou desapontado? Passe algum tempo em oração, escrevendo ou conversando com Deus sobre essas experiências. Será difícil confiar nele se não houver comunicação.
Cite cinco desejos de seu coração. Seja o mais honesto possível. Passe algum tempo refletindo sobre cada desejo e a razão dele. Entregue sua lista a Deus, pedindo que lhe apresente a perspectiva dele em relação a cada item.
Se você tivesse apenas um mês para viver, quais seriam três atitudes que gostaria de ter para alinhar seu tempo com a vontade de Deus? O que o impede de fazer isso agora? Escolha uma dessas atitudes e coloque-a em prática nesta semana.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...