sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - terremoto

Construindo um alicerce duradouro

Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores; é seu megafone para despertar um mundo surdo. C. S. Lewis

A dor é inevitável, mas a miséria, o infortúnio é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a alegria. Tim Hansel

Uma das mais difíceis lições da vida é aceitar a perda. Trata-se de um processo contínuo, pois tudo muda constantemente e somos forçados a encarar a dura realidade de um mundo que está longe de ser perfeito. Nesses momentos, nossa fé pode ser abalada em seu âmago.
É difícil aceitar que nossa liberdade de escolha tenha um preço tão alto: a tristeza e a angústia de um mundo imperfeito. Mas Deus nunca nos abandona. Veja o que Jesus diz: “no mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33). Jesus disse que os problemas são parte natural da vida, mas eles não nos devem deixar arrasados. Sendo assim, temos que fortalecer o alicerce da vida.

Rocha firme
Quando chegam os terremotos da vida, descobrimos do que somos feitos e sobre o que nos estruturamos. Jesus orienta a construção de nossas vidas em um alicerce inabalável:
Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. (Mateus 7.24-25)

No mundo moderno, as famílias se desintegram porque estão construídas sobre solo instável. Nunca é tarde demais para pedir a Deus que seja o centro da sua vida e para construir sobre a verdade dele, que é o alicerce seguro.

Vale a pena refletir
Neste momento sua vida está girando em torno do quê? Quem ou o que está no centro da sua vida?

Vigilância comunitária
Outra forma fundamental de construir um alicerce seguro é ter uma comunidade que se importe, um sistema de apoio humano. Você precisa de um grupo de pessoas ao seu redor que o ame pelo que você é, não pelo que faz. Você precisa de amigos. Os amigos verdadeiros caminham lado a lado com você e o sustentam nas dificuldades.
Deus nos projetou para vivermos em comunidade.

Vale a pena refletir
Quais são as pessoas que o têm encorajado, desafiado e apoiado de maneira consistente?

Abrigo na tempestade
Ao enfrentar terremotos inesperados, nunca se esqueça de que você tem um abrigo. Deus diz: “clama a mim no dia da angústia; eu o livrarei” (Isaías 50.15). A oração tem que ser a primeira reação e não o último recurso no dia da tempestade. Sempre que começamos a nos preocupar, perdemos nosso abrigo e ficamos expostos aos elementos que podem abalar nossa fé.
Enquanto seu coração bater, você terá problemas. Contudo Jesus estará sempre com você. No salmo 94.17-19 Davi disse: Se não fora o auxílio do SENHOR, já a minha alma estaria na região do silêncio. Quando eu digo: resvala-me o pé, a tua benignidade, SENHOR, me sustém. Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma.

Devermos entender que Deus muitas vezes nos responde com sua presença, não com seus presentes. Deus já lhe deu seu maior presente. Não sei quais desafios você está enfrentando na vida neste exato momento, mas Deus sabe. Ele entende com você se sente. Ele chora com você pela dor que você sente no coração e tem o poder de transformar sua vida.

Para a vida toda
1.    Descreva como foi a última vez em que você sentiu os abalos de um terremoto na vida?
2.    Quem você considera amigo de verdade? Quem precisa de sua ajuda ou incentivo hoje?

Até a manhã com a graça de Deus.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...