sábado, 11 de fevereiro de 2017

Aprender Humildemente - Tentando outra vez

"Proteja o palco secreto do coração. Não encene nada nele que não queira na realidade."
Roy H. Williams

"Qual é a diferença entre a escola e a vida? Na escola, você aprende uma lição e então lhe aplicam uma prova. Na vida, uma prova lhe é aplicada e então você aprende uma lição."
Tom Bodett

Se tivesse apenas um mês para viver, muito provavelmente você gostaria de rever sua vida e examinar seu caráter. Com certeza, faria tudo o que pudesse para aprender como os erros do passado, eliminar as rugas adquiridas e viver o restante dos dias em paz.
Se vivesse com liberdade e entusiasmo, sentindo-se plenamente vivo, você almejaria viver com integridade. Assim, a integridade significa plenitude, o inverso de fragmentado ou rompido. Um sinal de verdadeira maturidade e força de caráter é ser a mesma pessoa onde quer e com quem estejamos. A pessoa com integridade tem uma vida cheia de paz, paixão e propósitos.

Jogadores completos
Jogadores profissionais que vencem a maioria dos campeonatos são considerados completos. São bons em todos os fundamentos. A integridade pessoal tem um funcionamento semelhante. Se quisermos viver num estado de força e paz integrais, devemos ser jogadores completos. Devemos incorporar nossas crenças e nossos valores fundamentais a tudo o que fizermos, não apenas a algumas de nossas realizações. Precisamos ser verdadeiros diante de nós mesmos e de Deus em todas as áreas da vida.
Deus deseja que sejamos jogadores completos, mantendo honestidade, justiça, decência e verdade independentemente de onde ou com quem estejamos.

Vale a pena refletir
Em quais áreas da vida você desrespeita as regras ou despreza seus valores? Relacional? Espiritual? Financeira? Qual parte da vida é mais difícil de ser integrada às outras?

O autêntico e verdadeiro jeito de jogar
O problema é que tentamos impressionar as pessoas e jogamos para nos exibir, em vez de encontrar nosso jeito único de ser. É comum as pessoas sentirem arrependimento no final da vida quando se dão conta de que não viveram de maneira coerente com seus valores e com o modo como Deus as criou.
Integridade é o oposto de imagem; integridade existe quando sua vida pessoal está em harmonia com sua imagem pública. A integridade exige que seu verdadeiro caráter assuma o palco central e revele quem você realmente é e em que de fato acredita. “Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade” (1 Cr 29.17).

Os perigos da mentira
Uma mentira leva inevitavelmente a outras, porque é preciso ocultar a mentira original. Em determinado momento, ao dizer mais uma mentira, todas elas escapam, ferindo você e machucando outros que estão por perto.
Na vida, é preciso abrir-se e falar a verdade. Não é possível esconder-se; não dá pra esconder as coisas debaixo do tapete. Não há como ocultar seus verdadeiros sentimentos. Você fala a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade.
Ao dizer a verdade, é preciso fazê-lo com amor, visando edificar o relacionamento e ajudar a outra pessoa, não destruí-la ou acabar com ela. No fundo, mentimos porque não amamos o suficiente, essa é a verdade. Se você se arriscar a amar, então dirá a verdade. Quanto mais amar, menos mentirá. Quanto maior for seu amor, maior será sua coragem de dizer a verdade.
Precisamos abrir-nos para a verdade em todas as áreas e agir sempre com honestidade.

Vale a pena refletir
Quando é difícil manter a palavras? Pra quem? Seu cônjuge? Seus filhos? Em quais relacionamentos ou situações é maior a possibilidade de mentir?

Fazendo a contagem
Devemos lembrar que Deus é o supremos contador de pontos. No fim do jogo da vida ele estará com seus cartões de anotação e seu padrão de comparação. A verdade é que nunca atingiremos a pontuação máxima, porque temos falhas. No entanto, Jesus sempre nos dá a chance de acertar.
Por causa da cruz, recebemos o dom da vida. Não o merecemos e jamais poderíamos merecê-lo. Jesus é a fonte da vida plena que ansiamos, aquela para a qual fomos criados.

Para a vida toda
1.    Você está vivendo de acordo como seus valores ou com os de Cristo?
2.    Que nota você daria para a sua integridade?
3.    Você é a mesma pessoa em casa e na rua? Com sua família e com seus amigos?

Até amanhã com a graça de Deus.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...