quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - Furacões

Tudo o que vejo me ensina a confiar no Criador em tudo aquilo que não vejo. 
Ralph Waldo Emerson

Se não gosta de alguma coisa mude-a. Se não puder mudá-la, mude sua atitude. Não reclame.
Maya Angelou

Quando os furacões da vida nos atingem, devemos escolher como reagiremos. É muito comum haver rupturas em nossos relacionamentos porque estamos completamente despreparados para as tempestades e o estresse que se abate sobre a nossa vida.
Não podemos impedir que os ventos de mudança trazidos pelo furacão soprem sobre áreas como a vida pessoal, casamento, família, relacionamentos e carreiras, mas podemos preparar-nos e aprender com as tempestades anteriores.
A Bíblia nos lembra: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”. (Ec 3:11). A mudança é simplesmente uma parte da vida. Os ventos de mudança vão torná-lo mais forte ou derrubá-lo. Tudo depende da sua reação.

VENTOS DE MUDANÇA

Como já vimos, a Bíblia aborda todos os aspectos do que significa ter uma vida em abundância. Sobreviver aos ventos de mudança trazidos por um furacão na vida não é exceção. Ao colocarmos princípios bíblicos em prática, veremos que é possível não apenas sobreviver aos ventos de mudança, mas também aproveitá-los para encher nossas velas e navegar para a frente. Lucas descreve uma perfeita tempestade de proporções bíblicas que aconteceu quando Paulo, prisioneiro num navio ia para Roma: “Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste. O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim cessamos as manobras e ficamos á deriva” (Atos 27:14-15).
Na primeira vez em que o navio enfrentou fortes ventos com força de furacão, a tripulação tentou lutar contra ele. É difícil parar uma tempestade em ação. A mudança é inevitável, e você pode desperdiçar muito tempo e energia tentando lutar contra ela. No meio dos piores ventos da vida, você pode ser tentado a apegar-se ao passado e romantizar como as coisas costumavam ser.
A realidade é que, se não aprendermos a nos adaptar aos ventos de mudança, nunca desfrutaremos a vida. A mudança é assustadora, incerta e ameaçadora, mas também pode ser sadia, dinâmica, renovadora e necessária. Permanecer na navegação, tentando controlar ou apegando-se ao passado, nunca traz satisfação. A vida não navega ao redor dos ventos de mudança; a vida abundante está nessas mudanças da vida. Alfred Souza observou:
Por muito tempo parece-me que a vida estava prestes a começar – uma vida real. Mas sempre havia algum obstáculo no caminho, alguma coisa pela qual era necessário passar primeiro, algum negócio não concluído, um tempo para ainda ser servido, uma dívida a ser paga. Então a vida começaria. Finalmente descobri que esses obstáculos eram minha vida.

Vale a pena refletir
Qual época da sua vida você considera a mais feliz? Com que frequência pensa nela ou se vê desejando que ela retornasse? Como você compararia a época atual de sua vida a essa? A nostalgia tem feito você perder a oportunidade do presente?



ROTA DE COLISÃO

Crescer e aprender com as tempestades da vida exigem duas importantes ferramentas de navegação. Os capitães de navios que deparam com a tempestade no mar aberto sabem que podem navegar contra a tempestade ou junto com ela. Em geral o melhor é navegar junto com a tempestade embora isso alcance velocidades assustadoras, para evitar que o navio emborque. Precisamos ter essa mesma atitude e repensar como vemos a tempestade pela qual estamos passando.
Paulo estava acostumado a isso. Durante catorze dias, ele e os outros passageiros do navio foram cercados por chuva torrencial e céus escuros a ponto de não terem referenciais para orientá-los na navegação. “Não aparecendo nem Sol nem estrelas por muitos dias e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento” (At 27:20) – Se você está prestes a desistir não faça isso! Como disse Winston Churchill: “se estiver passando pelo inferno, continue caminhando”.
A partir do exemplo de Paulo, podemos aprender como ele permaneceu calmo no meio da crise. Ele foi o único a bordo a manter a confiança, porque optou por olhar além da tempestade.
Deus não provoca as mudanças dolorosas na vida, mas as usa e deseja produzir o bem a partir delas. Uma maneira de Ele fazer isso é promover o crescimento do nosso caráter. O psicólogo John Twosend diz que a imaturidade é o desejo de que a realidade se adapte a você.
A maturidade, em contrapartida, adapta-se à realidade. Não é fácil. Somos forçados a reconhecer nossas fraquezas, deixar de lado nosso jeito de fazer as coisas e entrar em sintonia com um ritmo diferente e às vezes irritante.


ÁREA DE CARGA

A realidade exige que mudemos nossa maneira de ver o mundo. A perspectiva também pode nos ajudar a clarear as prioridades. Se tivesse apenas um mês para viver, você não precisaria deste livro para lhe dizer em que se concentrar hoje. Em nossa rotina e por nosso jeito de ser, contudo, é comum perdermos de vista, o que é mais importante. A mudança pode deixar nossas prioridades mais claras e iluminar aquilo que de fato importa.
Durante a jornada de Paulo no meio da tempestade, a carga que era tão importante passou a significar pouco diante da perda das vidas no navio. Em Atos 27:18, Lucas registrou: “No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga”.
A tripulação começou a livrar-se de tudo o que não estava preso para aliviar a carga, a fim de que o navio não afundasse. A mesma carga que eles colocaram cuidadosamente no navio, naquele momento era jogada ao mar com urgência. O que era considerado valioso apenas alguns dias antes repentinamente parecia inútil.
Seremos forçados a reavaliar nossas prioridades sempre que as tempestades estiverem soprando em nossa vida e nosso navio estiver sendo atingido. Uma das mais importantes prioridades definitivamente atingirá o topo: os relacionamentos.

Vale a pena refletir
Qual carga “tangível” você perdeu em um dos furacões de sua vida? Qual carga precisou jogar fora intencionalmente para sobreviver à tempestade? De que maneira suas prioridades mudaram como resultado da perda de itens materiais?

ÂNCORA INABALÁVEL

Na história de Paulo, Lucas escreveu: “Temendo que fôssemos jogados contra as pedras, lançaram quatro âncoras, da popa e faziam preces para que amanhecesse o dia” (At 27:29). Você precisa de uma âncora que nunca se altera: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13:8). Paulo teve confiança durante a tempestade porque sabia dessa verdade e agiu de acordo com ela. Em Atos 27:23, ele explicou: “Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem eu pertenço e a quem eu adoro”. Deus ancorou Paulo com sua presença e continua a nos ancorar da mesma maneira, ainda que não vejamos anjos.
Quando os ventos do furacão soprarem em sua vida, lembre-se de que Deus sabe exatamente onde você está. Ainda que não sinta sua presença, Deus está com você. Ele está por trás da tempestade, no meio da tempestade, além da tempestade, sempre ali, esperando você, sempre presente.
A tempestade pode exigir que você se desfaça da carga, até mesmo de seu navio. Você pode estar enjoado, molhado, abatido, fraco. Mas você vai conseguir. Deus vai ajudá-lo com a âncora inabalável de sua presença.
Talvez a principal razão de estar lendo esta página neste exato momento é ser lembrado de que Deus está no meio da tempestade com você. “’Porque sou eu que conheço os planos que tenho para você’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11). Tendo Deus como seu navegador, você saberá quando seguir com a tempestade, lançar a âncora e permanecer firme.

PARA A VIDA TODA

1. Se você soubesse que tem apenas um mês para viver, qual “carga” jogaria fora do barco? Em outras palavras, como simplificaria sua vida? De que bens materiais abriria mão, quais venderia ou jogaria fora? Quais itens de sua agenda seriam os primeiros a desaparecer? O que o prende a essa carga neste exato momento? Faça um inventário dos itens de que precisa desfazer-se para que seu navio continue a navegar com tranquilidade.

2. De que maneira sua fé o sustentou durante algumas das tempestades do passado? O que aprendeu sobre si mesmo com a tempestade mais recente? O que aprendeu sobre Deus? Passe algum tempo em oração, firmado em sua âncora, agradecendo-lhe pela maneira como Ele o sustentou e continua a mantê-lo firme.

3. Quais tempestades você está enfrentando em sua vida hoje? Você está sendo fortalecido ou dilacerado por elas? Lembre-se: você não pode escolher as provações de sua vida, mas sim sua reação diante delas. Qual reação você escolherá hoje?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...