quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Madeira e Tijolos

"O preço de uma coisa é o quanto de vida se dá em troca." Henry David Thoreau

"Não é tolo quem da aquilo que não consegue manter para ganhar o que não se pode perder."
Jim Elliot

Todos nós estamos construindo pontes com nossa vida, mas aonde elas estão nos levando? Todos os nossos bens serão apagados um dia, mas nós duraremos para sempre, pois somos seres eternos. Um de nossos principais desejos é fazer deste mundo um lugar melhor do que quando aqui chegamos. Nosso ser está tomado de desejo de causar impacto, de fazer uma diferença que ecoará por toda a eternidade, muito depois de o corpo virar pó.

É difícil imaginar que estamos construindo ponte para a eternidade quando nossas realizações parecem durar mais do que um dia.

Vale a pena refletir
Que tarefas ou responsabilidades diárias da vida parecem incessantes? Peça a Deus que o ajude a lembrar-se de que todas as pequenas coisas que você realiza são percebidas por ele.

O derradeiro treinamento de incêndio
Desejamos deixar um legado, saber que fomos importantes. Esse legado será determinado pela maneira como vivemos a cada dia. Paulo tinha muita consciência da correlação entre materiais de construção e qualidade da obra. Em 1 Coríntios 3.12-14 ele escreveu:

E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

A cada dia precisamos escolher os materiais – temporais ou eternos – com os quais construiremos a vida. Precisamos de pelo menos três materiais de construção:

1.    As convicções, ou seja, aquilo que defendemos. Convicções são valores fundamentais na palavra de Deus. No mundo as coisas mudam sempre, mas as palavras de Deus não passarão sem seu propósito. Devemos mostrar coerência entre aquilo que acreditamos e o modo como vivemos. Uma convicção é um valor fundamental da Palavra de Deus que nos ancora, nos molda, permeia a nossa vida e se transforma numa parte tão grande de nós que passa a ser aquilo que somos.

Um estudo de caráter
2.    O próximo material de construção eterno surge em nosso caráter. O plano de Deus é colocar em nossa vida os mesmos traços de caráter de Cristo. Assim como um escultor trabalha para revelar sua obra, Deus trabalha para revelar em nós seu filho Jesus. Como um escultor que trabalha com pedras, Cristo tira de nós tudo o que não é próprio daqueles que se parecem com Ele. Para cultivar o caráter de Cristo em nós, Deus usa os problemas da vida, as pressões para aparar as arestas. Nas situações em que somos espremidos, sempre se extrai o que estar dentro de nós, bom ou ruim. Deus usa também as pessoas para enriquecer nosso caráter e  eliminar as arestas egoístas que nos impedem de amar de maneira que Cristo ama.

Vale a pena refletir
Neste momento quais são as áreas em que você está sentindo mais pressão? De que maneira Deus poderia usar essas situações para construir seu caráter?

Construção de pontes
3.    Legados eternos são construídos sobre nossas convicções, nosso caráter e nossa comunhão. As convicções de Deus e o caráter piedoso duram para sempre, assim como nosso relacionamento com o povo de Deus. Se desejamos construir uma ponte que leve a um destino eterno, precisamos de colegas de trabalho -  pessoas que tenham a mesma paixão por Deus e sua Palavra. Do contrário construiremos pontes que acabarão no meio do nada quando nosso corpo morrer e partimos dessa terra.

Se nossa expectativa fosse de viver apenas mais algumas semanas, a necessidade de concentrar-nos em Jesus e naqueles a nosso redor seria mais clara e fácil.
Se construirmos nossa vida sobre convicções, caráter e comunhão, estabeleceremos um memorial eterno que beneficiará um número incontável de vidas por gerações e gerações.

PARA A VIDA TODA

1. Numere uma sequência de itens de 1 a 5. Escreva cinco convicções que você considera atemporais. Reveja cada uma delas e reflita sobre seus fundamentos. Em que aspectos são reforçadas pela Palavra de Deus, pela vida dos outros e por sua própria experiência?
2. Faça outra lista numerada de 1 a 5, desta vez relacionando os traços de caráter pelos quais você gostaria de ser lembrado depois de deixar a terra. Como você viu Deus cultivando essas coisas em sua vida? Em quais delas Deus parece concentrado neste exato momento?
3. Faça outra lista com 5 itens. Escreva o nome de cinco pessoas – que não sejam familiares nem cologas de trabalho – que compartilham suas convicções e o compromisso de ter um caráter piedoso. Com que frequência as encontra? Como poderia incentivá-las? Em quais áreas poderiam desenvolver um programa de prestação de contas? Considere a ideia de fazerem juntos um estudo bíblico.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...