domingo, 5 de fevereiro de 2017

Amar completamente - última chamada

Diga o que deseja dizer quando tiver o sentimento e a oportunidade.
Meu arrependimento maior são as coisas que não fiz, as
oportunidades perdidas e o que deixei de dizer. Jim Keller

Ele se tornou o que somos para que pudesse fazer de nós o que ele é.
Atanasio

Em 1876, quando Alexander Graham Bell usou pela primeira vez sua invenção ainda incipiente chamada telefone, ninguém poderia imaginar como o mundo logo se tornaria pequeno à medida que as linhas de comunicação se expandiam e permitiam a conexão em todos os cantos do planeta. Contudo, como toda grande invenção que cria conveniências, ela também criou algumas complicações.
Hoje temos satélites, teleconferências, redes sem fio, celulares e todo tipo de comunicação. Embora possamos falar com qualquer pessoa em qualquer lugar e a qualquer momento, imagino com que frequência ocorre a verdadeira conexão. As linhas de comunicação se rompem numa frequência alarmante – entre marido e esposa, pais e adolescentes, chefes e funcionários, colegas de trabalho e amigos. As pessoas falam o tempo todo, mas raras vezes parecem ouvir o que dizem umas às outras, quanto mais compreender as mensagens não verbais.
Para expressar o seu amor às pessoas chaves de sua vida, é essencial dizer-lhes o que você considera mais importante, que lhes peça perdão e relembre momentos passados juntos. Você precisa ouvir, talvez pela primeira vez, aquilo que seus entes queridos desejam dizer-lhe. É preciso esclarecer mal-entendidos e estabelecer linhas de comunicação interrompidas. Se você pretende viver como se tivesse quatro semanas pela frente, precisa passar da falha para a revolução nas comunicações. Bilhões de palavras são faladas todos os dias em casa, escritórios, igreja e escolas, mas, para que realmente haja uma conexão, devemos começar com a Palavra mais poderosa.

Vale a pena refletir
Existe nesse exato momento algum relacionamento em sua vida cujas linhas de comunicação estejam interrompidas? Houve alguma falha de comunicação, um mal-entendido ou uma discrepância entre palavras e ações? Como você reagiu a essa pessoa?

PERDIDO NA TRADUÇÃO

Se você já estudou alguma língua estrangeira, sabe quanto do significado original pode ser alterado ou até mesmo perdido no processo de tradução. Isso também se aplica quando usamos o mesmo idioma na comunicação. Por essa razão, é muito importante contextualizar as palavras. As pessoas de nossa vida precisam saber o que de fato está motivando nossa comunicação com elas. Antes de abrir a boca abra o coração. Como disse Oswald Chambers “o espiritual e o invisível determinam o exterior e o real nas pessoas”.
O exemplo mais dramático de falar com o coração aberto foi o que mudou o curso da história e continua a redirecionar um número incontável de vidas: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1:14). Jesus comunicou-se conosco ao sair de seu lar no céu, vir a esta terra e revestir-se de carne humana, de modo que pudesse revelar-nos seu coração. Ele abriu seu coração e tornou-se totalmente vulnerável. Arriscou-se a rejeição e foi, de fato, incompreendido por muitos, sobretudo por aqueles que detinham o poder.
Por que ele fez isso? Por uma razão: para que pudéssemos ver como Deus é. Assim, ele poderia comunicar-se conosco da maneira mais eficiente possível.
Antes que as palavras fluam, nosso coração precisa ser exposto. Precisamos arriscar-nos a sofrer a vulnerabilidade até o ponto de uma possível rejeição.
Se você é líder e deseja que as pessoas sob sua coordenação se conectem a você, que trabalhem com tanto empenho quanto você e que permaneçam fiéis, precisa estar disposto a se abrir de vez em quando. Admita seus erros. Conte-lhes suas necessidades. Compartilhe aquilo que você está realmente pensando. As pessoas se unem quando seus líderes são suficientemente fortes para compartilhar suas fraquezas. Abra seu coração antes de abrir a boca, e você ficará maravilhado com a diferença em sua comunicação.

POR TRÁS DAS PALAVRAS

Precisamos também aprender a ouvir, antes de abrir a boca para falar alguma coisa. Precisamos ouvir o que está por trás das palavras, chegando a ferida do coração da outra pessoa. Você não precisa ser conselheiro, pastor, ou assistente social para perceber quantas pessoas a sua volta estão feridas.
Ouvir também significa que você olhe nos olhos das pessoas e tente descobrir o que realmente elas amam, quais são seus interesses, com o que sonham.
Deus nos criou com o desejo de sermos totalmente compreendidos. Queremos ser vistos não como a pessoa pública que trabalha duro para ter a aparência de bem-sucedida e vencedora, mas como realmente somos. Queremos que alguém veja nosso coração – com defeitos e tudo mais – e ainda nos ame. Cônjuge, filhos, amigos, equipe e colegas de trabalho desejam que os respeitemos ao dar-lhes plena atenção, ouvido e coração. Eles querem que os vejamos e também amemos.

Vale a pena refletir
Você se considera um bom ouvinte? Por quê? O que impede de ouvir mais atentamente as pessoas importantes da sua vida? Com que atenção elas o ouvem?

CONFIAR SIGNIFICA DIZER A VERDADE

Ao analisar pessoas que estão enfrentando o fim da vida, notei quanto elas estão motivadas a, finalmente dizer a verdade. Quando lembramos que nossos dias estão contados percebemos que não temos tempo a perder com nada que não seja verdadeiro
Assim como Jesus é “a Palavra cheio de graça e de verdade” (Jo 1:14), precisamos ser honestos e claros.
As pessoas não falam a verdade, nem compartilham seus verdadeiros sentimentos. Elas fazem fofoca, apunhalam os outros pelas costas, defendem com vigor suas opiniões e se amarguram, mas poucos falam a verdade. Por quê? Porque é mais fácil fingir que está tudo bem e dizer o que os outros querem ouvir. Todos agem com cordialidade porque ninguém quer, de fato, compartilhar a verdade em um nível profundo.
Os grandes relacionamentos, como as grandes corporações, são construídos com base na confiança, e você constrói confiança ao dizer a verdade. Quanto mais disser a verdade, mais cultivará uma atmosfera em que todos podem ser honestos. Isso facilita a comunicação verdadeira, o que, por sua vez, constrói um grande negócio, uma grande família ou um grande casamento, pois todas as grandes coisas são construídas sobre o fundamento da confiança. “Em vez disso, seguimos com amor a verdade em todo tempo – falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade” Ef (4.15).
Devemos estar dispostos a dizer a verdade, mas também a temperá-la com graça. Quando se sentir irritado, você deve falar sobre isso; quando se sentir magoado, exponha seu sentimento. Compartilhe uma opinião forte. Mas a maneira como você compartilha essa verdade pode ser tão importante quanto as palavras em si.

ELIMINE A ESTÁTICA

Fico impressionado com a tecnologia do telefone por satélite. Por meio desse pequeno aparelho, sou capaz de me conectar a um grande satélite no espaço que estabelece comunicação com minha casa, ainda que eu esteja a milhares de quilômetros de distância, posso num instante ouvir a voz de meus filhos. Há momentos em que parecemos estar a anos-luz de quem amamos, e sofremos por causa dessa distância emocional. É nesse momento que Deus deseja que façamos uma ponte sobre esse abismo. Quer que você ligue para Ele, para que possa conectá-lo às pessoas de sua vida. Deus abrirá o coração delas. É assim que Cristo se comunicou conosco, ao conectar-se com seu Pai. Comunico-me muito melhor com as pessoas de minha vida quando estou primeiro conectado com meu Pai celestial. De fato, se você é casado, e você e seu cônjuge estão chegando mais perto de Deus, os dois ficarão cada vez mais perto um do outro.
Ligue para Deus. Peça-lhe que abra o coração da pessoa e que lhe dê as palavras a serem ditas. “Clama a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosa e insondáveis que você não conhece” (Jr 33.3). Ao clamarmos a Deus, ele nunca retorna com um sinal de ocupado; nunca nos coloca em espera.
A verdadeira comunicação reside em conectar-se, compartilhar e compreender. Se quisermos retirar a armadura que nos envolve, acumulada no transcorrer de nossa vida, precisamos estar dispostos a colocar o coração em risco e revelar quem realmente somos. Devemos dispor-nos a ouvir, identificar seus sonhos. A medida que compartilharmos a verdade e pedirmos a Deus que abra os canais de comunicação, nossa vida se encherá de relacionamentos gratificantes, transparentes e sólidos.

PARA TODA VIDA
1. Observe a lista de discagem rápida de seu celular. Das pessoas da lista, quem são as mais importantes? Com que frequência você liga para elas, em comparação com as demais? Com que frequência você de fato, se comunica com elas?
2. Escreva uma carta, envie um e-mail ou ligue para alguém importante, mas que resida longe de você. Lembre-se da última vez em que estiveram juntos e diga àquela pessoa o que ela significa para você.

3. Tente fazer um jejum de 24 horas de qualquer mídia (televisão, rádio, computador ou jornal) para tentar eliminar as distrações e ouvir as pessoas de sua convivência. Depois desse jejum, escreva o efeito sobre você.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...