quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Amar completamente - Ringue de boxe

Resolvendo os conflitos por meio de uma luta justa

"O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença." Elie Wiesel

"Eles podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como você os fez sentir-se."
Carl W. Buechner

Assim como eu não imaginava como era lutar boxe, a maioria das pessoas não sabe como resolver conflitos. O conflito é inevitável nos relacionamentos. Quando duas pessoas únicas e imperfeitas se reúnem, elas simplesmente não concordarão em tudo. Por isso é tão importante aprender a lidar efetivamente com as questões do relacionamento.

A luta justa
A Bíblia nos fornece os princípios para uma luta justa. Esses princípios não são garantia de que você sempre vencerá ou estará certo quando surgi uma desavença, mas garantem que você ficará mais próximo daqueles a quem ama pelo processo de confrontação do conflito.
A reação típica das pessoas é fugirem quando são confrontadas com emoções fortes, pois se sentem incomodadas diante delas. Conseqüentemente, algumas saem da zona de combate quando os problemas começam a aparecer, pois querem evitar uma discussão a qualquer custo.
Todos nós inventamos táticas de gerenciamento de conflito que refletem nossos temperamentos e nossas experiências, ou o exemplo que tivemos em casa. Por exemplo, tem pessoas que sua regra número um é evitar a briga a qualquer custo. Evitar o conflito pode até produzir uma paz frágil, mas arruína o relacionamento, mantendo-o raso e baseado no medo.
Existe também o rei do nocaute, aquele cujo lema é “ou é do meu jeito ou não é de jeito nenhum”. Tem aquele que se parece com o lutador desistente. Esse lutador joga a toalha muito cedo. São sempre os primeiros a desistir. Tem o lutador um-dois. Ele usa a solução do tipo “toma-lá-dá-cá”. Contudo, como no boxe o melhor estilo é o do parceiro de treinamento. Nele a pessoa se dedica a fazer parte da equipe e ajudar seu colega. Os parceiros de treinamento permanecem no ringue e fora das cordas. Por mais desagradável que seja a situação, eles permanecem juntos até chegar a uma solução que ambos jugam a melhor.

Vale a pena refletir
Que tipo de lutador você é? Como acha que seu estilo se desenvolveu? Como você descreveria o jeito de seus pais lidarem com os conflitos? Como o estilo deles influenciou o seu?

Regras básicas
A outra pessoa precisa saber que você está disposto a suportar os sentimentos desagradáveis que acompanham o confronto porque você valoriza o relacionamento e deseja preservá-lo.
Deveremos observar nossas palavras. Elas podem cortar fundo e a ferida permanecer aberta e inflamada por vários anos. Devemos dispor-nos a assumir o controle de nossa língua, sobretudo no calor da luta, se quisermos  construir um relacionamento que perdure depois do conflito.
Assim como no boxe, depois de colocar o protetor bucal, a próxima regra básica para uma luta justa é não atacar. Aprenda a atacar as questões sem atacar as pessoas. Em vez de atacar, tente controlar os sentimentos. Se os dois aceitarem a responsabilidade pelos erros, agirão como parceiros, crescendo juntos, e deixarão de ferir-se e arrepender-se depois.
Outra estratégia é evitar trazer coisas do passado para o conflito presente. Pode ser muito tentador desenrolar a lista de ofensas, injustiças e decepções registradas durante todo o tempo do relacionamento com a outra pessoas. Isso simplesmente desvia a atenção do problema.

Vale a pena refletir
É comum você ter uma luta justa com aqueles a quem ama? Quais regras básicas são mais difíceis de seguir?

Decisões divididas
Lembre-se de que seu relacionamento é mais importante que chegar a um acordo em tudo. Portanto, discorde cordialmente. Não importa quanto os dois amem ao Senhor e quanto estejam apaixonados um pelo outro; vocês nunca concordarão em tudo porque Deus os fez diferentes. Não é uma questão de certo ou errado. É uma questão de ver a vida a partir de perspectivas diferentes.
Deus tem que está nos relacionamentos. Você o convida para participar da situação como um todo porque Ele é o único que pode satisfazer suas mais profundas necessidades.
A chave é aprender a caminhar com Deus diariamente. Eis o verdadeiro segredo da reconciliação, da vitória sobre o conflito, da luta justa: tornar-se mais semelhante a Jesus.

PARA A VIDA TODA

1. Descreva o último grande conflito que você teve com alguém a quem ama. Imagina que você seja um espectador ou um comentarista e analise a luta. Foi uma luta justa? As regras básicas foram mantidas? Como você descreveria o estilo dos lutadores? Quem venceu o combate? Foi uma vitória limpa?
2. Qual de seus relacionamentos atuais envolve conflitos que exigiriam que você entrasse no ringue se soubesse que tem apenas um mês para viver?
3. Passe um tempo em oração pedindo que Deus lhe mostre quando e como você espera que outra pessoa satisfaça as necessidades que somente Ele pode satisfazer. Peça a Deus que lhe dê o que você mais precisa Dele.
​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Até amanhã com a graça de Deus!


Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...