segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Princípio 3 - Aprender Humildemente

Mire na lua. Ainda que erre, você estará entre as estrelas. Les Brown

"Dentro de cada um de nós existe um herói esperando para ser chamado à  ação". H. Jackson Brown Jr.

Gosto de olhar as estrelas, ver o céu numa clara noite de verão e enxergar as centenas, talvez milhares, de pequenas jóias brilhando na escuridão. Durante esses momentos, lembro-me de quão pequeno sou e quão grande é Deus, e fico pensando por que sou importante para Ele, por que não estou perdido num mar de 7 bilhões de pessoas na terra do mesmo modo que a Polaris e a Estrela do Norte se misturam entre as luzes piscantes da Via Láctea. Em um de seus poemas em salmos 8:3-5, Davi revela o mesmo questionamento:

“Quando admirado, olho o céu à noite, o céu que tu criaste com as tuas mãos; quando vejo a lua e as estrelas que lançaste no espaço, fico pensando […] Afinal, por que Deus foi dar tanta atenção a essa coisa tão pequena que é o homem? Por que ele procura se aproximar de nós? No entanto, o homem é apenas um pouco menor do que Deus”.

Temos aqui uma pessoa muito importante de sua época, um homem a quem Deus escolheu no meio da obscuridade e ungiu como rei de Israel, perguntando por que Deus o criou. A resposta de Davi é a mesma que Deus tem Para nós hoje: “Você significa muito para mim. Tenho um grande propósito para sua vida. Eu tinha uma razão específica para criá-lo do modo como o fiz”. Ele nos conhece intimamente e não nos perde na multidão, não se esquece de nós nem nos deixa, mesmo quando talvez pensemos o contrário.
Neste momento perguntamos: quem realmente eu sou? Então, como descobrimos nosso propósito de vida? Primeiro se você quiser de fato compreender quem você é e para que foi criado, tem de olhar para a Fonte de sua criação.

Vale a pena refletir
Quando foi a última vez que você pensou sobre a identidade e seu lugar na vida? Quais eram as circunstâncias? E que maneira elas influenciaram sua pergunta?

DESIGNER DE INTERIORES

Fomos criados à imagem de Deus, de modo que faz sentido olhar para o caráter Dele para que possamos entender o nosso. Em sua carta aos Romanos, Paulo escreveu: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente” (Rm 1:20). Paulo estabelece a correspondência entre a criação e o criador; quando olha ao redor, encontra provas de que Deus existe.
Quando se olha para as complexidades da criação aqui nesta terra, fica evidente que alguém está por trás de tudo, um Designer Inteligente que criou cada parte disso. Quanto mais aprendo sobre criação – quer seja o ciclo da vida de uma traça, que a maneira como meu cérebro funciona –, mais convencido fico de que existe um Criador.
Se não existe um Criador então estamos aqui por acidente, uma ocorrência arbitrária da natureza. Se estamos aqui na Terra por mero acaso, então como pode haver propósito na vida? Se não existe um Criador, somos basicamente um tipo curioso de animal autoconsciente. Mas, a boa noticia é que, pelo fato de vermos pegadas intencionais por toda a criação, deve haver um Designer Mestre. A prova está exatamente diante de nós. É como um daqueles desenhos tridimensionais que você olha a certa distância até que a imagem oculta apareça. Algumas pessoas podem ver as três dimensões de imediato, já outros tem dificuldade de enxergá-las por mais que olhem.

EVITANDO O ROUBO DE IDENTIDADE

Assim, se somos obra-prima de Deus, criado à sua imagem, então por que temos dificuldade de saber quem somos, de reconhecer nosso verdadeiro valor? No filme O Rei Leão, logo depois de toda aquela coisa de ciclo da vida, a resposta a essa pergunta é ilustrada de forma poderosa. Você deve lembrar a história do jovem leão Simba, herdeiro do reino, que é falsamente acusado da morte de seu pai, Mufasa. Simba foge, tomado de culpa e medo, e desiste de seu sonho de torna-se rei até que um dia, no deserto, Mufasa vem a ele numa visão e diz:
– Simba, você me esqueceu.
– Mas, papai, como poderia me esquecer de você? – Simba diz.
– Você se esqueceu de quem você é. Você é meu filho, o único rei verdadeiro – seu pai responde.
Gosto muito dessa cena porque reforça uma verdade essencial sobre quem nós somos. Deus está dizendo a todos nós hoje: “Lembrem-se de quem você é. Você é meu filho. Você é um filho do Rei.” Hoje em dia, muitas pessoas se esqueceram de seu Criador e, assim, perderam completamente o propósito e o significado da vida. Elas não estão de fato vivendo, mas apenas existindo. Não sabem qual é o seu lugar na vida porque esqueceram de quem são e, portanto, esqueceram quem são.
Enquanto o propósito de Deus é dar-lhe vida plena, Satanás armou um plano para que você se contente com bem menos do que aquilo para o que foi criado. O plano do ladrão é roubar, matar e destruir. Ele sabe que, se conseguir roubar sua identidade, poderá destruir seus sonhos e seu propósito na vida. Precisamos estar sempre conscientes de que estamos no centro de uma batalha épica.

Vale a pena refletir
Quando você percebeu que o inimigo tentava roubar sua identidade? Quais são as mensagens que lhe passam pela mente quando está decepcionado consigo mesmo? Como poderá contra-atacar essas situações da próxima vez que Satanás as lançar sobre você? Em outras palavras, como você poderá lembrar-se, naqueles momentos, de quem você realmente é?

FAZENDO SUCESSO

Depois de perceber e entender como nosso Criador trabalha em projetos intencionais, belos e intrincados, podemos olhar para nós mesmos. Podemos direcionar o telescópio outra vez em nossa direção e descobrir nossa verdadeira identidade. Podemos perceber como fomos criados para realizar os propósitos de Deus. “Porque somos criação de Deus realizada em cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef.2:10).
Como começamos a saber quem somos na vida? À medida que desenvolvemos um relacionamento mais próximo com Deus, nós nos tornamos mais semelhantes a ele, frustrando as tentativas do Inimigo de roubar nossa identidade. Quando vemos nosso Criador como a fonte de quem somos, podemos brilhar mais intensamente que qualquer estrela do céu noturno.

PARA A VIDA TODA

1. Nesta noite (ou na próxima noite clara), passe algum tempo, sozinho, olhando as estrelas. Aonde vai a sua mente? Aonde vai o seu coração? Leia o Salmo 8. Escreva um poema dedicado a Deus, expressando sua experiência, suas perguntas e seus desejos.

2. Nessa semana, localize um objeto que o lembre de quem você realmente é. Pode ser uma foto sua numa atividade que lhe traga prazer ou com entes queridos. Talvez seja uma pedra que você trouxe de uma escalada ou uma jóia de família. Mantenha esse objeto com você ou coloque-o num lugar em que possa vê-lo todos os dias como lembrete de sua verdadeira identidade.

3. Faça uma lista de seus pontos fortes (tudo o que puder lembrar), da maneira mais especifica e concreta possível, ou cite exemplos se forem mais genéricos. Em vez de dizer que é criativo, seja mais específico e diga que é um aquarelista talentoso. Releia a lista e, ao lado de cada item, cite quanto tempo na semana passada você dedicou ao uso ou ao aperfeiçoamento desse talento.


Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...