terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Não tema!

Acabei de terminar um estudo do livro do Apocalipse para uma aula que dou. Eu realmente não queria ensinar este livro porque sabia que seria difícil. Imaginei que, por esse motivo, eu deveria fazê-lo. A vida é difícil e precisamos aprender a enfrentar essas dificuldades, enquanto confiamos na força, sabedoria e resistência de Deus para nos superar. Fiquei agradavelmente surpreso com o quanto desfrutei de nossas discussões em sala de aula sobre este grande livro da Bíblia. Aproximei-me da leitura deste livro com o objetivo de encontrar a esperança, a fidelidade e a graça de Deus em meio ao mal e ao caos. Isso não é novidade na minha vida, pois é assim que me aproximo todos os dias! Seria fácil para uma pessoa deixar a tragédia neste mundo colorir toda a sua existência e fazer com que ela ficasse paralisada pelo medo. Não tema (Isaías 41:10). O medo não é o que Deus nos chama. Ele nos inspira a responder à tragédia com amor e compaixão. Observe como Deus se move ao mover as pessoas para responder à tragédia mais recente em nosso mundo. Procure o bem no meio do mal. Está lá. Ele está lá. Como você se juntará a Ele em Sua obra?

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Prepare o Caminho

João Batista conhecia seu propósito na vida - preparar o caminho para Jesus (leia Marcos 1: 1-8). Se você se lembra, Maria e foi informada da gravidez de Elizabete pelo anjo Gabriel. O anjo Gabriel também disse a Zacarias (pai de João) o propósito de João antes mesmo de ele ser concebido. João e Jesus estavam conectados por Deus. O Evangelho de Marcos começa com João Batista declarando a vinda de Jesus. João conhecia seu propósito e viveu seu propósito. João sempre apontava o caminho para Jesus. Enquanto ele batizava no rio Jordão e proclamava o batismo de arrependimento pelo perdão dos pecados, as pessoas o procuravam para receber. Parecia que eles estavam desejando esse perdão. Vivemos em um mundo que precisa desesperadamente de perdão - mas não tenho certeza de que a consciência esteja lá. Há um desejo - um desejo que não é identificável em muitos. É nosso trabalho seguir a liderança de João Batista - proclamar a vinda de Jesus e ajudar a identificar esse desejo. Mas, ao contrário de João, também devemos proclamar que Jesus já veio e morreu por nós - todos nós - e que Ele voltará. É disso que se trata a temporada do Advento - preparando o caminho, proclamando as boas novas de que Jesus veio uma vez e voltará. Você compartilhou com alguém essas boas notícias? 

domingo, 29 de dezembro de 2019

Jesus é Senhor

Leia Êxodo 3: 1-5; 20: 1-3; Romanos 10: 9-11. Se você ler essas Escrituras em Êxodo, verá que Deus se revela através da sarça ardente e nos diz que ele deve ser nosso único Deus - devemos adorá-lo apenas. Então, em Romanos, somos instruídos a confessar com a boca que Jesus Cristo é o Senhor. Para alguns, isso pode ser confuso. Adoramos a Deus Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. Parece confuso, eu sei, mas assim como entendemos que sou mãe, filha e irmã, e ainda sou uma pessoa, entendemos o Deus trinitário de maneira semelhante. Então, quando dizemos que Deus foi revelado naquele arbusto em chamas - Pai, Filho e Espírito Santo estão presentes. Quando dizemos que Jesus Cristo é o Senhor, Pai, Filho e Espírito Santo são glorificados. Então, com isso explicado, minha pergunta se torna: “Jesus é o Senhor da sua vida?” Você o coloca em primeiro lugar e segue aonde Ele leva? Você é obediente aos Grandes Mandamentos - ame a Deus e ame o próximo como a si mesmo? Se você pode ou não responder sim a essas perguntas, Jesus É o Senhor e Ele acabará por prevalecer. Ele te ama além da medida. Apenas pense em Sua jornada da manjedoura até a cruz. Ele fez isso por você. “Jesus é o Senhor da minha vida?”

sábado, 28 de dezembro de 2019

Jesus é o amanhecer radiante

Leia Isaías 9: 1-6. “As pessoas que andaram nas trevas viram uma grande luz; aqueles que viviam em uma terra de trevas profundas - sobre eles brilhava a luz ”(versículo 2). Você já esteve em um lugar realmente escuro (fisicamente) e pensou: "Se eu puder chegar até o amanhecer - até o sol nascer - eu ficarei bem"? Nesse caso, você conhece o conforto de ver o primeiro pedaço de luz saindo da escuridão. Há um sentimento de paz que se instala dentro. Às vezes, nos encontramos em uma noite escura da alma e simplesmente não conseguimos entender o porquê. Mas se focarmos em Jesus, o Amanhecer Radiante, Ele nos ajudará a vencer as trevas. Não estou dizendo que será fácil, mas estou dizendo que se nos concentrarmos na Luz do Mundo, não estaremos mais nas trevas. É como a primeira luz da manhã aquecendo nossos corações e nos deixando à vontade. Você sabe o que "eles" dizem: "É sempre mais escuro antes do amanhecer". Acho que isso é verdade tanto física quanto espiritualmente. Eu acho que é porque quando nossas vidas estão no lugar mais sombrio, é quando buscamos a Luz com mais sinceridade e o contraste é mais óbvio. Portanto, minha amada, quando a vida parecer sombria e fria, lembre-se de que Jesus é o Amanhecer Radiante - busque Sua luz e o calor de Seu abraço amoroso. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Resposta dos Reis Magos

Leia Mateus 2: 1-11. Os magos eram homens de conhecimento que foram ver essa criança que nasceu porque o rei Herodes pediu que eles o fizessem. Depois de encontrar Jesus com sua mãe, o adoraram e deram-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. Embora o rei os tivesse enviado nessa missão, eles foram obedientes a Deus depois de terem sido instruídos em um sonho a não voltar a Herodes. A obediência foi a resposta a essas boas novas de grande alegria que são para todas as pessoas. Esses pagãos se esforçaram para obedecer a Deus e frustraram o plano de Herodes. Você se esforçaria para ser obediente a Deus?

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Jesus é a luz do mundo

Leia João 1: 1-14. Todo mundo entende a luz. Sabemos que a luz aquece, revela a verdade e incentiva o crescimento. Planejamos nossos dias em torno do nascer e do pôr do sol. Quando Jesus veio ao mundo, o mundo precisava desesperadamente de luz - alguém para guiar a humanidade à verdade e à bondade, alguém para ajudar a humanidade a superar as trevas. No momento em que a virgem Maria engravidou de Jesus, essa salvação se tornou possível. Eu me pergunto se Maria sabia que ela estava carregando a Luz do Mundo dentro dela. Seus jovens braços embalavam Aquele que embalaria o mundo com Seu amor, luz, esperança e alegria. O estranho é que nem todo mundo quer ser embalado por Jesus. Muitos rejeitam a luz de Jesus e não acreditam na história do Natal. Fico triste por eles e por nosso Deus que se entregou por amor e nem sempre recebe amor em troca. Esse era o risco que ele estava disposto a correr para salvá-lo e me salvar. Ele nos ama tanto. Que a luz de Jesus dentro de você ilumine o caminho para que os outros encontrem o verdadeiro significado do Natal.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Resposta dos Pastores

Leia Lucas 2: 8-16. Acabamos de ter nossa experiência de Natal. . . o nascimento do menino Jesus Cristo foi comemorado e o evento que mudou o mundo foi glorificado mais uma vez. A pergunta para nós é a seguinte: “O Natal nos mudou?” Ao lermos sobre os pastores que estavam cuidando de seus rebanhos sendo visitados pelos anjos contando grandes notícias, ouvimos o Evangelho proclamado mais uma vez. Os pastores responderam imediatamente ao Evangelho, vendo o que havia acontecido. Eles deixaram o conforto de sua normalidade em resposta ao chamado dos anjos. Como você responderá a essas boas novas de grande alegria que são para todas as pessoas - ou seja, para você?

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Jesus é a flor de Jessé

Leia Isaías 11: 1-3. Ao lermos essas Escrituras, vemos que isso é uma profecia da vinda do Messias. É fácil vermos isso porque conhecemos o "resto da história". No entanto, no tempo de Isaías, o Messias era uma esperança e um sonho - um sonho que alguém justo teria poder e força. Quem jamais sonharia que poder, poder e justiça surgiriam como um bebê nascido em uma manjedoura? Eu acredito que isso confundiu muita gente. Não é assim que um rei entra no mundo, ou é? Este é o rei da glória envolto em um bebê humilde. Surpreendente. Isso é Deus, não é? Jesus é o incrível amor de Deus em forma humana. Você já pensou por que Jesus veio? Você já pensou por que Jesus veio até você? Neste Natal, tente imaginar sua vida sem ter recebido o presente de Deus em Jesus Cristo. 

domingo, 22 de dezembro de 2019

Jesus é Emanuel

Leia Isaías 7:14; 8: 8; 33:22; Mateus 1:23. Emanuel significa "Deus está conosco". Na verdade, há um pouco de controvérsia sobre se o "é" deve estar lá e, em vez disso, deve ser traduzido como "Deus conosco". Eu pessoalmente gosto do "é" porque é um lembrete que Deus era, é e sempre será. Embora Jesus (Yeshua significa "o Senhor é a nossa salvação") seja Deus com carne, Ele sempre existiu e sempre existirá. Às vezes, temos a tendência de pensar em Jesus no passado, porque Ele morreu na cruz. No entanto, meu amado, antes de Jesus subir ao céu, Ele nos prometeu que nunca estaríamos sozinhos. Ele prometeu que o Espírito Santo estaria conosco (João 14: 15-31) para ajudar e guiar-nos. Jesus ainda existe em nós pelo poder do Espírito Santo. Eu sei, difícil de entender, mas poderoso se confiarmos nisso e confiarmos no Espírito que habita em nós para nos ajudar a conhecer a verdade e testemunhar nossa fé em ousadia. Ao celebrarmos o nascimento de Emanuel, considere a complexidade do Deus trinitário que existe em um pequeno bebê nascido, tão inocente e puro, nascido em Belém há muito tempo. Não é nada menos que um milagre. É minha oração que seu coração seja a manjedoura para Yeshua, Jesus, Emanuel, nascer de novo neste Natal.

sábado, 21 de dezembro de 2019

Jesus é a chave

Leia Isaías 22:22. A chave mencionada nesta Escritura é um símbolo da autoridade real. Em Apocalipse 3: 7 nos diz que Jesus é a chave. Jesus é a chave que nos liberta da prisão por culpa e das cadeias da escravidão por pecado e morte. Jesus é uma chave e uma porta para a liberdade e uma vida alegre viva com Ele para sempre na terra e no céu. Jesus é uma chave para uma vida abundante em amor, paz, esperança e alegria. Pense nas possibilidades, esperanças e sonhos que estavam na mão naquela noite Santa. Jesus é a chave do Natal. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

E José?

Quando ouvimos falar da história do Natal, exaltamos as virtudes altruístas de Maria, a mãe de Deus, mas José parece ser deixado nas sombras (leia Mateus 1: 18-25). Tenho que me perguntar se, de certa forma, toda essa ideia de um nascimento virgem era mais difícil para ele abraçar do que para Maria. Eu tenho que me perguntar se ele alguma vez pensou em Maria de maneira não gentil. Eu me pergunto, como sua barriga inchou com a criança, se ele alguma vez se ressentiu da situação. Obviamente, ele era um homem gentil, porque havia tomado a decisão de não tirar muito proveito da gravidez dela, para que ela não tivesse problemas. Ele simplesmente a deixaria em silêncio. No entanto, uma vez que o anjo do Senhor veio a ele em sonho, o chamou pelo nome e lhe disse o que fazer, ele o fez. Parece não haver dúvida de que foi o Senhor quem lhe deu esse mandamento. José obviamente era um homem fiel e Deus conhecia seu coração obediente. Embora ele tenha sido chamado por Deus, a situação era difícil, mas José confiava em Deus. Nós não lemos sobre nenhum pensamento questionador / duvidoso de José, mas, sendo humano, atrevo-me a adivinhar que eles estavam lá. Mesmo assim, José era fiel e disposto a sacrificar sua vida à vontade de Deus. O Natal é um lembrete de que, ao recebermos de Deus o maior presente de todos - Jesus - devemos oferecer a Ele o presente de nós mesmos. Pense no que isso significaria em sua vida. 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Sabedoria ou riqueza?

Leia 1 Reis 3: 5-14,16-28. Lembro-me de quando eu era uma garotinha vendo essa história retratada em um filme. Eu não sabia dizer o que era o filme, mas podia dizer que fiquei horrorizada com ele. Como alguém poderia querer cortar um bebezinho ao meio? Obviamente, eu errei o ponto inteiro, ou a sabedoria de Salomão ao saber que a mãe da criança nunca deixaria isso acontecer. Salomão pediu sabedoria a Deus, pois ele era um homem fiel que queria fazer o que era certo pelo povo de Deus. Costumo orar por um espírito de sabedoria e revelação. Faço isso porque quero fazer o certo pelo povo de Deus. Quero ver o mundo como Deus o vê e responder em todas as circunstâncias, como Deus gostaria que eu respondesse. Muitos pedem riquezas, fama e poder - Salomão não pediu. Pense em Jesus. Ele não veio a este mundo com pompa e circunstância. Ele não veio em opulência e grandeza. Ele veio com humildade e simplicidade - embora as circunstâncias fossem extraordinárias e o evento fosse milagroso. Neste Natal, oremos por um espírito de sabedoria e revelação para que possamos conhecer as riquezas do presente que nos foi dado em Jesus Cristo - o maior presente de todos. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Vem chegando o Natal

Neste Natal, desejo que:
• tenhamos um grande interesse por conhecer mais profundamente a história de Jesus, sobretudo (neste dias) os fatos relacionado ao seu Natal;
• mostremos uma grande curiosidade pelos costumes da época, particularmente os ligados às práticas familiares, para entendermos melhor a história;
• desenvolvamos um sentimento de arraigada gratidão pelo gesto da encarnação de Deus, inaugurado no Natal de Jesus, talvez imaginando o que seria da humanidade sem esta inserção divina na história;
• partilhemos atitudes próprias de quem conhece a história toda de Jesus;
• mesmo fazendo concessões ao clima instalado nestes dias, nas janelas das casas, nos centros de compras e nos lugares de culto, sejamos iluminados não pelas lampadinhas que piscam diante dos
nossos olhos, mas pelo testemunho de Jesus ecoando lá dentro do nosso coração, de onde possamos responder ao convite que a manjedoura faz: paixão pelo outro e paixão por Deus, comunhão com o outro e comunhão com Deus.

Para ler HOJE na Bíblia: Apocalipse 17 a 19; Salmo 149

“Quer manter Cristo no Natal? Alimente os famintos, vista os nus, perdoe os culpados, receba os indesejados, cuide dos doentes, ame seus inimigos e faça aos outros, o que gostaria que fizessem a você”. (SteveMaraboli)

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas”. (João 10.14-15) - Extraído do livro Bom dia Amigo

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Esperançoso, não desesperançado!

A esperança é abundante em minha vida enquanto procuro a presença e o propósito de Deus em todas as situações. Deus não faz nossas situações acontecerem, mas com certeza pode ser glorificado em todas as situações. Às vezes, leva um tempo para descobrir o bem, ou Deus, enquanto estamos no meio dele, mas se continuarmos prestando atenção e ficarmos sintonizados com Deus, Ele nos dará a sabedoria para descobrir isso. Muitas vezes, com o tempo, olhamos para trás e podemos ver como aquela coisa terrível que aconteceu poderia ter sido um ponto de virada em nossas vidas.  Qual é o seu "é o que é"? Procure Deus mostrar como encontrar esperança no que pode parecer uma situação desesperadora (Provérbios 24: 13-14).

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Gratidão

Muitas vezes, na vida, temos a tendência de nos concentrar no que está errado e não no que está certo. Manter os olhos focados em "bom", em vez de "ruim", ajuda-nos a agradecer, não importa o que aconteça (Salmo 27: 8). O que tens para agradecer? Assim, ao se preparar para todos os dias. Agradeça! E cumpra a ordem do nosso Deus Pai: “Dai graças em todas as circunstâncias” (1 Tessalonicenses 5:18).

domingo, 15 de dezembro de 2019

Desejo-lhe Jesus!

Minha linda mãe costuma dizer: “Quanto mais velha você fica, mais rápido o tempo passa.” Sim, ela esta certa. Na verdade, eu me pego citando isso também. Parece que o ano passou em um piscar de olhos. Eu me pego pensando no tempo. . . e como eu gasto. O tempo é um bem precioso e é minha esperança e oração que passo meu tempo fazendo coisas que tragam glória a Deus nesta terra. O tempo é uma coisa complicada, porque se eu não tomar cuidado, vou me deparar com coisas sem valor. É complicado porque precisamos de tempo a sós, fora, com e no meio de. Você pode perguntar: “No meio de quê?” No meio de qualquer obra que você seja chamado por Deus. O tempo complicado pode nos levar a pensar que temos muito tempo para fazê-lo. Também pode nos enganar para nunca fazer uma pausa. Nenhuma dessas alternativas é saudável. Assim como estar tão escandalosamente ocupado durante a época do Advento que você realmente teme esta época do ano também não é saudável. Se for você, PARE e deixe-me fazer uma pergunta. Para o que você está realmente se preparando? Se sua resposta for qualquer coisa, exceto "Jesus", então eu imploro a você que se afaste das decorações. Coloque o biscoito pressionado. Dirija para longe do shopping. Agora é a hora de você reconsiderar o que é a temporada do Advento. É sobre Jesus - celebrando sua primeira vinda e se preparando para a segunda. O Evangelho de Marcos (1: 3) cita João Batista, que cita Isaías, dizendo: “Prepare o caminho do Senhor, faça seus caminhos retos.” Prepare o caminho. Muitas vezes, preparamos a casa, as decorações, a comida, os presentes - mas esquecemos de nos preparar. Faça um compromisso de passar algum tempo todas as manhãs durante o Advento, preparando seu coração para a vinda de Jesus Cristo. Se você fizer isso, prometo, seu advento será mais alegre e significativo este ano. Se você não, bem, isso é com você! Desejo-lhe Jesus!

sábado, 14 de dezembro de 2019

A torre de Babel

Leia Gênesis 11: 1-9. Está claro nesta Escritura que a tendência da humanidade ao pecado não foi lavada pelo dilúvio. A ambição dessas pessoas de “fazer um nome para si mesmas” construindo uma torre para os céus, abrangia a idolatria entre seus pecados. O nome de Deus não é mencionado nesses versículos - era tudo o que "eles" podiam fazer em seu próprio poder. Sim, essas pessoas tinham unidade, mas era a unidade na crença em si mesmas e não em Deus. Novamente, isso desagradou a Deus e Ele tomou uma ação. Ele confundiu as línguas deles e os espalhou pela face da terra. Deus quer ser incluído em todas as partes de nossas vidas. Ele quer mais do que uma oração mecânica; Ele deseja que confiemos nEle em todas as coisas. O que você faz sem incluir Deus na conversa? A ambição é seu ídolo ou é outra coisa? Ao longo do dia de hoje, converse com Deus sobre seu relacionamento com Ele e peça a Ele que aponte suas idolatrias! 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Permanente de Deus

Todos nós ouvimos a história de Davi e Golias, onde um menino usando uma funda e uma pedra derrota o gigante com um tiro (leia 1 Samuel 17: 12-51). Esta história é sobre muito mais que isso. É sobre confiança e fé. Mas mais do que isso, é sobre não ter medo de defender Deus. Nós enfrentamos gigantes todos os dias. Talvez eles não sejam gigantes como Golias, mas eles são gigantes, no entanto. Vivendo em um mundo onde cada vez menos pessoas reivindicam o cristianismo e parece que os gigantes estão se multiplicando, não podemos nos dar ao luxo de esconder nossa fé. No outro dia em minha aula de estudo da Bíblia, discutimos as decorações de Natal e como muitos têm Papai Noel e renas em seu gramado, em vez de um presépio, uma estrela ou um anjo - algo que realmente representa nossa comemoração. É hora de colocar nossa fé lá fora - sim, mesmo no gramado! Eu realmente tenho uma cruz no gramado da frente. Quando você dirige até a minha garagem, você não pode perder. Está lá o ano todo. É uma das minhas maneiras de fazer uma declaração sobre quem e quem eu sou. Agora eu não estou dizendo que ter um Papai Noel em seu gramado é ruim - eu gosto tanto do Papai Noel quanto da próxima "boa menina ou menino"! No entanto, o Natal é sobre o Papai Noel ou Jesus? Que mensagem queremos enviar a um mundo que está desesperadamente necessitado da esperança, alegria, amor e paz que nascem no dia de Natal? O que queremos ensinar nossos filhos? Jesus é o maior presente de todos. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Deus disse vai!

Deus disse a Abrão (Abraão) para ir de sua terra, seu povo e sua casa para algum lugar que Ele lhe mostrasse, e Ele também prometeu abençoar Abrão (leia Gênesis 12: 1-7; 15: 1-6). Eu sempre achei essa história incrível porque Abrão foi quando Deus disse "Vá", apesar do fato de ele não ter ideia de para onde estava indo. Agora isso é confiar em Deus e colocar sua confiança em ação! Deus também prometeu a Abrão que ele teria descendentes tão numerosos quanto as estrelas no céu. Abrão realmente questionou essa promessa porque era velho e não tinha filhos - mas Deus fez uma promessa e Abrão creu em Deus. Por causa de sua crença e confiança, Deus considerou Abraão como justo. Deus cumpriu Sua promessa a Abraão. Deus sempre cumpre Suas promessas. A história de Abraão me revela algumas coisas. Primeiro, Abraão parecia estar em sintonia com Deus e suas linhas de comunicação estavam abertas. Em seguida, Abraão teve extrema confiança em Deus ao se submeter à vontade e ordem de Deus. Finalmente, Deus não é apenas fiel e cumpre Suas promessas, mas o faz com abundância e generosidade. Eu creio que Deus gosta de nos surpreender e nos surpreender com Seu poder e o fato de que nada é impossível para Ele. Amo quando Ele faz isso. Amado, o que você precisa confiar em Deus? Lembre-se de que Deus é fiel - e você? 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Escada de Jaco

Isaque teve filhos gêmeos - Esaú e Jacó (leia Gênesis 25: 1-34; 28: 10-15). Esaú era impetuoso e míope, enquanto Jaco pensava nas coisas e era meio astuto. Havia ciúmes e brigas pelos afetos de seus pais - rivalidade entre irmãos e enésimo poder! Uau, essa família era como qualquer outra família. Por fim, esses irmãos se separaram com Esaú ameaçando matar Jacó e Jacó saindo para se proteger. Enquanto fugia, Jacó sonhou com uma escada subindo e descendo do céu - anjos indo e vindo. Deus falou com Jacó no sonho e relatou as promessas feitas originalmente a Abraão, pois Jacó era agora o herdeiro dessas promessas. Mas a coisa que Deus disse a Jacó, que eu encontro muito conforto, é a seguinte: “Saiba que estou com você e o manterá onde quer que você vá” (Gênesis 28:15). Jaco estava fugindo e precisava ouvir isso. Engraçado que ele ouviu isso em seu sonho - talvez fosse a única vez que ele ficou quieto o suficiente ou diminuiu a velocidade o tempo suficiente para ouvir Deus. Quantos de nós precisamos ouvir isso no meio desta corrida, chamado de nossas vidas? Ouça isso, meu amado, Deus está com você e o manterá onde quer que você vá. 

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Em um poço?

Todos nós podemos aprender uma coisa ou duas da história de José (leia Gênesis 37: 23-28; 45: 3-15). Embora seus irmãos o tenham jogado em uma cova e o tenham vendido (porque ele era irritante e eles tinham ciúmes dele), José os perdoou, porque de alguma forma ele podia ver os propósitos de Deus sendo cumpridos através deles. José não apenas perdoou seus pecados contra ele, mas também salvou suas vidas. Soa familiar? Freqüentemente, quando estamos no meio de uma situação difícil, é difícil ver que algum bem possa vir disso. No entanto, em retrospectiva, podemos ver que a presença orientadora de Deus está conosco o tempo todo. Lembre-se, Deus só quer o melhor para nós. Se realmente acreditamos nisso e sabemos que Ele é fiel, também sabemos que conseguiremos superar qualquer coisa que surgir em nosso caminho. Que dificuldade você se encontra hoje? Você já procurou a mão de Deus, quem o ajudará nisso? Ele está esperando.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Obediência!

Você já sentiu como se estivesse sendo testado por Deus? Eu tenho e, para mim, quando isso acontece, geralmente fica bem claro em que direção devo seguir. Geralmente não é o caminho fácil. Abraão foi considerado justo e Deus cumpriu Sua promessa e deu a ele um filho chamado Isaque. Então, e aqui está a parte horrível, Deus pediu que ele pegasse seu filho, seu único filho, e o sacrificasse (leia Gênesis 22: 1-14). Não consigo imaginar nada mais difícil. No entanto, acredito que Abraão confiava tanto em Deus que ele pensava que, de alguma forma, Deus faria tudo bem. Afinal, como Abraão poderia ter descendentes tão numerosos quanto as estrelas se Isaque morresse? Abraão foi obediente e Deus providenciou um sacrifício que não fosse Isaque. Abraão passou no teste. Amado, Deus não quer que retenhamos nada ou parte de nossas vidas dele. (Deus não lhe pedirá para "sacrificar" fisicamente alguém como retratado nesta história.) Você daria tudo o que você tem e tudo o que você é para Ele? Você confiaria nele com sua vida? Esse é o tipo de sacrifício que Deus deseja. Isso é o que Deus pede de nós. Esse é o teste. Você passou no teste ou precisa de aulas particulares? Deus também o ajudará com isso! 

domingo, 8 de dezembro de 2019

O arco-íris

O pecado se multiplicou na terra desde os tempos de Adão e Eva. Deus estava desapontado com a humanidade e com a maneira como haviam corrompido a terra com sua violência e comportamento pecaminoso. Eu tenho que saber o que Ele estava pensando quando tomou a decisão de varrer a humanidade (exceto Noé e Seu povo) da face da terra. Gostaria de saber se Deus queria limpar a lousa e começar de novo? Mas, em vez disso, ele disse a Noé para construir a arca. Que incrível crença e confiança em Deus foram demonstradas por Noé. Muitos de nós têm dificuldade em confiar em Deus nas pequenas coisas, muito menos em algo dessa magnitude! Acho que agora entendemos por que Deus salvou Noé! Noé era fiel e Deus também. As chuvas vieram e inundaram a terra - pode-se dizer que a terra foi lavada - e então as chuvas diminuíram e a terra secou. Noé, sua família e todos os animais saíram da arca, seguindo a direção de Deus, em um mundo muito diferente de quando entraram nela. A primeira coisa que Noé fez ao sair da arca foi construir um altar e fazer sacrifícios a Deus. Isso agradou a Deus e Deus prometeu nunca mais destruir a humanidade assim. O sinal dessa aliança que Deus fez com Noé e toda a humanidade é o arco-íris. Toda vez que vejo um arco-íris, sou lembrado da promessa de Deus e de Sua fidelidade. Às vezes, quando as tempestades da vida chegam e parece que não há fim para a chuva, o arco-íris me lembra a presença e o poder de Deus para me ver através da tempestade, se eu apenas confiar nEle o suficiente, seguir Sua orientação e esperar que as tempestades desapareçam. diminuir. Você confia nele o suficiente? (Ler Gênesis 6: 11–9: 17)

sábado, 7 de dezembro de 2019

Você está seguindo a liderança dele?

Muitos conhecem a história de Adão e Eva e como Deus disse a Adão que ele poderia comer de qualquer árvore no Jardim do Éden, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal. Leia Gênesis 2: 4–3: 13. Eva foi criada depois que Deus deu esse mandamento a Adão, mas parece que Eva foi desviada por uma serpente. Embora ela soubesse que Deus havia dito a Adão que eles não deviam comer daquela árvore, Eva justificou em sua mente por que ela achava que seria bom se o fizesse. Ela não apenas justificou seu comportamento, mas também convenceu Adão a comer o fruto dessa árvore, expulsando os dois do Jardim do Éden. (Obs: não parecia muito convincente para Eva fazer Adão dar uma mordida nessa fruta!) O pecado e a desobediência entraram no mundo neste momento e só pioraram com o tempo. Deus, sendo Deus, sabia que precisaríamos de um Salvador. Ele sabia que desejaríamos o que não deveríamos ter, fazer o que não deveríamos e ser quem não deveríamos - pecadores. Sempre me surpreende quando penso sobre a criação e como somos desobedientes desde o início dos tempos, quanto Deus nos ama, apesar de nós mesmos. É como um pai com um filho que se perdeu - você os ama de qualquer maneira e faz o possível para guiá-los de volta ao caminho certo. Deus é nosso Pai Celestial que tenta nos guiar de volta ao Jardim do Éden desde o início dos tempos. A pergunta é: "Você está seguindo a liderança dele?" 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Adoração

Adoração uma disciplina espiritual. Quando digo adoração, a maioria das pessoas provavelmente pensa no domingo de manhã, cantando em coral, orando em oração, pregando o tipo de adoração. Nós nos entregamos ao nosso Criador / Redentor / Sustentador por uma hora. Esse é um começo muito bom. Mas, meu amado, isso não é tudo o que há para adorar. Fomos criados para dar toda a glória e honra a Deus em tudo o que fazemos. Deus não precisa disso, mas Deus deseja. Na verdade, somos ordenados a adorar a Deus (Êxodo 20; Lucas 4: 8). Mas, como em qualquer outra coisa, podemos optar por ser obedientes ou desobedientes. Nós fazemos a escolha certa no domingo de manhã, quando vamos à igreja. Entretanto, nossa adoração não deve começar quando o culto começar e terminar quando o pastor disser “Amém”. Nossa adoração deve ser contínua. A adoração pode se manifestar de várias maneiras. Viver a vida como adoração é o objetivo. Uma vida de adoração inclui as disciplinas espirituais, mas é mais do que isso. Ser capaz de adorar a Deus em TODAS as circunstâncias da vida - os bons e os maus. Quando tivemos que nos despedir da minha querida avó, demos graças a Deus. Mesmo com as lágrimas, agradeci a Deus pela vida dela. Mas sou grata pela alegria que essa criatura  trouxe para esta família. Eu louvo a Deus por sua vida. Sou capaz de adorar a Deus neste momento de tristeza, porque o conheci como um Deus de paz e cura. A única maneira de conhecer Deus dessa maneira é através das disciplinas espirituais - oração, adoração comunitária, estudo da Bíblia em comunidade e individualmente, servindo, dizimando e passando um tempo tranqüilo com o Senhor. A vida de adoração abrange todas essas disciplinas e muito mais. Faço essas coisas porque adoro e amo a Deus. Adoro e amo a Deus porque faço essas coisas. E quanto a você? Cite as maneiras pelas quais sua vida é uma vida de adoração. Se você não pode, parece que você tem que adorar!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Ore

Se vivermos uma vida de adoração, a coisa natural a fazer é orar. Quando falo de oração, a maioria pode pensar em um momento formal de oração em que enviamos uma correspondência - ajoelhado ao lado de nossas camas, listando nossas necessidades e pedindo ajuda. Este é um bom começo. A Primeira Tessalonicenses 5: 16-19 nos diz que devemos orar sem cessar, o que me leva a acreditar que uma oração rápida na hora de dormir pode estar aquém desse objetivo. Eu acredito firmemente que a melhor oração do mundo é aquela que é feita. Se você tem uma oração em seu coração, mas não a comunica ao Senhor, perde a oportunidade de se conectar com Aquele que é o mestre comunicador. Afinal, Ele enviou Jesus para nos dizer o quanto Ele nos ama! Contanto que você tenha um coração humilde e orante, você pode ficar de pé, sentar, ajoelhar-se ou deitar, mas é importante orar. Embora uma cota de joelho mantenha uma postura de humildade, há quem não possa se ajoelhar por razões físicas e um coração humilde é sempre bem-vindo por Deus, não importa qual seja a nossa postura. (Se apenas oramos quando estamos de joelhos e devemos orar sem cessar, como podemos servir a Deus e ao Seu povo?) As orações podem ser curtas, longas, eloquentes ou simples, desde que sejam sinceras. As orações podem ser orações carregadas pelas Escrituras ou respiradas com uma palavra, ditas àquele que entende essa palavra. Permitam-me assegurar-lhe que é possível funcionar neste mundo e orar sem cessar quando toda a sua vida é adoração a Deus - a adoração alimenta a oração constante e é o reconhecimento de sua dependência daquele que está sempre pronto e esperando para receber. essas orações. Ele espera por você no Seu propiciatório. Você já visitou ultimamente e com frequência?

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Leitura Sagrada

Ler e estudar a Bíblia, individualmente e em comunidade, são cruciais para a transformação espiritual. Quando lemos as Escrituras, estamos envolvidos em uma obra santa que informará e transformará nossas vidas. O Espírito Santo nos mostrará, através das Escrituras, o caráter de Deus, o quanto Deus nos ama, o que é necessário para nossa salvação e como viver uma vida de fé. Li em algum lugar que, quando lemos a Bíblia, a Bíblia nos lê - se for feita corretamente, ela se encontrará e falará conosco exatamente onde estamos na vida naquele momento. Isso é uma coisa incrível. Pense na Bíblia desta maneira: é uma carta de amor de Deus para você. Se alguém lhe enviou uma carta de amor, você não a leu? Você diria: "Tenho certeza de que sei o que há lá" e o guardaria? Não. Em vez disso, você o leria atentamente, derramando sobre cada palavra, absorvendo-a e permitindo que o autor entrasse em seu coração. E se você é como eu, então você leria uma e outra vez. A Bíblia É a carta de amor de Deus para nós. Por que não lemos várias vezes e as compartilhamos com outras pessoas? Devemos ler as Escrituras individualmente, mas também na comunidade, para discernir, interpretar e ensinar uns aos outros. Na comunidade, é mais fácil ver como a Santa Palavra de Deus pode falar de maneira diferente em cada uma de nossas vidas. Amado, não há nada que me traga paz como ler as Escrituras. Em João 8: 31-32, lemos que Jesus diz: “Se você continuar na minha palavra, você será verdadeiramente meu discípulo; e você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará. ”A verdade me libertou. E se você? Se você não pegar sua Bíblia e ler um pouco todos os dias, tente algo para mim: coloque sua Bíblia em um lugar onde você verá a carta de amor de Deus para você todos os dias (talvez onde você se sente para assistir televisão). Comece com um breve período de leitura e desenvolva um hábito. Encontre um grupo de estudo da Bíblia e inscreva-se. Seja responsável com outros cristãos. Encontre um agora e inscreva-se antes de mudar de ideia.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

De qualquer forma

Os discípulos de Jesus deixaram tudo e O seguiram. Eles deixaram suas famílias, seus empregos e seus amigos e seguiram esse homem de Nazaré. Eles eram perfeitos? Nem mesmo perto de serem perfeitos. Tenho certeza que eles fizeram o melhor que puderam. Às vezes, eles pareciam ter tudo junto e, outras vezes, é óbvio que não! Eles até pediram a Jesus que aumentasse sua fé (Lucas 17: 5-10). Quando leio sobre os discípulos, muitas vezes quero dizer: “Sério, pessoal ???” Eles tinham Jesus em carne e eles lutaram. Mas Jesus os amou de qualquer maneira. Jesus amou essas pessoas incondicionalmente como eram. E assim é conosco. Ele nos ama incondicionalmente como somos. Mesmo sabendo que estamos aquém de todo o nosso potencial, Ele nos ama mesmo assim. Não precisamos nos reunir antes de vir a Jesus. Jesus nos ajudará a ficar juntos! Quando você estiver se sentindo vazio, necessitado, perdido, querendo, triste, preocupado, descontrolado ou simplesmente quebrado - venha a Jesus. Ele o amará até a plenitude, segurança, alegria, satisfação, equilíbrio e totalidade. Ele te ama mesmo assim - não importa o quê. Você pode dizer o mesmo por Ele?

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Jesus é!

Escrevi anteriormente sobre colocar disciplina e estrutura de volta em nossas vidas. Para os cristãos, isso significa cuidar de nossas vidas e transformações espirituais. Muitas pessoas acreditam que podem marcar a caixa da salvação (“Sim, eu acredito em Jesus - verifique”) e isso as torna cristãs. Muitas vezes, para essas pessoas, Jesus é algo do passado que fez algo por nós há muito tempo. Muitos não entendem que Ele está vivo. Temos um Jesus no tempo presente - Ele é, foi e deve ser (Apocalipse 1: 8)! Visto que Jesus está vivo, é nossa responsabilidade permitir que Ele nos guie através de nossos dias e informe nossas atitudes e emoções. Se alguém acabou de marcar a caixa de salvação, provavelmente não sabe que há mais o que fazer para exemplificar uma fé viva. Cabe a nós mostrá-los e dar o exemplo. O Espírito Santo afirmará dentro deles quando eles estiverem se movendo na direção certa. Mostramos a eles que ser cristão significa estar conectado com outros cristãos e viver juntos. É claro que Jesus quer um relacionamento pessoal com todos, mas esse é apenas um aspecto do que significa viver uma vida de fé. Há uma ótima música cristã que explica para nós. Chama-se "Eles saberão que somos cristãos pelo nosso amor". Essa música fala de nossa unidade como cristãos, enquanto caminhamos e trabalhamos juntos para espalhar o Evangelho e buscar justiça para todos. Meu amado, devemos sempre aprender e crescer como cristão. Nunca terminamos até o dia em que ficarmos cara a cara com Jesus Cristo na sala do trono de Deus. Então, minha pergunta para você é a seguinte: "Qual é o próximo passo na sua jornada cristã?"

Deus é bom!

Repare na natureza e você verá um bezerro recém-nascido e sua mãe. Eles cercados por muitas outras vacas, quase como se estivessem protegendo a mãe e o bebê. O instinto é uma coisa incrível que me lembra a provisão de Deus não apenas para Seus animais, mas para nós. Meu Deus nunca deixa de me surpreender com Seu amor e grande cuidado. Penso que muitas vezes perdemos de vista isso em nossas vidas ocupadas. É bom ter tempo para apreciar a bondade do mundo e a bondade que é Deus! É bom reservar um tempo para ler os capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis. Talvez hoje você esteja fazendo compras para começar a decoração do Natal, mas o que quer que esteja fazendo, diminua o tempo suficiente para apreciar a provisão de Deus em sua vida.

No princípio...

No princípio, Deus criou os céus, a terra e tudo o que nela existe (leia Gênesis 1: 1–2: 3). Deus criou os seres humanos e nos deu domínio sobre a terra e nos fez mordomos de Sua criação. No começo, Deus deu à humanidade o livre arbítrio. Deus não controla nosso comportamento nem nos faz amá-lo. No entanto, Ele deseja nosso tempo e atenção. Ele deseja nosso amor e adoração. Ele deseja que façamos boas escolhas - que façamos o que é certo em Seu mundo. A história da criação nos mostra que logo depois de termos a capacidade de fazer escolhas, escolhemos mal e o pecado entrou no mundo. Não se preocupe, meu amado. . . Deus tem um plano de salvação para nós e Seu nome é Jesus. Deus nos ama tanto que nos dá o livre arbítrio e depois nos dá Jesus para nos ajudar a entrar no Seu reino eterno. 

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Missão!

Da nossa perspectiva humana, pode ser que "vemos" as coisas: grandes ou pequenas. Eu imagino que, da perspectiva de Deus, TODAS as missões são GRANDES. Temos a tendência de rotular, dividir e priorizar as coisas ao extremo. Nós comparamos e competimos. Eu luto com toda a concorrência. Sempre fez parte da minha natureza. Se eu estava jogando cartas ou racquetball, meu espírito competitivo era feroz. Eu digo "era" porque acho que meu espírito competitivo se acalmou um pouco com a idade. É claro que eu gosto de ganhar - quem não? Mas eu sei que perder faz parte da vida. Ser competitivo nas coisas mais eternamente importantes da vida é agora onde estou. Aqui está o meu dilema: quero fazer todas as missões que houver. Quero servir e incentivar o povo de Deus e amar eles, sempre que posso. Infelizmente, minha agenda nem sempre me permite "ir" em missão. Mas acredito que minha vida é uma missão. Minha missão é amar todo o povo de Deus (Marcos 12: 30-31) e ajudá-los a conhecer o Deus que eu conheço - o Deus que cria, redime e me sustenta. Portanto, para este mundo, meu trabalho missionário pode parecer diferente a cada dia. Mas, esperançosamente, na visão de Deus, sempre parece amor! Portanto, seja qual for a missão que Deus tenha chamado você, é GRANDE para Ele. Qual a sua missão?

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Amor Inabalável

Por Henry Blackaby

O SENHOR me disse: “Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o SENHOR ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas”. Oséias 3:1
Nenhum ser humano pode compreender o amor de Deus por seus filhos! Nossa experiência limitada de amor humano nos impede de entender o amor incondicional que Deus tem por nós. Podemos ver um retrato deste amor na vida de Oséias.

Oséias era um homem justo, mas, Deus o mandou casar com uma mulher pecaminosa. Oséias obedeceu e tomou Gômer como sua esposa. Ele estimou ela e a tratou com respeito e dignidade. Nunca antes Gômer havia experimentada este tipo de amor, mas, logo ela ficou insatisfeita.

Ela começou a entregar seu afeto a outros homens. Ela ficou tão envolta em relações adúlteras que ela abandonou Oséias completamente. Outros homens usaram ela até que ela não tinha mais nada para dar. Daí, eles venderam ela para a escravidão.  

Depois disso, Deus deu a Oséias uma ordem surpreendente: “Vá, e compre ela de volta.” Apesar da dor intensa e da mágoa que Gômer havia imposta nele, Deus disse para Oséias perdoar ela e para pagar qualquer preço para levar ela de volta ao seu lar.

A mensagem de Deus é clara: Quando nós O rejeitamos e tornamos nossa devoção outras coisas, nossa rejeição carrega a mesma dor que uma traição adúltera. Depois de tudo que Deus tem feito por nós, é incompreensível que nós poderíamos rejeitá-Lo.

É ainda mais difícil compreender que Deus pode nos amar, mesmo depois que temos rejeitado, ignorado, e desobedecido a Ele. No entanto, o amor de Deus é completamente diferente que o nosso. O amor dEle nos segue até as profundezas do nosso pecado, até que ele tenha nos resgatado.

O amor dEle é inabalável, mesmo quando corremos dEle, Ele continua a nos procurar. Quão incrível o amor que Deus tem demonstrado por nós!

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Ser parecidinho com Ele!

Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. 1 João 2:5-6

Pensamento: Você quer saber quem anda com Jesus cada dia? Procure as pessoas cujas vidas parecem com a vida dele! Quer andar com Jesus? Olhe a vida dele nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Veja como ele tratava as pessoas; e depois faça o mesmo! Note como ele derrotou Satanás e superou a tentação. Confie que você pode fazer o mesmo! Ao fazer estas coisas, você descobrirá que Jesus não está apenas andando com você; ele está trabalhando através de você também!

Oração: Sussurre no meu espírito, Ó Deus, e capacite-me com seu Espírito para viver uma vida de integridade e pureza como Jesus viveu. Por favor, dê-me um coração para servir pessoas, querido Pai, como Seu Filho tem. Ajude-me a enxergar não apenas as necessidades dos outros e ouvir seus clamores, mas também a reagir com amor e compaixão. No nome do meu Salvador Jesus eu oro. Amém. (Extraído do blog Ilumin´alma)

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. Atos 14:21-22

Pensamento: Você conhece um novo cristão? Paulo e Barnabé nos lembram que é difícil se tornar cristão; que há tempos difíceis para novos cristãos! Vamos nos comprometer a não apenas compartilhar o Evangelho com eles. Vamos ficar perto deles, ver como estão indo, fortalecê-los e encorajá-los.

Oração: Amoroso Pai, por favor, esteja com os novos cristãos na nossa igreja. Use-me para ser uma fonte de encorajamento e força para eles. Que a minha vida sempre seja uma influência positiva sobre eles e outros novos cristãos também. (Extraído do Blog Ilumin´alma)

terça-feira, 12 de novembro de 2019

O Símbolo do Cristianismo


A cruz é o símbolo universal do Cristianismo. Uma escolha estranha, não acha? Estranho que um instrumento de tortura viesse a representar um movimento de esperança. Seu design não poderia ser mais simples. Uma trave horizontal – a outra vertical. Uma vai de um lado ao outro – como o amor de Deus. A outra vai para cima – assim como a santidade de Deus.
Uma representa a largura do Seu amor; a outra, a altura da Sua santidade. A cruz é a interseção. A cruz foi onde Deus perdoou Seus filhos sem baixar Seus padrões. Ele tratou Seu Filho como um pecador, para que Cristo pudesse nos tornar aceitáveis para Deus. Por que Ele faria isso?
João 3:16 diz, “Por que Deus amou o mundo de tal maneira.” Não está contente que o versículo não diz: “Deus amou os ricos de tal maneira?…os famosos? Ou os sóbrios ou bem sucedidos? Não, apenas diz: Deus amou o mundo de tal maneira!”

segunda-feira, 11 de novembro de 2019


Deus Tanto Amou o Mundo


Será que um Deus santo pode deixar passar os nosso erros? Será que um Deus bondoso deve punir os nossos erros? Da nossa perspectiva há somente duas soluções, igualmente desagradáveis. Da perspectiva de Deus, há uma terceira solução. É chamada “a cruz de Cristo”. A cruz é onde Deus perdoou os seus filhos sem baixar os seus padrões.

Como é que ele pôde fazer isso? Numa frase: Deus colocou o nosso pecado no filho dele e o puniu lá. “Deus o considerou culpado – ele que não fez nada errado – para que pudéssemos ser considerados sem pecado perante Deus.” (2 Coríntios 5:21 MSG). Por que ele fez isso? Porque “Deus tanto amou o mundo que deu o seu único filho” (João 3:16 NVI). Você não fica feliz que o versículo não diz “Porque Deus tanto amou os ricos”?, ou “Porque Deus tanto amou os famosos”? Não, nós simplesmente (e felizmente) lemos: “Porque Deus tanto amou o mundo!” E você está incluído neste amor!

Legalismo X Graça!

Nicodemos foi um Fariseu. Fariseus mediram espiritualidade pela aparência externa, regras e padrões. Legalismo versus a graça. O legalista vê a salvação como um salário merecido por obras realizadas. A graça vê a salvação como um dom baseado na morte de Cristo.
Jesus disse a Nicodemos, “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Nicodemos nunca ouviu palavras como essas, mas elas produziam fruto. Vemos ele de novo em João 19:39-42, e desta vez ele aparece de novo à luz do dia. Ele e José de Arimatea tomaram o corpo de Jesus e o colocaram num túmulo. Aquele que havia recebido a semente da graça agora planta a maior semente de todas: Jesus, a semente da vida eterna.

Contra o Amor Não Há Argumentos


CantoVerbo

Desde que a ciência se chamou de luz
Vive iluminado pela escuridão
De tudo duvidar tem que provar
Com estatísticas em seu laboratório
E se não soube explicar o universo deve estar errado

Tudo é relativo é a verdade que eles têm
Mas, se o mundo é por acaso
Como existe o mal e o bem?

Vocês não sabem o que se fez saber
E a propósito parecem não querer
Que a verdade é uma só
E ela é clara como água de rocha

Vocês vão ver
Contra o amor não há argumentos
E vem pra ver
Cristo é tudo em todos nós

Ele assim fez pra confundir os reis
Desvairando a sabedoria de vocês
Que se se fez pó,sumiu no vento
E se perdeu em vãos pensamentos
Pois a loucura de Deus é infinitamente mais sábia

Vocês vão ver
Contra o amor não há argumentos
E vem pra ver
Cristo é tudo em todos nós

Caia de joelhos ou fique de pé
Tudo se resume a uma questão de fé
Pra acreditar ou pra duvidar
Quanto a você, de que lado está?

Se sempre faltam evidências pra lá e pra cá
Se tudo no fundo é crença
Não chame a sua descrença racional

Vocês vão ver
Contra o amor não há argumentos
E vem pra ver, tanto amor
Pra você, tem amor
Vem e vê
Cristo é tudo em todos nós

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Algo bonito

A beleza está nos olhos de quem vê. Este é um ditado que minha mãe me ensinou quando eu era pequeno. Eu tive dificuldade para entender isso, mas agora o significado está claro para mim. Eu vejo beleza em meus filhos e tenho os netos mais bonitos do mundo (mesmo que outros acreditem ter os netos mais bonitos)! Um nascer do sol, uma onda do oceano, uma árvore, um pássaro e uma flor - tudo lindo. Ao olhar para essas pessoas e objetos, vejo a beleza de Deus. Quando as pessoas SÃO a igreja, vejo a beleza de Deus. Minha mãe também me ensinou outro ditado: "A beleza é como a beleza." Deixe-me explicar. Somos todos filhos de Deus. Como igreja somos família. Nós cuidamos um do outro. É absolutamente maravilhoso quando uma família assume a responsabilidade de levar uma mulher mais velha em cadeira de rodas à igreja e ao médico, e dobrá-la nos braços amorosos de sua própria família, mesmo que não tenham relação biológica. A beleza é como a beleza. O "fazer" desta família é compassivo, amoroso, fiel e obediente. É lindo. Talvez essa família entenda que, embora não sejam biologicamente relacionados a essa mulher, são parentes de sangue - cada um deles foi lavado com o sangue de Jesus. Penso que esta é a beleza que Deus procura: a beleza de fazer - amar e servir aos outros (Mateus 25: 31-40). Eu quero que Deus contemple esse tipo de beleza em mim. Que beleza Deus contemplará em você hoje?

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Fragilmente absolutos

O cristão que sabe que Jesus pode voltar a qualquer momento é feliz porque está avisado. Sabe que sua vida aqui na terra está por um fio. Ser cristão é viver na corda-bamba, do melhor, por ser redimido por Cristo, para o mais excelente, pela vida qualitativa e quantitativamente muito melhor que o aguarda, quando o tempo desta história terminar e começar o tempo da nova história, com nova terra e novos céus.
O cristão é feliz, portanto, porque assume a sua fragilidade. Os séculos 19 e 20 se esqueceram da fragilidade humana, imaginando poder construir uma sociedade nova a partir da educação e da ciência. É bem verdade que a tecnologia nos tem permitido viver no melhor dos mundos possíveis, atenuando nossas fragilidades, o que tem gerado muito otimismo, mas não superando essas mesmas fraquezas. Continuamos tão frágeis quanto há dez mil anos.
Mas, a boa notícia é que o relativo vai terminar, e Deus nos convida para o absoluto. Precisamos estar preparados para viver a vida plenamente absoluta.

Para ler HOJE na Bíblia: Apocalipse 14 a 16

“Somente pelo arrependimento e pela fé em Cristo alguém pode ser salvo. Nenhuma atividade religiosa será suficiente, bastando apenas a fé em Jesus Cristo”. (Ravi Zacharias)

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. (João 10.11)

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Amor Ágape

O Evangelho de Jesus Cristo é apaixonante por sua simplicidade: somos todos pecadores e Jesus morreu em nossos lugares para nos libertar do poder do pecado.
O Evangelho de Jesus Cristo é apaixonante por seu sentido de liberdade: nele não há lugar para o medo, nem mesmo de Deus, Esse amor em pessoa.
O Evangelho de Jesus Cristo é apaixonante pelo bem que faz à auto-estima: somos filhos feitos à imagem e semelhança de Deus.
O Evangelho de Jesus Cristo é apaixonante por ser a maior expressão da graça de Deus: ele não nos é dado por nossos méritos como uma recompensa por nossa justiça, mas como presente entregue a quem quer.
O Evangelho de Jesus Cristo é apaixonante por afirmar a razão: o natural e o sobrenatural são dimensões respeitadas de nossas experiências.

Para ler HOJE na Bíblia: Apocalipse 20 a 22; Hebreus 13

“Dê meia-volta e creia que a boa notícia de que somos amados é melhor do que qualquer esperança que já tivemos. Crer nesta boa notícia, viver dela e a partir dela, apaixonar-se por esta boa notícia é, de todas as coisas boas deste mundo, a mais feliz de todas”. (Frederick Buechner)

Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”. (João 10.30)

O prazer da contramão

As nações têm as suas regras. Quem vai contra essas regras, recebe a fúria (Apocalipse 11.18).
É cansativo andar na contramão. Na verdade, é doloroso andar na contramão. Mais ainda: confunde-nos andar na contramão.
Andar na contramão é não adorar celebridades, mas adorar a Deus.
Andar na contramão é não nos adular porque conquistamos algo, mas reconhecer que o recebemos de presente, alguns enquanto dormíamos.
Andar na contramão é desejar ter o rosto de um servo, de um profeta, de um santo, de um crente, porque a mão é mostrar cara de poderoso, de ventríloquo de si mesmo, de hedonista e de um arrogante.
Andar na contramão é andar no céu, onde o galardão será para grandes e pequenos.

Para ler HOJE na Bíblia: Apocalipse 10 a 13; Salmo 148

“No momento em que alguém decide confiar em Jesus Cristo, seus pecados são limpos, e ele é adotado na família de Deus. Este indivíduo é separado como filho de Deus, com um propósito sagrado”. (Charles Stanley)

Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude”. (João 10.10)

sábado, 2 de novembro de 2019

Sombra de Jesus

Você já teve uma sombra? Não estou falando do tipo de sombra que você lança em um dia ensolarado. Estou falando de uma pessoa que te segue por aí, fazendo o que você faz, observando você de muito perto para que não perca nada. Às vezes, as crianças sombreiam os pais - como o filho fingindo fazer a barba enquanto o pai faz a barba ou uma filha fingindo fazer maquiagem enquanto a mãe a faz.
Eu quero ser a sombra de Jesus. Eu quero ficar perto dele para que eu possa fazer o que ele faz e aprender com ele como e quem eu devo ser. Esse é o meu desejo; no entanto, às vezes acho que esqueço quem deveria estar seguindo quem. Eu decolo sem antes perguntar para onde devo ir, esperando que Jesus esteja bem com minha direção, quando, de fato, devo estar seguindo Sua direção. Muitas vezes, é só quando eu tropeço em mim que percebo que não estou seguindo Jesus, mas esperando que Ele me siga! 
Não posso ser o único que faz isso. Acho que isso acontece quando minha vida é tão ocupada que me envolvo em um turbilhão de atividades e perco o senso de equilíbrio. Jesus nos pede para segui-lo (Mateus 16:24). Eu quero segui-lo. Não quero pular à frente de Jesus e Seus desejos pela minha vida. Não há mais salto de sapo com Jesus! Jesus, conduza-me e eu serei sua sombra. Você sombreia Jesus ou espera que Ele sombre você?

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O que Deus quer

Se pudéssemos sintetizar numa só frase toda a mensagem de Levítico (Levítico 22.17-33), certamente seria esta: Deus é santo e requer santidade de cada um de nós.
Ele sabe de nossa dificuldade para obedecer aos seus mandamentos, porque tendemos a elaborar nossas próprias leis, ao saber de nossas necessidades, e também a mudar essas leis, ao sabor também
de nossas necessidades. Somos volúveis.
Por nos conhecer, Deus nos lembra quem somos e quem ele é. Ele sabe que queremos ser felizes e, por isto, nos deixa regras, bem práticas, que bem faremos se as vivenciarmos. Nossos erros não alteram o que Deus é, mas definem o que somos. E ele quer que sejamos santos.
Queremos ser santos? Olhemos para Deus.

Para ler HOJE na Bíblia: Levítico 22, 23, 26, 27

“Santidade é amar o que Deus ama e abominar o que Deus abomina”. (Ivênio dos Santos)

“Como santos e amados eleitos de Deus, revesti-vos de um coração cheio de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando e perdoando uns aos outros”. (Colossenses 3.12-13a)

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Por onde devo começar?

Certa segunda-feira de manhã, quando cheguei ao trabalho, minha mesa estava coberta de coisas residuais de um evento que nossa igreja realizou no sábado anterior. Havia coisas no meu chão, sofá e amontoadas em cada canto do meu escritório. Quando mencionei a alguém que nem sabia por onde começar a limpar as coisas, ela disse: “Onde você começa - esse é o começo!” Em outras palavras, comece, faça algo, não espere, faça Isso agora! Este é um bom conselho para quem não sabe por onde começar quando é novo em sua fé ou novo em uma igreja. É fácil ficar parado pela indecisão e depois não fazemos nada. Não fazer nada em relação à sua fé não é uma opção, não importa onde você esteja em sua jornada de fé. Se você não sabe por onde começar, a oração é o começo (você nunca pode dar errado com a oração). A oração é ativa e o primeiro passo que nos ajuda a tomar a próxima decisão. Através da oração, o Espírito Santo nos estimula a seguir em frente. Às vezes, a ação é esperar por mais orientações. Às vezes, a ação é orar mais. Às vezes, a ação está a todo vapor. A oração, no entanto, é o começo. A oração é o meio e a oração é o fim. Ore pela vida e o Autor da Vida o ajudará a encontrar o caminho, a verdade e a vida (João 14: 6).

Farinha boa

A instrução divina é de uma clareza cristalina: no sacrifício de cereais, a farinha deve ser a melhor (Levítico 2). Um dia desses, me pediram para comprar um pacote de farinha de trigo para um prato no almoço. Não entendo nada da farinha, mas me informei para comprar a melhor. Eu ia comer e queria comer da melhor farinha.
Como Deus é invisível, tendemos a achar que ele aceitará qualquer coisa que lhe oferecemos. Então, em lugar de uma oferta completa, apresentamos a ele um dízimo pela metade, um culto rápido para nos poupar tempo, uma oração bem curta, uma leitura bíblica mínima, uma bênção automática para o outro. Nossa oferta traduz o conceito que temos de Deus. Se temos um Deus pequeno, vamos querer dele bênçãos grandes?
Não vemos a Deus, mas ele nos vê. Quando oferecemos o melhor para ele, estamos capacitados para receber o melhor dele.

Para ler HOJE na Bíblia: Levítico 1 a 3
“Ame a Deus e faça o que quiser, pois a alma treinada em amor a Deus não fará nada que ofenda Aquele que é amado”. (Agostinho de Hipona)
Depois de ter visto a oferta da mulher, Jesus, “chamando os discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos os que colocaram ofertas no cofre, porque todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía, todo o seu sustento”. (Marcos 12.43-44)


Fonte: Extraído do devocional Bom dia de Israel Belo de Azevedo

O que há em um nome?

Você já ouviu a expressão "Não me importo com o que você me chama, apenas me chame para o jantar"? 
Engraçado, talvez, mas atrevo-me a supor que a maioria se importa com o que eles chamam. Nossos nomes são muito importantes para nós. Infelizmente, quanto mais velho fico, mais difícil me lembro dos nomes. Penso na velha comédia "Cheers", onde o cara entrava no bar e todo mundo gritava "NORM!". Ele era conhecido - seu nome era mesmo assim. Queremos ser conhecidos. Queremos saber que somos importantes neste mundo. Queremos que faça diferença se vivermos ou morrermos. Realmente não nos importamos se você nos chama para jantar - desde que você nos chame pelo nome! 
Às vezes, esse desejo ou desejo de ser conhecido nos causa problemas. Ficamos envolvidos em querer que "o mundo" saiba nosso nome e faremos o que for necessário para garantir que isso aconteça. É aqui que perdemos o equilíbrio em nossa caminhada com Jesus. 
Realmente queremos que o mundo nos conheça ou que Jesus nos conheça? Jesus não apenas nos conhece pelo nome, mas conhece o "nós" que tentamos esconder do mundo. Ele sabe o que é real em nossas vidas e qual é a fachada. Em João 10:14, Jesus nos diz que conhece os seus. Você o chama de Senhor e Salvador? Nesse caso, não importa o que esteja acontecendo em sua vida, não importa o quão solitário você esteja, não importa o quanto se sinta invisível para este mundo, saiba disso - Jesus conhece seu nome e ama você por quem você é neste momento. Você nunca é invisível para Ele e é importante para Ele - é por isso que Ele morreu por você. 
Mas aqui está a parte realmente surpreendente: mesmo que você ainda não tenha reivindicado Jesus como seu Salvador, ele também sabe o seu nome, ele te ama por quem você é neste momento e você não é invisível para Ele - ele também morreu por você! VOCÊ É AMADO!

Os muros podem cair

A cidade de Jericó estava rigorosamente fechada (Josué 6). Aos olhos humanos, não havia a menor chance de ser alcançada, porque os muros eram altos e os portões estavam trancados e guarnecidos. Num relance, o povo de Israel passou a dar razão aos dez espiões, os que disseram que a terra prometida era linda, mas inconquistável...
Por vezes, nossas dificuldades parecem Jericó, invencível, insuperável, impenetrável. No entanto, como fez com Jericó, Deus faz com nossas dificuldades. Para Deus, não existe uma Jericó rigorosamente fechada. Para Ele, não existem problemas sem solução. Se Deus achar que venceremos, venceremos. Cabe-nos orar a ele e esperar que ele aja.
De igual modo, há pessoas rigorosamente fechadas para Deus. Deus as ama, mas está impedido de fazer algo por elas, porque os muros estão elevados, as portas estão vigiadas, as janelas estão
trancadas. Abra-se para Deus. Deixe-O ser o Senhor de sua vida.
Deixe Deus derrubar as suas muralhas e entrar.

Para ler HOJE na Bíblia: Josué 5 a 7
“A fé vê o invisível, crê no incrível e recebe o impossível”. (Corrie Ten Boom)
“Quem atenta com prudência para a palavra prosperará; feliz é o que confia no Senhor”. (Provérbios 16.20)

(Fonte: Extraído do Devocional: Bom dia amigo de Israel Belo de Azevedo.)

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Oi

Meu Deus obrigada por me trazer de volta para casa. Sua presença é o meu lar. Sempre buscarei Sua ajuda, Sua graça, Sua paz e conforto. Quero sempre estar em oração a Deus. Embora as circunstâncias às vezes não sejam tão boas, eu me aproximo do meu Deus.  E agora oro para que, aconteça o que acontecer em sua vida, você também se aproxime daquele que quer sempre estar mais perto de você!

Metas , mais metas

Eu fui a um banco e o gerente tentou me vender produtos que não queria. Ele tinha a metas a bater, e eu podia ajudá-lo.
Consegui me livrar, mas, depois, conversamos sobre estas metas. O gerente bate as metas de um mês; como “prêmio”, a meta é aumentada no mês seguinte. Se não bater, a cobrança é ainda pior.
É um estresse sem fim. A lei é assim (Hebreus 10.1-18). Ela tem uma sede imensa por obras. Quanto mais fazemos, mais ela exige. O resultado é que nunca somos aprovados.
Assim mesmo, nossos corações se inclinam para a lei. Embora seja dura, parece fácil, com sua “sombra de benefícios”.
Meu coração se inclina para a lei, embora ela seja dura demais. Eu sei que não posso passar por seu crivo.Graças a Deus, eu passo pelo crivo da cruz, que representa o sacrifício de Cristo, oferecido para sempre como “um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus” (Hebreus 10.12).
Como é bom saber que o sacrifício de Cristo é definitivo.

Para ler HOJE na Bíblia: Hebreus 8 a 10
“Graça significa que Deus faz alguma coisa por mim e a lei significa que eu faço algo para Deus. Deus tem certas exigências santas e justas que coloca sobre mim; é a lei. Assim, se a lei significa que Deus exige algo de mim para o seu cumprimento, então a libertação da lei significa que não exige isso de mim, mas ele mesmo o providencia”. (Watchman Nee)
“Como está ordenado aos homens morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá a segunda vez, não por causa do pecado, mas para a salvação dos que esperam por ele”. (Hebreus 9.27-28)

                                                                                         Fonte: Extraído do devocional Bom dia de Israel Belo de Azevedo

Dois jeitos

Há dois jeitos de se fazerem as coisas: o jeito dos homens e o jeito de Deus.
O jeito dos homens pode ser comparado aos processos de paz. Primeiro, as partes se armam, para anularem o poder bélico do outro. Depois, firmam acordos de paz. Seria cômico se não fosse trágico.
O jeito de Deus é oferecer a paz, sem condições prévias. Jesus Cristo veio porque seria aceito. Jesus Cristo veio, para nos dar a paz de Deus.
O jeito dos homens é colocar pano novo em tecido velho. O jeito de Deus é substituir o tecido velho por tecido novo. O jeito dos homens é criar regras. O jeito de Deus é nos inundar com a sua graça.
O jeito dos homens é servir a dois senhores (tecidos velhos e tecidos novos se misturando, num tremendo conflito de interesses). O jeito de Deus é nos propor uma vida radical de obediência e dependência a um só Senhor, ele mesmo, para que haja transbordamento de vida.
O jeito dos homens é consertar. O jeito de Deus é fazer de novo. (Não importa como vá a vida de alguém, Deus pode reconstruí-la, pois foi o autor original e continua escrevendo Sua obra, que somos nós.)

Para ler HOJE na Bíblia: Marcos 1 a 3; Salmo 95.
“Se você quer a paz, não converse com seus amigos. Converse com seus inimigos”. (Desmond Tutu)
“Feliz é quem encontra sabedoria, e quem adquire entendimento; pois o lucro da sabedoria é melhor que o da prata; sua renda é melhor do que o ouro”. (Provérbios 3.13-14)

Fonte: Extraído do devocional Bom dia de Israel Belo de Azevedo

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Socorrooo!!

Eu sou finalmente responsável. Você é o responsável final. Cada um de nós é, em última instância, responsável. Muitas vezes tentamos culpar os outros pela maneira como agimos. O engraçado é que culpamos os outros quando agimos mal e tomamos todo o crédito quando fazemos algo de bom. Poderíamos dizer: "Eu não pude evitar, alguém teve que colocá-lo no lugar dele" ou "Eu sou apenas humano, não pude evitar". Bem, minha amada, se você é cristã, sempre pode pedir “Ajude-me”. O Espírito Santo que vive dentro de você o ajudará! Isso me faz pensar naquela música antiga dos Beatles (eu sei, estou namorando) "Help". Ao parar e ler a letra, estou pensando que esta é a minha história. Eu nunca soube que precisava do tipo de ajuda que o Espírito Santo poderia dar até que eu gritasse algo como a letra deles: "Me ajude se puder, estou me sentindo triste. Ajude-me a colocar meus pés de volta no chão! ”Agora não estou dizendo que os Beatles escreveram isso com qualquer intenção espiritual; no entanto, tenho que me perguntar qual era a intenção de Deus em dar a eles as palavras para escrever. Quantas pessoas neste mundo podem se relacionar com as palavras dessa música? Às vezes, clamamos por ajuda, nem mesmo sabendo de onde vem nossa ajuda. Nossa ajuda vem do Senhor, o criador do céu e da terra (Salmo 121: 2). Nosso Senhor nos enviou Seu Espírito Santo, para que pudéssemos viver vidas que O honrassem e glorificassem. Portanto, quando você começar a culpar os outros ou reivindicar sua humanidade por seu comportamento, lembre-se de que o Espírito Santo está pronto e esperando que você grite “Socorro!” Você é o principal responsável por seu comportamento e o Espírito pode ajudá-lo a viver como alguém que glorifica Deus

A água viva

Enquanto escrevo esta devoção nesta manhã, estou ouvindo o maravilhoso som da chuva caindo. Embora eu não consiga ver a chuva porque ainda está escuro lá fora, penso nas propriedades vivificantes que a chuva possui e penso em Jesus, a Água Viva. Há uma diferença, no entanto, entre a água da chuva e a água viva. Se continuar chovendo por muitos dias, como nos dias de Noé, as áreas baixas serão inundadas. Portanto, pode haver muita chuva. Nunca pode haver muito Jesus. Não podemos pensar nEle o suficiente, orar a Ele o suficiente, estudá-lo o suficiente, admirá-lo o suficiente, adorá-lo o suficiente, adorá-lo o suficiente, falar sobre ele o suficiente ou tentar ser como Ele o suficiente. Às vezes me canso da chuva, mas nunca me canso de Jesus. Às vezes, a chuva dificulta a navegação pelas estradas, mas Jesus me ajuda a navegar na minha vida. A chuva pode nos impedir de fazer o que realmente queremos, mas Jesus nos ajuda a fazer o que Ele quer que façamos. Às vezes não temos chuva suficiente e nosso mundo sofre com a seca e outras não passamos tempo suficiente com Jesus e sofremos em uma seca espiritual. A chuva precisa cair na quantidade certa - nem muito nem muito pouco para beneficiar totalmente a terra. Jesus, em qualquer quantidade, beneficiará nossas almas e nossas vidas. Mas eu garanto, quanto mais você O experimenta, mais você quer mais! Então, minha oração: “Jesus, chova seu Espírito Santo sobre nós, trabalhe em nós e através de nós. Inunde-nos com o seu amor, para que ele transborde de nós e despeje sobre os que estão ao nosso redor, para que eles também venham a conhecer você, a Água Viva (João 7:38). AMÉM."

domingo, 27 de outubro de 2019

Você é único!

Olá,
Já aprendi algo com o Salmista, não somos obra do acaso. "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem uma delas havia." 
Salmos 139.16 Com base neste versículo será que posso ignorá-lo? Ignorar o criador e ser quem eu quiser ser?
Até posso! Mas deveria?
O criador todo poderoso que não fez uma criação em massa de pessoas, nos fez com um DNA que embora de repente sejamos até gêmeos, ninguém será exatamente igual. Alguém até pode fazer qualquer coisa melhor que você, mas ninguém fará como você.
Ele te criou com um propósito, nunca se esqueça disso!


sábado, 26 de outubro de 2019

O Rei e o Viver Reino.

Você conhece o rei? E eu não quero dizer  Roberto Carlos! O que realmente significa viver no Reino estar na casa do todo poderoso? Para nós que nunca vivemos em um reino com governantes e súditos, pode ser difícil compreender completamente o verdadeiro significado. Aqui no Brasil vivemos em uma democracia em que elegemos funcionários que nos representam enquanto tomam decisões. Se nós não gostamos de suas decisões, podemos bota-las fora. Eles trabalham para nós. Já em um reino, o rei está no lugar por causa de um direito de primogenitura. Eles governam e esperam obediência. As pessoas representam o rei como seus súditos. O tipo de rei determina o desejo e a atitude de serviço de seus súditos. Servimos a Jesus, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). Nosso Rei é amor. Nosso Rei nos representou na cruz, e ele nos deu vestes, roupas, calçados e agora devamos representá-lo. Nosso Rei não exige nosso amor, obediência e serviço, mas pede. Nosso Rei nos dá uma escolha. Você escolhe ser o filho leal de Deus? Você escolhe representar nosso Rei neste mundo? Se você optar por se submeter ao Rei dos reis e ao Senhor dos senhores, a agenda dele agora se tornará sua agenda e você viverá para servir o Rei. É isso que significa viver no Reino. Você está no Reino ou não - não há meio termo. Está “dentro ou fora? Entrando ou saindo? (AA)

“Estou servindo a Deus agora?”

Quer trazer foco à sua vida? Faça o que Jesus fazia. Vá para casa, ame sua família, e cuide do que é seu! Seu primeiro campo de missão está sob o seu telhado. Como você acha que pessoas acreditarão em você do outro lado do mundo, se você não é acreditado pelas que estão do outro lado do corredor da sua casa?

Mas, Max, eu estou pronto para fazer grandes coisas para Deus! Ótimo! Faça-as no seu trabalho. Seja um bom funcionário. Chegue na hora, com uma boa atitude. Não reclame, nem se queixe. Faça como Colossenses 3:23 diz, “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, e não para os homens.”

Por que você não para por alguns minutos e avalia sua direção? Pergunte a si mesmo, “Estou servindo a Deus agora?” Apesar do que tem controlado você no passado – nunca é tarde para colocar sua vida no caminho certo!

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

É Seu Pai

Uma das minhas lembranças favoritas de infância é falar com meu pai quando ele voltava do trabalho. Meu irmão e eu pegávamos nossos lugares no sofá e assistíamos desenhos animados, sempre com um ouvido atento para a calçada de casa. Até mesmo o melhor “Patolino” era abandonado quando ouvíamos seu carro. Eu corria para encontrar meu pai e ser arrebatado por seus grandes braços. Ele colocava seu grande chapéu de palha na minha cabeça, e por um momento eu virava um cowboy.

Quando entrávamos em casa e abríamos sua lancheira, qualquer comida que tivesse sobrado (e sempre sobrava) era para eu e meu irmão dividirmos. O que mais poderia um menino de cinco anos querer?

Mas imagine se meu pai, ao invés de vir para casa, só mandasse algumas coisas para casa. Não daria. Não seria suficiente. Até mesmo um menino de cinco anos sabe que é a pessoa, não o presente que importa. Não é o adorno; é o pai!

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Juntos: A grande colaboração!

Eu conheci Talia quando ela estava esperando mesas em um restaurante onde eu e alguns amigos tomamos café da manhã toda quarta-feira de manhã. Talia tinha um ótimo sorriso (realmente mais um sorriso como se ela tivesse acabado de se safar de alguma coisa) e sempre um retorno perspicaz. Ela tinha uma vida toda pela frente.
Muitas quartas-feiras, eu ficava alguns minutos extras para conversar com ela e, com o tempo, ouvia sua história. O pai de Talia morreu em um acidente de trem quando ela tinha apenas seis meses de idade. Sua família contou a história de duas maneiras diferentes: em uma versão, foi um acidente; no outro, ele andou na frente do trem de propósito. De qualquer maneira, foi triste. Talia cresceu sem pai, deixando um enorme buraco em sua vida.
O vazio era óbvio. A grande foto da paisagem em sua página no Facebook era de Talia e seu filho ajoelhado ao lado da lápide de seu pai. Em sua busca por carinho e amor, ela só encontrou abuso de um homem após o outro. Nos próximos 15 anos, ela saltaria de um cara para o outro. A única coisa boa que conseguiu com esses relacionamentos foi um filho.
Quando a dor e a dor eram demais, ela tentou fazer tudo desaparecer com o álcool. Não foi embora. Então ela bebeu mais. A dor ainda não desapareceu. Depois de uma semana no hospital, quase bebendo até a morte, ela me enviou uma mensagem e perguntou se poderíamos nos encontrar.
Nós nos conhecemos na Starbucks. Jamais esquecerei sua primeira pergunta: "Dave, você pode me ajudar a acreditar em Deus?" Eu balancei a cabeça "sim" e começamos a nos reunir para um frappuccino de moca branco toda semana, onde conversávamos sobre a vida, vivendo um dia em um tempo e Deus. Eu a vi acreditar. Foi bonito. Mas a dor de Talia nunca desapareceu ... e a bebida também não.
Eu estava trabalhando neste livro quando recebi uma mensagem de voz da mãe de Talia: “Dave, eles levaram Talia ao hospital, e não tenho certeza se ela conseguirá. Ligue-me assim que puder. Talia não conseguiu. Na tenra idade de 36 anos, ela teve uma convulsão no meio da noite e morreu na cama.
Cinco dias depois de receber a ligação da mãe de Talia, eu estava no funeral com outros amigos e familiares. Tendo passado tanto tempo com Talia, conheci sua família, imediata e ampliada. Eu conheci as amigas dela, atuais e velhas, e algumas delas. Eu gostava de todos eles, mas, ao pensar em cada uma de suas histórias, eles eram como um oceano de pessoas que estavam se afogando em sua própria mágoa - se abraçando enquanto tentavam agarrar a vida. Eu não pude deixar de pensar comigo mesma, e se ela tivesse crescido na minha família? Como sua vida teria sido diferente? 
Minha família? Estou quase envergonhado com o quão bom Deus tem sido comigo. Meus pais amam a Deus e se amam fielmente há quase 60 anos. Eles foram plantadores de igrejas e serviram em igrejas que os amavam e à nossa família há seis décadas. Meus irmãos amam a Deus e nós nos amamos. Minha esposa Sue é leal e amorosa com Deus, eu e nossos três filhos incríveis, Amy, Josh e Caleb. Todos os três amam a Deus, se amam e foram a maior alegria da minha vida. Parece um pouco embaraçoso e injusto quando penso em pessoas como Talia. O que você acha? Se Talia tivesse crescido em minha família, como sua vida teria sido diferente? 
 Eu acho que teria sido totalmente diferente. É isso que torna este capítulo tão importante.
Amar a Deus, amar os outros
Deus sabe que somos melhores juntos. Jesus sabia que somos melhores juntos. Quando lhe pediram para priorizar e resumir todos os mandamentos dos profetas, ele disse: Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma e com toda a sua mente. O segundo [mandamento] é o seguinte: 'Ame o seu próximo como a si mesmo. Não há mandamento maior que esses (Marcos 12: 31-33).
 O primeiro comando para "amar a Deus" é a dimensão vertical da união. O segundo comando para "amar os outros" (traduzido com mais frequência "ame o próximo") é a dimensão horizontal da união. É isso que estamos desempacotando hoje.
Esse amor pelos outros deve incluir a família, os amigos e outros que Deus traz ao nosso mundo. Para nossa conversa, não perderemos tempo conversando sobre os "outros" que se enquadram nas categorias de "menos, os perdidos e os solitários" - mas eles estão incluídos. E não vamos gastar tempo conversando sobre a comunidade de união conhecida como igreja e as pessoas que chamamos de amigos. Reconheço plenamente que a visão de Deus para a comunidade é muito, muito mais ampla que a família nuclear tradicional. Também reconheço plenamente que ser solteiro não é incompleto. Há também uma variedade de formas de família (família monoparental, família mista, etc.) que Deus reúne. Espero que isso inspire conversas sobre estarmos juntos, específicos a esses relacionamentos; é necessário.
No entanto, para iniciar essa conversa, quero que nos concentremos na família e nos aprofundemos no que significa estar juntos como uma família nuclear.
A família é de missão crítica
Por favor, ouça-me - se acertarmos a família, o mundo inteiro funcionará bem! A melhor maneira de ter um impacto exponencial e geracional para Jesus é através do legado de uma família inteira.  Se acertarmos isso em nossos lares, damos às gerações seguintes a melhor oportunidade de experimentar e compartilhar o amor de Jesus. Mas se não acertarmos a família, tudo o resto é uma estratégia fracassada. Simplificando, a família é uma missão crítica!
A melhor maneira de ter um impacto exponencial e geracional para Jesus é através do legado de uma família inteira.

Fatores de uma família unida

Então como você faz isso? Como você mora em uma comunidade de união com sua família? Como você olha para trás, depois de vinte e cinco ou cinquenta anos de ministério, casamento e família e diz: "Fiz o possível para liderar minha família e minha igreja da maneira que Deus quis que eu fizesse isso!" Tenho certeza que você também.
Começa por saber que quando você chegar ao céu, nunca ouvirá Deus dizer: “Grande trabalho plantando e cultivando essa igreja. Você fez isso às custas de sua família, mas sua igreja teve um impacto. Muito bem! Deixe-me esclarecer. Não sou de prever o que Deus fará ou não fará ou dirá, mas posso lhe dizer com plena confiança que Deus nunca dirá isso.
Isso não vai acontecer.
Deus quis que vivêssemos e liderássemos nossa igreja da melhor maneira para nossa família. Sua família é a primeira expressão de sua igreja local. Se você os ama e cuida primeiro, outros seguirão o seu exemplo. Eles também amarão e cuidarão de sua família primeiro.
Deus quis que vivêssemos e liderássemos nossa igreja da melhor maneira para nossa família.
Deixe-me dar alguns próximos passos claros. Melhor ainda, vou dar a você o melhor conteúdo que vem da minha esposa Sue. Ensinamos juntos um workshop chamado "Como ter uma família unida que dure"; grande parte do que vem a seguir vem daquela oficina em que ela fez a grande maioria dos trabalhos de casa. Eu adicionei alguns dos meus próprios pensamentos às idéias dela.
O título desta seção é um pouco enganador. Não estou tentando descrever uma família que tenha tudo junto. Nenhuma de nossas famílias tem tudo isso junto. Mina incluída. Mas, após 30 anos de experiência no ministério, sendo abençoado por ter crescido em uma família que ama a Deus e por ter uma esposa especialista nisso, posso ver as “famílias unidas” em meu livro, Together: The Great Collaboration , Traço quatro fatores - Deus, casamento, identidade e tempo. Vamos nos aprofundar no primeiro fator aqui.
 DEUS: As famílias são construídas sobre um fundamento espiritual.
Um estudo do Fuller Youth Institute sobre dinâmica relacional analisou o calor das famílias. O estudo analisou mais de 300 famílias em um período de 35 anos. As descobertas revelaram que o valor número 
correlacionado à criação de uma família de cordialidade e união é a fé. Os pesquisadores escreveram: 
1- As famílias em que os filhos e os pais se sentiam próximos eram mais propensas a serem famílias em que os filhos adotavam a fé de seus pais. 
Como mencionei acima, você encontrará mais três fatores no livro (e eles são úteis!), Mas décadas de experiência me mostraram que construir e permanecer juntos em uma base espiritual forte é o mais importante. Para esse fim, minha esposa, Sue e eu fizemos o possível para criar uma cultura familiar que valorizasse a fé em Deus e a fé um no outro.
 2 Valorizando a fé em Deus
Valorizar a fé em Deus significava que esperávamos que nossos filhos frequentassem a igreja, estivessem em um pequeno grupo e encontrassem um lugar para servir (uma vez que estavam na idade do ensino médio). Eu sei que é uma luta para muitos pais. Mas achamos que a frequência escolar não é uma opção; Então, por que a presença na igreja seria diferente?
Se você tem filhos no esporte, o que fizemos, quero que você pense sobre isso seriamente. Quando você deixa seus filhos escolherem esportes em detrimento das atividades da igreja, ele fala bastante e estabelece um precedente sobre como eles tomarão decisões quando entrarem na faculdade e além. 
Valorizando a fé um no outro
Valorizar a fé um no outro significava que a dúvida era normativa, e todos têm sua própria jornada com Deus. Compartilho mais histórias sobre fé um no outro no capítulo 4 do livro. 
A Grande Colaboração é modelada em um casamento íntimo e uma família saudável.
Mas, no espírito de mantê-lo real, deixe-me confessar três coisas que eu gostaria de ter feito de maneira diferente com nossa família:
1) Eu gostaria de ter falado mais sobre Jesus e a igreja menos.  
Em retrospecto, eu adorava iniciar e liderar uma igreja local tanto que acho que às vezes falava mais sobre a Igreja Cristã Comunitária e o NewThing do que sobre Jesus. Jesus está no centro de tudo - mas eu deveria ter tornado o implícito mais explícito.
 2) Eu gostaria de ter incentivado a servir mais e liderar menos.  
Eu amo liderança, e todos na minha família têm dons de liderança. Em meu esforço para incentivá-los e equipá-los, concentrei-me demais em "como eles poderiam influenciar os outros" e não o suficiente em "como eles poderiam servir aos outros". Ambos são bons, mas acho que inclinei demais a escala em direção à liderança.
 3) Gostaria que minha família tivesse me visto lendo mais a Bíblia.  
A leitura e o diário da Bíblia fazem parte da minha rotina diária há anos, mas eu gostaria que minha família tivesse me visto fazendo isso. Lembro-me de ver meu pai sentado na cadeira da sala de família (e meu avô também, agora que penso nisso) lendo a Bíblia. Isso impressionou. Quando meus filhos cresciam, eu geralmente saía cedo demais e ia a uma cafeteria ou restaurante de café da manhã para ler e estudar. E eles nunca viram isso.
Voltando à minha pergunta sobre minha amiga Talia: “Se ela cresceu na minha família (ou na sua), eu me pergunto o quão diferente a vida dela poderia ter sido.” Acho que sei a resposta. Sou grato por ela estar no céu agora, mas sua vida era muito menor e muito diferente do que Deus jamais pretendeu. Ela poderia ter tido muito mais e muito mais.
 As famílias são melhores juntas - é missão crítica.
Deus quer famílias inteiras e saudáveis, mas a Grande Colaboração não começa e termina na porta da frente de nossas casas. Estende-se às pessoas que Deus intencionalmente trouxe à sua vida. Você sabe quem é para você. Não fomos feitos para seguir sozinhos. 

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...