sábado, 28 de janeiro de 2017

Viver apaixonadamente - Tirando os Sonhos da Cabeça

Doces preferidos
Nossa vida mais real acontece quando vivemos nossos sonhos acordados. Henry David Thoreau

"Existem pessoas que colocam seus sonhos numa pequena caixa e dizem: “Sim, eu tenho sonhos, é claro que tenho sonhos”. Então, guardam a caixa bem escondida e pegam de vez em quando, só para ver se os sonhos ainda estão ali."  
Erma Bombeck

Os sonhos podem ser tão gostosos quanto o doce preferido da sua infância. Lembra-se dele? Um sonho é algo que nos chama, qualquer coisa que pareça impossível ou maluca, mas algo mais doce e agradável que qualquer outra coisa que possamos imaginar.

Para a maioria das pessoas, porém, a realização de sonhos raras vezes acontece tranquilamente.

Não leva muito tempo até que as nevascas da vida congelem os sonhos. O cotidiano tem um jeito próprio de desgastar os sonhos da juventude e desvanecer a esperança de vê-los realizados. Ganhamos queimaduras de gelo pelo frio amargo da decepção, do atraso e do adiamento. Em vez de sonhar alto e acreditar que Deus pode realizar coisas por meio de nós, passamos simplesmente para o modo de sobrevivência e colocamos os sonhos no gelo.

Deus nos colocou aqui por uma razão e plantou sonhos dentro de nós de modo que possamos fazer nossa parte para vê-los realizados. Queremos deixar esta vida sem arrependimentos. Os vários “se eu pudesse” e “e se” nos assombrarão a menos que tenhamos consciência de que devemos esforçar-nos para trazer nossos sonhos únicos à vida. Muitas pessoas, porém, não têm ideia de quais são seus sonhos e do que realmente querem da vida. Você não se sente assim às vezes? Nossa tendência é esquecer quais são nossos verdadeiros desejos e sonhos, porque eles estão enterrados sob uma avalancha de dor.

Creio que Deus quer descongelar aqueles sonhos que ele mesmo colocou em seu coração. Ele quer livrá-lo de uma existência comum e trazer seus sonhos de volta à vida! O salmista disse: “Provem e vejam como o Senhor é bom” (Sl 34:8).

Vale a pena refletir

Neste momento, qual é a sua conexão com seus sonhos? Sua vida diária reflete uma busca ativa de seus sonhos? O que o impede de fazer essa busca?

OS SONHOS FLUTUAM

Os sonhos têm mais variedades do que sabores de sorvete. Como saber se um sonho é de fato de Deus ou simplesmente uma ideia que surgiu em sua cabeça? Em primeiro lugar, o sonho de Deus nunca será contrário à sua Palavra, porque ele nunca se contradiz. Paulo nos contou o segredo para determinar se um sonho é de Deus quando disse que “Deus… é capaz de fazer muito mais do que nós jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais sublimes orações, anseios, pensamentos ou esperanças” (Ef 3:20). O sonho de Deus para nós flutuará como uma bola de sorvete colocada num copo cheio de refrigerante.

O sonho de Deus emerge, em primeiro lugar, porque exige fé. Se um sonho é de Deus, será tão grande em sua vida que você não conseguirá realizar sozinho. Se puder realizá-lo por si mesmo, nenhuma fé será exigida. A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).

O sonho de Deus também emerge porque faz diferença na vida de outras pessoas. Não é um sonho egoísta. Só você pode saber qual é o sonho de Deus para sua vida. Ele nos criou como seres sociais, tão relacionais quanto ele, e deseja que amemos e sirvamos aos outros como ele faz.

O sonho de Deus emerge ainda por outra razão: ele vem do cerne do que você é, de seu coração. As escrituras usam a palavra coração em referência a sua motivação interna, seu amor e suas paixões. Assim, quando lhe dá um sonho, Deus o coloca em seu coração. Quando Deus lhe concede a paixão por alguma coisa, o desejo dele é que você busque essa paixão por estar incorporada a seu ser, não por ele estar tentando seqüestrar a sua vida. Ele não lhe dá uma paixão por um sonho e depois o chama para cumprir um plano de vida completamente diferente.

Vale a pena refletir
Como você faz distinção entre seus próprios sonhos egoístas e os sonhos concedidos por Deus, plantados em sua vida? Como Deus revelou e realçou o sonho dele para sua vida?Qual foi sua resposta comum no passado? Em que aspectos sua resposta seria diferente se você tivesse apenas um mês para viver?

ESTRADA DE TERRA
Existe, em contrapartida, outra pessoa cujo propósito é pregar-lhe peças e enganá-lo. Esse inimigo tem medo de seu coração, porque sabe o que Deus pode fazer por intermédio das pessoas comuns como você para gerar uma enorme diferença no mundo. Satanás sabe que os sonhos começam no coração e, por isso, quer ferir seu coração, tirá-lo de ação e, com um frio capaz de atingir a alma, congelar o sonho que Deus lhe deu. Ele quer que nossos fracassos na vida nos incapacitem e nos desviem da busca do sonho.

A Bíblia diz que Deus tem um plano para nossa vida, grande e sofisticado. Mas Satanás também tem um plano para nós. A maneira mais clara de expressar esse contraste entre os dois propósitos é apresentada nesta passagem: “O ladrão veio apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10). O propósito de Deus é dar-lhe um sonho. O propósito de Satanás é roubar-lhe o sonho.

Se não conseguir impedir que corramos atrás do sonho de Deus para nossa vida, ele vai mudar de tática e tentar fazer com que duvidemos de nossos sonhos. Um de seus maiores aliados é nossa impaciência, com o medo, a preocupação, a ansiedade, a crítica e a frustração que em geral a acompanham. Se os exemplos das Escrituras e nossas próprias experiências servem de parâmetro, então haverá um período de espera antes que os sonhos se materializem.

Se você está na sala de espera da vida neste momento, saiba que não está sozinho.

Deus disse a Abraão que ele seria o pai de uma grande nação. Ele tinha 99 anos quando teve um filho! Moisés tornou-se o líder da nação judaica para tirar o povo da escravidão do Egito. Até mesmo Jesus Cristo, o Salvador do mundo, esperou trinta anos para começar seu ministério na terra.

Por que Deus manda todo mundo para essa sala de espera da vida? Creio que é porque ele quer que aprendamos a confiar nele. Deus nos prepara para realizar o sonho quando nos ensina a confiar nele. Enquanto esperamos, aprendemos que ele está bem perto, ao nosso lado, dizendo “nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hb 13:5). Talvez não entendamos o que ele está fazendo naquele momento, mas sempre podemos confiar no coração de Deus.

A incrível ironia é que Deus se alegra em curar nossas feridas e transformá-las em fontes de força para realizar os sonhos que ele tem para nós. Deus pode usar a própria experiência dolorosa que você gostaria de esquecer para fazer diferença na vida de outras pessoas. Lembre-se sempre de que, independentemente do que estiver passando, nenhum problema pode destruir o sonho de Deus para sua vida.

PARA A VIDA TODA
1- Pegue sua “caixa de sonhos”. O que há dentro dela? Quais são seus sonhos congelados? Em outras palavras, o que você tentaria fazer para Deus se tivesse certeza de que não fracassaria?

2- Faça a descrição por escrito de um sonho que você tem e que acredita ser de Deus. Como ele “flutuou até emergir” em sua vida? Em que aspectos ele exige fé de sua parte para que seja realizado? De que maneira isso pode servir outras pessoas?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...