“‘Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; mas vós O conheceis; porque habita convosco, e estará em vós’ (Jo 14:16, 17). O Salvador estava apontando para o futuro, ao tempo em que o Espírito Santo deveria vir para fazer uma poderosa obra como Seu representante. O mal que se vinha acumulando por séculos, devia ser resistido pelo divino poder do Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos, p. 47).
Muitos cientistas estão dizendo que o mundo precisa urgentemente de uma renovada geração de homens e mulheres. Temos engenheiros genéticos que acreditam serem capazes de criar qualquer tipo de pessoas que quiserem. Mas ciência e a tecnologia não podem mudar a natureza humana básica.
Somente Deus pode nos regenerar. Da mesma forma que fomos gerados fisicamente, podemos nascer de novo espiritualmente. Em João 3, observamos que o novo nascimento é necessário e indispensável.
Nicodemos era rico e fazia parte do Sinédrio. Jejuava diversas vezes por semana; todos os dias, passava alguns momentos no templo em oração; dava o dízimo do que ganhava; era um mestre religioso de destaque. Mas precisava de alguém maior do que um mestre. Ele precisava de um Salvador. Mais do que de religião, ele precisava de regeneração. Mais do que de lei, ele precisava de vida.
A doença do ser humano chama-se pecado. Daí a necessidade, a urgência do novo nascimento. Sem Deus, o ser humano sem Deus tem seu entendimento cegado pelo diabo (2Co 4:4). Só o Espírito Santo pode nos convencer da profundidade do nosso pecado (Jo 16:8-11).
Sem a ação do Espírito Santo, é impossível chegar a Cristo.
É maravilhoso saber que, para o maior pecador, ainda há esperança, pois o Espírito Santo pode tocá-lo e levá-lo ao Salvador.
O novo nascimento, ou regeneração, constitui o maior milagre. É a mudança do homem interior (Ez 36:24-27).
Regeneração não é mérito do evangelista, do pregador, nem é fruto de estratégias humanas, mas resultado da atuação do Espírito Santo. Regeneração é ressurgir dentre os mortos, é despir-se do velho homem com seus efeitos e revestir-se do novo homem.
Não podemos causar a regeneração (Jo 1:13); ela não é fruto das obras (Tt 3:5); não é fruto da justiça própria (Is 64:6); é obra do Senhor, vem de cima e começa no nosso interior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...
-
“Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua...
-
O que significa o que Jesus disse pra Natanael: “Te vi debaixo da figueira”? Esta questão sobre Natanael debaixo da figueira é muito intrig...
-
Pedro antes do Pentecostes 1. Impulsivo (agia sem pensar) Mt 14.28; 17.4; Jo 21.7. 2. Cheio de contradições: a) Presunçoso (Mt 16....
Nenhum comentário:
Postar um comentário