domingo, 29 de janeiro de 2017

Viver apaixonadamente - Ligando o motor - A toda velocidade

"Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte o que o faz sentir-se vivo, e corra atrás disso. Por que o mundo precisa de pessoas que tenham vida." Howard Thurman

"Nunca é tarde demais para ser aquilo que deveria ser." George Eliot

VOCÊ JÁ SE SENTIU IMPOTENTE na vida? Ouço de muitas pessoas que a principal razão por não tentarem mudar é o fato de se sentirem impotentes para alterar a combinação de forças das circunstâncias presentes na vida delas. Suas baterias emocionais estão descarregas, e sua energia mental se evaporou. Você não é o único. Há momentos em que todo mundo se sente impotente.

Há pouco tempo eu e minha família, fomos a uma pista de motocross e ficamos admirados com tantas lombadas, curvas e zigue-zagues que vimos. Quando chegou nossa vez de entrar no circuito, recebemos instruções sobre o controle das motos – com um motor de 250c, elas têm muita potência.

Então me ocorreu uma ideia: e se eu simplesmente empurrasse minha motocicleta por todo o circuito? Suponha que eu nunca ligasse o motor, que nunca usasse sua potência, mas simplesmente empurrasse a motocicleta por todas as ladeiras e curvas fechadas. Isso seria loucura, não é? Contudo é dessa maneira que muitos de nós enfrentamos a vida. Uma transformação fundamental ocorre quando percebemos que todo o poder de Deus está a nossa disposição. Temos os cavalos de força de Deus para nos ajudar, a curar nosso casamento, restaurar nossas finanças, salvar nossa família, intervir em nosso local de trabalho e resgatar nossa vida.

As pessoas que se defrontam com a fase final da vida, são forçadas a reconhecer sua impotência e suas limitações. Quanto mais enfraquecem, mais precisam depender dos outros para cuidar delas. Por fim são forçadas a se voltar para Deus. A ironia é que quando finalmente param de lutar e confiam na força do Senhor, descobrem o verdadeiro poder para viver ao máximo o restante dos dias.

Você se sente como se estivesse empurrando uma motocicleta por uma trilha acidentada? Com um motor poderoso, tudo o que você tem de fazer é ligá-lo e usar o poder de Deus para a sua vida. Efésios 1:19-20, BV: “Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o poder para ajudar aqueles que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder que levantou Cristo dentre os mortos”. Deus lhe dará todo o poder de que você precisa para o estilo de vida de um mês para viver.

ACIDENTES VIOLENTOS

A vida é muito semelhante ao motocross: mudanças de trajeto e curvas fechadas; rotas emburacadas e sulcos profundos. Aparece um trecho de terreno plano, mas cuidado, logo surge outra curva.

Todos nós derrapamos algumas vezes nas pistas da vida. A questão não é se vamos bater, mas quando vamos bater. Enquanto trabalhava na invenção da lâmpada elétrica, Thomas Alva Edison declarou: “Eu não fracassei. Simplesmente descobri dez mil maneiras de não fazer funcionar”. O maior poder que precisamos na vida é o de recomeçar. Então, como você recomeça depois de um acidente?

Meu exemplo favorito de recuperação é Simão Pedro, um dos apóstolos de Jesus. Na área de acidentes ele é o campeão! Pedro tornou-se um grande campeão de Cristo, um dos maiores de todos os tempos, e também um dos fundamentos da igreja. Se fizermos uma reconstituição do acidente de Pedro, três lições surgirão, as quais são tão relevantes para nós quanto foram para ele. Quando as forças da vida nos atingem com vigor e então batemos e caímos é bom saber que nosso Deus é o Deus das segundas chances. Não é apenas o poder para um recomeço; é também o poder para voltar à trilha e andar mais rápido que nunca.

Vale a pena refletir
Quando foi a última vez que você se envolveu num acidente serio? Como você lidou com ele? De que maneira esse impacto continuou influenciando sua vida? Como afetou seu relacionamento com aqueles a quem ama? E seu relacionamento com Deus?

LIÇÕES DA PERDA
Se você precisa de poder para recomeçar, então deve aprender com as perdas. A chave para aprender essa lição, tomar posse dela e ativá-la é admitir humildemente as falhas. Pedro foi um dos primeiros membros da equipe de Cristo. Jesus disse: “Você será o capitão da equipe, minha âncora, minha base” (cf. Mt 16:17-18).

Do mesmo modo nós muitas vezes fazemos, Pedro exagerou na confiança. Na noite em que Jesus reuniu a equipe no cenáculo, no dia anterior a grande corrida, Ele os advertiu: “Essa vai ser a corrida mais difícil de sua vida”. Os saltos serão maiores, as curvas mais fechadas e, antes de tudo acabar, todos vocês vão derrapar.  Mas Pedro disse: “Eu não, o Senhor não se lembra? Eu sou a rocha. Sou o campeão. Não quero saber das condições do circuito. O Senhor pode contar comigo. Estarei ali, ao seu lado, até o fim” (cf. Mt 26: 31-33).

Mas então o que aconteceu? Logo foi dada a largada, Pedro derrapou, a queda foi muito feia. Ficou com medo, perdeu o controle e negou Jesus três vezes. E tudo piorou ainda mais. Havia um espectador especial na arquibancada: “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: ‘Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes’, e saindo de lá chorou amargamente” (Lc 22:61-62).

Jesus olhou diretamente para o coração dele e viu arrependimento, a culpa, a vergonha. Não condenou seu amigo e disse aos berros algo como “Eu não disse?”. Ele olhou para Pedro com compaixão e não falou uma palavra sequer.

Assim como Pedro algumas pessoas, estão no meio do acidente. Mas Ele de fato diz algo, Ele diz que, por causa do poder do amor que Ele tem por você, o fracasso nunca é final. Por causa do poder da cruz. O fracasso nunca é fatal. Temos o Deus da segunda chance, e Ele deseja dar-nos o poder de recomeçar de novo.

Preciso admitir meus pecados para poder ser perdoado. Preciso admitir os fracassos para aprender com eles. “Quem tenta esconder seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (Pv 28:13, BLH).

E mais você também deve livra-se da culpa. Deixe que ela se vá! Talvez você ache que está longe demais da trilha de Deus para a sua vida neste momento, não sendo mais possível voltar. Tenho boas notícias para você: prepare-se para uma corrida maravilhosa. Deus diz: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo a diante de vocês para a Galileia” (Mc 16:7).

Jesus sabia que Pedro estava totalmente arrebentado e achava que Deus jamais o usaria outra vez. Cristo queria que ele soubesse: “Pedro, eu ainda tenho uma corrida para você. Sei como está se sentindo, mas você ainda está incluído. Vou lhe dar o poder de começar de novo, de voltar a ser um grande campeão para mim”. Deus lhe diz a mesma coisa hoje: “Não me esqueci de você. Tenho uma grande corrida para você. Levante-se e vamos em frente!”.

Vale a pena refletir
Qual foi a lição mais difícil que você aprender, com algum acidente da vida? De que maneira o aprendizado dessa lição fortaleceu o seu caráter e sua fé?

O PODER DA NEGAÇÃO
Depois de aprender com suas perdas e livrar-se da culpa, o passo seguinte de Pedro foi render-se à força de Deus. É como se Pedro tivesse percebido que estava usando o combustível errado. Assim como Pedro, para recomeçar, você precisa render-se ao poder de Deus. Mas render-se significa abrir mão. Jesus explicou isso do seguinte modo: “Se quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lc 9:23). Pedro negou a Cristo e se acidentou, mas quando aprendeu a negar-se a si mesmo tornou-se um campeão. Você entende a relação? A cada dia chego a um ponto no qual percebo que não consigo prosseguir. Todos os dias chego a um ponto em que caio exausto e digo: “Deus não consigo fazer isso, desisto!”. E Deus diz: “Finalmente. Tenho esperado muito por isso. Agora posso envolver-me e dar-lhe meu poder e minha força”.

Vamos fracassar sempre em nossas tentativas de mudar se fizermos tudo por nossa conta, sozinhos. Deus tem muito mais recursos a nossa disposição – combustível ilimitado num circuito incrível que nem podemos imaginar.

Você foi planejado para seguir por esse caminho a toda a velocidade!

PARA A VIDA TODA
1- Faça uma lista de tudo o que o impede você de confiar plenamente a vida a Deus: desapontamentos e feridas do passado, perdas, dúvidas e assim por diante. Depois pergunte a sim mesmo o que seria preciso para você confiar que Deus, de algum modo, é capaz de usar essas coisas para cumprir o propósito que Ele tem para você. Ore durante um minuto por cada item e peça ajuda para descartá-lo.

2- Qual é o seu maior temor quando se trata de confiar a vida completamente a Deus? Em que se baseia esse medo? Escreva como você enfrentaria esse medo se tivesse apenas um mês para viver.

3- Quando fracassamos e tentamos voltar para a trilha, ajuda bastante conversarmos com uma pessoa em quem confiamos. Marque um café com um amigo e compartilhe em que ponto do circuito da fé você se encontra.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...