sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Viver apaixonadamente - Escada Horizontal - Macaqueiro

"A segurança é, em grande parte, uma superstição. Ela não existe na natureza nem os filhos dos homens experimentam. A longo prazo, evitar o perigo não é mais seguro do que a exposição total. Ou a vida é uma aventura ousada ou não é nada." Helen Keller

Um navio está em segurança no porto, mas não é para isso que servem os navios. 
William Shedd

Quando meu filho Josh tinha quatro ou cinco anos, levei-o ao parque, e logo correu para o seu brinquedo favorito. “Me põe no macaqueiro”, ele disse. Eu o levantei, ele se segurou as barras e então o soltei. Com os pezinhos pendurados a um metro e meio do chão, ele seguia todo orgulhoso, segurando-se sozinho com um grande sorriso. Depois de cerca de um minuto, se cansou e disse:

– Chega. Pode me pôr no chão.

Então eu disse:

– Josh solte as mãos para eu pegar você.

Ele me olhou com um olhar preocupado:

– Não, me põe no chão.

– Tudo bem, Josh. Se você se soltar, eu o pego.

– Não! Me põe no chão!

– Josh, eu te amo. Prometo que pego você.

Aquele pequeno rapaz segurou a barra com toda a força. Continuou segurando até os dedos ficarem brancos e não conseguir mais aguentar. Finalmente se soltou e eu o peguei. Deus tinha uma mensagem pra mim naquele cenário, quase como se estivesse dizendo: “É exatamente dessa maneira que quero relacionar-me com você. Você se agarra a tudo desesperadamente, tentando fazer as coisas com suas próprias forças. Luta incansavelmente querendo controlar tudo, tentando fazer tudo do jeito certo, tentando agradar as pessoas, controlar todas as situações. Você se agarra e pensa que não há ninguém para pegá-lo e não conclui que é melhor segurar firme e apertar as mãos. Enquanto você fica pendurado com os dedos esbranquiçados, eu digo: ‘Solte, vou pegar você. Relaxe. Eu prometo. Amo você e vou pegá-lo’”.

Eu me esforço muito para manter tudo funcionando como acho que deveria ser, enquanto Deus está ali o tempo todo. Ele diz: “Criei você com minhas próprias mãos. Fiz você com um propósito em mente e morri para recuperá-lo. Por que não confia em mim? Entreguei minha vida por você. Sou o Deus do universo”. Por que tenho tanta dificuldade com isso? Preciso chegar todos os dias ao ponto em que percebo que não posso controlar tudo na vida e preciso soltar-me e render-me a Deus. Ele sempre me pega, e é nesses momentos que sinto sua paz e força em meio às pressões da vida.

Vale a pena Refletir

Neste exato momento, a que você está se agarrando e o que precisa abandonar para seguir adiante na vida? O que o impede de confiar que Deus vai pegá-lo?

SHOW DE TALENTOS

A única maneira de se arriscar para encontrar a grandeza é confiar em Deus em cada área da sua vida. Quando nos apegamos em nossos próprios métodos e objetivos, perdemos oportunidades que nos abençoariam e nos fortaleceriam. Deus nos criou para assumir riscos. Deus quer que confiemos nele para realizar coisas incríveis que jamais poderíamos alcançar sozinhos.

Jesus conta uma parábola que nos apresenta uma noção da estratégia real de investimento divino. Ele compara o Reino de Deus a um homem que, partindo para uma longa viagem, delegou responsabilidades financeiras aos seus servos. “A um deles deu cinco mil, a outro dois mil, e ao terceiro deu mil, conforme as habilidades de cada um. Então, partiu. Os dois primeiros trabalharam e dobraram o investimento. O homem que recebeu menos cavou um buraco e cuidadosamente escondeu o dinheiro de seu mestre”.

Quando o mestre voltou chamo-os para prestar contas. Os dois primeiros se tornaram sócios do mestre pelo sucesso que conseguiram. Já o terceiro disse “Mestre, sei que o Senhor exige o melhor e não faz concessões aos erros. Tive medo de que pudesse desapontá-lo, por isso encontrei um bom lugar para esconder seu dinheiro e deixá-lo em segurança. Aqui está ele, são e salvo até o último centavo”.

Então o mestre declarou furioso: “Essa é uma maneira terrível de viver! É um crime viver com tanto medo! Se você sabia que eu esperava o melhor, porque fez menos que o mínimo? O mínimo que você poderia ter feito era investir o dinheiro com os banqueiros e assim pelo menos eu teria obtido um pouco de juros. Peguem os mil e dêem para aquele que mais se arriscou. Livrem-se desse covarde cheio de ‘cuidados’. Lancem-no na mais profunda escuridão” (Mt 25:14-30, A mensagem).

Deus não quer que o temamos a ponto de inibir nossa disposição de nos arriscarmos a crescer. Assim é comum que façamos tudo dentro de uma margem de segurança, satisfeitos com o modo como as coisas estão e justificando nossa visão conservadora ao dizer a nós mesmos que é isso o que Deus deseja. Mas todo mundo tem espaço para crescer na vida. “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” (Lc 12:48).

Vale a pena refletir

Em quais áreas as possibilidades de você assumir um risco são maiores – pessoal, profissional, relacional ou espiritual? Em quais você tem a tendência de agir com cautela? Por que é mais fácil assumir riscos em algumas áreas do que em outras?

GERENCIAMENTO DE RISCOS
O que nos leva a nos apegar a nossos próprios esforços em vez de nos arriscarmos para encontrar a grandeza que Deus tem pra nós? Para muitos é a perda do controle. Achamos que se realmente nos soltarmos e permitirmos que Deus nos pegue e nos direcione, passaremos a vida toda condenados na prisão, fazendo o que odiamos. Nada poderia estar mais longe da verdade! Deus criou cada um de nós para cumprir um propósito, e nos projetou de maneira única para realizá-lo. Ele plantou a eternidade em nosso coração, com as sementes da grandeza que só podem crescer por nossa disposição em servir.

O medo é outro grande obstáculo que nos mantém presos às barras, mesmo depois de ter chegado a hora de seguir adiante. A Bíblia diz que o perfeito amor expulsa o medo (1 Jo 4:18). Quando conhecemos o amor de Deus, o cuidado e a compaixão de um Pai amoroso que anseia que confiemos nele, então podemos soltar-nos. Seu amor é muito maior que nosso medo.

SIMPLESMENTE FAÇA
Muitos dos adiamentos que fazemos servem apenas para manter a vida segura, confortável e medíocre.

Perdemos muitos momentos pequenos e grandes quando não estamos dispostos a romper o padrão de seguir pelo caminho de menor resistência e tentar coisas maiores. Mas se soubéssemos que nossos dias estão contados e de repente nossas prioridades se mostrassem claras, seria muito mais fácil ouvir o chamado de Deus e mergulhar.

Se você está cansado de agarrar as barras e sente que está perdendo o controle da sua vida, solte-se e sinta os fortes braços de um Deus amoroso pegando você. Na força da graça de nosso Pai celestial, você sentirá a segurança e a paz que tanto deseja.

PARA A VIDA TODA
1- Faça uma lista de itens, recursos, dons e oportunidades que você recebeu para gerenciar. Ao lado de cada um, descreva a maneira como os obteve (por exemplo, nasceu com eles, recebeu-os de alguém, trabalhou por eles) e anote a parcela de controle que você teve na maneira como eles lhe foram entregues. Por fim, anote como acredita que Deus gostaria que você investisse cada item da lista e como pode fazer esse investimento.

2- Quando você se decepcionou com Deus? Em que momento ele não foi até você da maneira que esperava? Como isso afetou seu relacionamento com ele? Como você pode depositar confiança nele como seu Pai amoroso mesmo se sentindo decepcionado? Passe um tempo em oração hoje falando de sua decepção pedindo ajuda para confiar mais em Deus.

3- Cite um risco que acredita que Deus está pedindo para você assumir neste exato momento da vida. Escreva seus temores quanto a assumi-lo. Descreva o que de pior pode acontecer se você assumir esse risco e falhar. Ore para que Deus o ajude a enfrentar seus medos de modo que possa fazer o que ele deseja.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...