terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O perigo das más conversações


Não é novidade pra ninguém o tema deste assunto, “mensagem antiga”, “tema batido” e por aí vai. Acontece que o assunto quando é espiritual e principalmente estamos falando da Bíblia, o tema continua atual e nunca ficará fora de moda.

Versículo-chave: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33


Além de não ficar fora de moda, cada vez que lemos a Palavra de Deus, se estudarmos aquela passagem milhões de vezes, milhões de vezes o Espírito de Deus falará conosco de forma diferente e nova, isto é claro, abrindo os nossos corações pra isso. A Palavra de Deus é viva!

Neste artigo você verá: tópicos:

– Conversações do meio social

– O perigo do monólogo

– A influência da visão

– Como lidar com os efeitos das más conversações

As más conversações vista  de um olhar mais criterioso

Quando lemos a passagem em 1 Coríntios 15:33 “…As más conversações corrompem os bons costumes”, geralmente tendemos a analisar de forma a olhar sempre para as amizades com pessoas que não servem ao Senhor.

Talvez por esta razão, por muitos anos pensamos e fomos ensinados à nos afastar de amigos, parentes e colegas de faculdade ou trabalho (onde na verdade, deveríamos nos aproximar mais e influenciá-los com o perfume de Cristo em nossas vidas).

Sem percebermos, o perigo pode estar mais perto do que imaginamos, e talvez para isso você talvez não tenha dado a devida importância.

Conversas, diálogos e grupos de relacionamentos do dia a dia

Vivemos numa sociedade, onde se faz necessário o convívio e relacionamento com pessoas que não servem a Cristo, e logo quando falamos deste tema, geralmente lembramos delas: faculdade, trabalho, parentes e escola.

Apesar de algumas vezes brotar um assunto que não condiz com a nossa realidade, é importante não só manter a amizade, mas deixar transparecer o amor de Cristo por estas pessoas, não digo porém, ir à festas de teor propício ao pecado, onde você já sabe o que vai rolar lá, mas sim manter uma postura de servo de Deus e está inserido com a galera exalando o bom perfume de Cristo e dando bom testemunho de uma vida de felicidade por servir a Cristo.

Se você for temente ao Senhor, certamente as pessoas o respeitarão e você estará mostrando o quão diferente é, quando estiverem falando coisas que não convém a você ouvir, certamente pararão ou se sentirão desconfortáveis quando você se aproximar.

Manter contato, respeito, amizade com os ímpios, será fator determinante para convidá-lo a ir ao culto, uma festa ou uma célula. Se for uma pessoa apática, as pessoas dificilmente aceitarão o seu convite.

Demonstre com seu olhar, postura e mansidão, o quão feliz você é, certamente despertará curiosidades por você ser amigável, feliz. O seu testemunho causa um “bom incômodo”.

O perigo do monólogo

Aqui é o ponto onde queria realmente chegar. A Palavra de Deus diz que “a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6:45 b

“E a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus.” Romanos 10.17

Logo, más notícias provenientes dos meios de comunicações, ao entrar pelo ouvido também causarão outros sentimentos e emoções que não tem ligação nenhuma com a fé, e sim desconforto, tristeza, revolta, medo, insegurança e outras coisas que não provém de Deus.

O processo de fé e a falta dela

É simples este processo, e falei sobre ele no post Como preserva a fé, observe:

– Quando você ouve algo, isto vai para o coração;

–  do coração para a boca ( a boca fala do que está cheio o coração, você lembra?);

– da boca para o seu ouvido e também de quem o ouve;

Depois o ciclo se repete: 1,2,3 … 1,2,3. Percebemos então, o quanto é importante guardar-nos de ouvir coisas que não edificam, pois, da mesma forma que palavras que edificam produzem bons resultados, as que não edificam, produzem maus.

A influência da visão

A visão também faz parte deste processo de fé. Pois por ela, assim como no “monólogo com a TV e internet, ao colocar coisas más diante de nossos olhos, aquilo que já reflete negativamente em nossos sentimentos e nossa alma.

Diante desta afirmação o salmista expressou: “…Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101.3

O Senhor Jesus foi bem categórico a respeito de membros que nos possam impedir de chegar à vida eterna, e um deles foi a visão.

“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.”

Mateus 5:29

Claro que, num sentido figurado, arrancar o olho pode significar muitas coisas além de se auto mutilar. Uma interpretação por exemplo, é evitar olhar para coisas que lhe levarão a pecar.

Para ir morar no céu, vale todo sacríficio contra o pecado, nem que precisasse de fato retirar os olhos. Mas por favor! Prefira buscar uma vida de santidade, rs. Concorda? Também acho melhor, rs. Só para descontrair.

Continuando…

Como lidar com os efeitos das más conversações

Bem amados, vivemos num mundo que está entregue aos prazeres carnais e degradações de coisas que antes eram conhecidas como verdades e hoje, são vistas como mentiras.

O certo virou errado e o errado virou o certo. A palavra de Deus em Romanos 1:25 parte a, diz a respeito da postura do homem: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira”…

Os meios de comunicação como televisão, rádio, jornais e internet, veiculam a todo instante notícias ruins, e que se não vigiarmos, damos lugar a essas coisas ao invés das coisas de Deus.

Notícias ruins produzem todo e qualquer tipo de efeito contrários a vontade de Deus. Tristeza, desconfiança, ira, falta de fé e esperança por um futuro melhor.

Se não estivermos com nossas vidas no altar, fazemos ao contrário do texto:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2″

Outro: (Porque andamos por fé, e não por vista). 2 Coríntios 5:7

Não podemos evitar muitas vezes ouvir notícias más, a diferença está, como agiremos ao ouvir ou ver situações que agiremos totalmente diferente do mundo.


Neste mundo vil e pecaminoso, a única forma de se manter firme na presença de Deus é usar os olhos para observar a Palavra de Deus, usar a boca para professá-las e o ouvido atento para guardá-las.

Observando as Escrituras, não ficaremos confundidos neste mundo de distorções da verdade e mentiras, antes, com o nosso testemunho e postura, influenciaremos vidas e não nos deixaremos se levar e perder os bons costumes.

Fuja das más conversações! Leia mais a Bíblia e influencie a sua geração!

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...