terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Viver Apaixonadamente - Espremido pelo tempo!

GASTANDO SEU RECURSO MAIS VALIOSO

"Não quero chegar ao fim da vida e descobrir que vivi toda sua extensão. Quero ter vivido também sua largura." Diane Ackerman

Cuide muito bem de seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido.
Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes jóias de uma vida útil. Ralph Waldo Emerson

Imagine que foi pegar seu check-up anual e o médico disse que você terá somente mais 6 meses de vida. O que você faria? Agora responda: como foram os 6 últimos meses da sua vida até hoje? Pode ser que tenha sido muito longo por você não ter paixão nem energia suficiente pela vida. Talvez esteja desinteressado, indiferente ou descontente perguntando se é só isso que a vida tem a oferecer mesmo. Em contrapartida, deve lembrar-se de momentos em que o tempo voou, que você estava em boa companhia ou imerso em alguma atividade. O que diferencia os dois momentos? Avalie como você veria o tempo se soubesse que seu último dia está a apenas algumas páginas da sua agenda. Certamente as horas, os dias e os minutos se tornariam bem mais preciosos.

Espremido pelo tempo
De fato, tarefas e responsabilidades diárias precisam de atenção, mas, até mesmo essas, podem estar conectadas a objetivos maiores como: falar com o cônjuge, ensinar os filhos, e ligar-se a Deus. O corriqueiro pode tornar-se magnífico quando estamos intimamente conectados a cada hora e às pessoas ao nosso redor. Todos nós temos os mesmos minutos do dia. Nem mais nem menos. O fato é que estamos presos às 24h. O modo como você investe essas horas, porém, pode determinar a diferença entre o senso de realização – por saber que você está fazendo exatamente aquilo para que foi criado – e o de arrependimento. Faça uma análise de custo-benefício para descobrir se a maneira como gasta seus dias produz o que deseja. Quando aumentamos a energia e o grau de envolvimento, multiplicamos o tempo. Não se trata de adicionar anos à vida, mas vida aos anos.

Vale a pena refletir
O que mais consome seu tempo diariamente? Seja o mais específico possível em sua resposta. Muitos dizem que o trabalho consome a maior parte das horas do dia, mas faça uma subdivisão. O que exatamente consome seu tempo no trabalho? Que importância tem essa atividade? Quanto é satisfatória? Quanto tempo do dia você passa fazendo somente aquilo que faz melhor?

O teste do tempo
A única maneira de você e eu conseguirmos extrair o máximo de tempo restante é gastar cada dia de maneira que deixemos atrás de nós um legado digno. Em sua carta a igreja Paulo escreveu: “Como operadores que somos nessa obra com vocês, imploramos que vocês não desperdicem nem um pouco desta maravilhosa vida que Deus nos deu” (2Co 6.1, The Message). Ele queria dizer: “Não desperdice seu tempo porque ele é sua vida”. Um momento regular de descanso e recuperação, um sábado no sentido bíblico é essencial em nossa programação. Até mesmo o Criador descansou e guardou um sábado. Se nosso objetivo é gerenciar o tempo de maneira que ele seja maximizado, então precisamos viver de acordo com o relógio eterno, ouvindo Deus e nossa vida, prestando atenção ao corpo e ao coração.

Richard Koch, autor do best-seller O principio 80/20¹, fez um estudo com muitas empresas e indivíduos bem-sucedidos e chegou a conclusão: para a maioria das empresas, 20% da atividade produz 80% dos resultados. O mesmo principio se aplica às pessoas: 20% daquilo que se faz na vida produz 80% dos resultados; 20% do que você faz com sua vida produz 80% de felicidade; 20% das pessoas com as quais você mantém contato produzem 80% de sua alegria nos relacionamentos.

Vale a pena refletir
De maneira geral, você concorda com o principio 80/20? Ele parece encaixar-se em sua vida e na maneira como você gasta o tempo? Quais atividades de sua vida você qualificaria como desperdício de tempo? O que o impede de gastar esse tempo com atividades mais significativas?

Relógios eternos
Não fomos programados para ser escravos do tempo. Fomos criados para sermos presentes e ativos na vida dos que estão ao nosso redor. Aproveite o máximo do seu tempo produzindo um legado que durará muito além do tempo que você vai viver aqui na terra. Faça isso hoje!

PARA A VIDA TODA
1- Anote num diário como você gasta cada dia desta semana. Tente atribuir um valor a sua produtividade (aquilo que realizou) e seu grau de contentamento (como se sentia a cada dia). Como qualificaria a relação custo-benefício da maneira como usa o tempo?

2- Qual foi o fator que desperdiçou seu tempo na semana passada? O que você ganhou com isso? Algo que o distraiu, entreteve, fez você evitar alguém? Existe outra maneira de usar seu tempo para gerar um impacto maior e mais significativo?  Talvez você precise passar menos tempo diante da televisão e ler mais, ou, quem sabe, navegar menos na Internet, sair pra caminhar ou fazer exercícios. Crie uma pequena lista de atividades alternativas para fazer na próxima vez em que for tentado, por hábito, a desperdiçar seu tempo.

3- Como descreveria a fase atual de sua vida? Você se sente soterrado sob terras gélidas, hibernando no aspecto emocional? Ou o cenário se parece mais com a primavera, com sinais de surgimento de uma nova vida? Para você, o que significa aceitar e honrar a situação em que está agora?


 Até amanhã!!



Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...