sábado, 25 de janeiro de 2020

A esmola cristã

Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas... para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. - Mateus 6.2

A generosidade e a voluntariedade em ajudar pessoas sempre foram bem vistas na Bíblia. Deus, no entanto, nunca aprovou essas ações quando elas buscam os aplausos humanos. Parece que alguns gostam de contribuir com a motivação errada. Os fariseus ofertavam, mas não com generosidade. Eles queriam o louvor do homem e isto seria tudo o que eles teriam. O galardão deles seria tão somente a apreciação dos homens. Ações certas, mas com intenções erradas. Ainda hoje podemos agir com a mesma hipocrisia. Gostamos que nos anunciem, que nos aplaudam, que reconheçam nossos feitos, que apreciem nossa bondade. Jesus certamente nos desaprova. Pode ser que não façamos tanta questão dos aplausos humanos, mas nos sentimos autoglorificados em nossa mente.
Isto também não tem a aprovação divina. Devemos evitar o espírito de autogratificação. Devemos
manter a nossa generosidade em segredo até de nós mesmos. A mão direita não deve saber o que fez a esquerda (Mt 6.3). Busquemos a aprovação de Deus e não a nossa gratificação. “Para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6.4). Não nos esqueçamos que dar, contribuir, participar da assistência de alguém é uma bem--aventurança, um ato de felicidade e não um mecanismo de autopromoção (At 20.35). Sejamos generosos, mas com o intuito de glorificar tão somente a Deus e não a nós mesmos. A nossa recompensa deve vir do Senhor e não dos homens. 
Oração: Senhor Deus, torna-me semelhante a Jesus, que agia sempre com o objetivo de glorificar tão somente o Teu nome.


Fonte: Devocionário Cristão da Editora cristã Evangélica

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...