quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dia 16/06: “Mais além da responsabilidade” Lucas 4:16-20

Visão do dia: Quando falamos de responsabilidade podemos defini-la como a ação de assumir o compromisso de solucionar problemas que nós mesmos criamos, a lei do ideal é maior, porque isso leva-nos mais além, e nos coloca em uma posição de resolver problemas que os outros criam. A responsabilidade pertence ao contexto humano e não tem grande mérito, embora que o ideal está diretamente relacionado com “ir um pouco além”, com ele despertar de uma justiça em todos os contextos, com a revelação de buscar significado. O mundo está cheio de gente responsável ou irresponsável, mas eles não conseguem mudar a história, somente os que perseguem um ideal podem conseguir. Por isso o evangelho deve ser governado por um ideal, e a nossa mensagem deve despertar o ideal das pessoas. Quais são os princípios que nos levam a viver uma vida mais além da responsabilidade?


1) Entender que o mundo onde vivemos é injusto e os que vivem por um ideal buscam confrontar a injustiça, por exemplo: Jesus, foi mais além da responsabilidade e confrontou a injustiça, porque, o problema do pecado não foi ele que causou e sim foi envolvido, aceitando a cruz injusta e liberando perdão no momento mais injusto, o ideal que deveria manifestar Jesus homem para confrontar a injustiça, era ele Cristo, o ungido.
2) Os idealistas não são heróis, tem pontos fracos e já aprenderam a superá-los, mas todos os idealistas sabem assumir riscos.
3) Os idealistas não dependem do salário econômico, apesar de possuírem, porque sabem que isso os limita no alcance do ideal, crêem que pelo ideal que perseguem se abrirão as portas financeiras, sabem que neste mundo sempre há pessoas que estão dispostas a pôr seus recursos por um grande ideal.
4) Fazem as coisas para exceder, um idealista sabe que acontecerão muitas coisas depois da sua morte e por isso se projeta muito mais além da vida, a morte não é um problema, é simplesmente o passo para outra dimensão.
5) Um idealista renuncia ao saldo psicológico, é dizer, que os outros o reconheceram, o incentivaram, o aplaudiram, mas aprendeu à auto corrigir-se, auto recompensar-se e auto disciplinar-se, e quando se submetem a uma avaliação, sabem que superarão seus limites.
6) Dependem de salário espiritual, sabem que dependem da revelação para alcançar o ideal. Nunca abandonemos o ideal, porque discipulado, formação de pessoas, não podemos realizar sozinhos sendo responsáveis, mas por viver como um ideal. Os idealistas assumem riscos, e sabem que necessitam da revelação de Deus para continuar, crêem que o que fazem tem transcendência no tempo e são capazes de ir um pouco a mais.
Viva por este ideal: Conseguir que o Reino de Deus se manifeste!

Declaração de Fé: “O serviço do Reino de Deus me tem feito um idealista, e o vejo como o motivo da minha existência, é a resposta diante de uma sociedade injusta, não dependo do reconhecimento dos outros, mas que o meu projeto se prolongue no tempo através desta visão, é que os recursos provem do produto dela, por isso estou disposto a assumir riscos para que o Reino de Deus se manifeste. Meu ideal é ver uma sociedade mudada pela Palavra de Deus.”




Ação do dia:
1- Hoje se desafie a ir um pouco mais além em termos de ganhar pessoas para Jesus Cristo, ou pregar o evangelho, ou em termos de dar, o importante no dia de hoje é que se saia de um nível de responsabilidade e entre em um nível de ideal.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...