segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O sofrimento que gera frutos

Por: Thalita Fernanda

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:1-5

Jesus sofreu primeiro e, sendo Ele o caminho, se desejamos percorrer pelas mesmas ruas do viver que Ele percorreu, sofreremos também. Talvez mais do que precisamos, se nossas escolhas forem erradas, mas não existe jeito de fugir da tribulação. O cristão passa pelo sofrimento também e diferente do que o presente século ensina, sofrer faz parte da cruz do discípulo. O sofrimento gera resistência, força, e vida. Vamos dar uma olhada mais profunda no que Paulo disse em Romanos 5:

1. A tribulação produz paciência.
“Tribulação”, segundo o dicionário Priberam, significa:
1. Aflição, adversidade.
2. Perseguição.
3. Desassossego.
4. Trabalho.
5. Angústia.

Se estamos em aflição ou angústia, é porque não podemos fazer muito em relação àquilo que tem nos tirado o sono, pois se pudéssemos, já teríamos resolvido. Logo, nos tornamos totalmente dependentes de Deus – Se Ele não nos der uma direção, não saberemos pra onde ir. Se Ele não fizer nada, nossa situação não mudará. Se Ele não intervir, estaremos perdidos… logo, o que podemos fazer é entregar o que nos aflige nas mãos dEle e deixá-Lo agir. Essa espera é fácil? Não é. Pode ser uma tortura e tanto pra nossa carne, pra ser sincera, mas depois de um tempo ela gera paciência nos nossos corações: obrigados a esperar, se subjugarmos nossa carne suficientemente, aprenderemos a ser pacientes.

2. A paciência produz experiência

Quando esperamos em Deus, Ele vem ao nosso encontro.

“Na verdade, não serão confundidos os que esperam em Ti.” Salmos 25:3

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31

Essa é uma promessa que Ele nos fez, e a cumpre. A questão é que muitas vezes não conseguimos esperar o tempo de Deus pra mudar a nossa situação, e entramos em desespero, colocamos os pés entre as mãos, tentamos fazer as coisas acontecerem do nosso jeito. Mas quando esperamos, Ele vem. Ah, se vem. Vem e nos renova, vem e transforma (seja nosso interior ou o que tá acontecendo do lado de fora), vem e faz tudo novo. Depois de algum tempo vivendo isso, experimentando a fidelidade dEle, quando as lutas chegam finalmente conseguimos nos manter mais calmos, pois temos experiência pra saber que Ele é bom e nos socorre, que Ele é fiel e que o sofrimento não dura para sempre. Afinal, o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmos 30:5) – e a manhã é quando Ele chega e muda tudo, com a Sua luz inabalável.

3. A experiência produz esperança
Acho que agora as coisas ficaram mais claras, né? Depois de um tempo vivendo com Deus e experimentando Seu Amor e socorro, como já dito, temos esperança no nosso coração, pois sabemos que Ele não nos abandona. Sabemos que Ele nos ajuda, que Ele trabalha em nosso favor. Temos esperança no nosso Pai, no nosso Papai querido e amado.

4.  E a esperança não traz confusão, porquanto o Amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Aqui vejo Paulo dizendo claramente: “Deus nos ama. Ele não colocaria esperança no nosso coração para nos enganar e decepcionar. Ele é fiel”. A esperança (aquela colocada em nosso corações por Deus, não pelos nossos desejos e expectativas carnais) não traz confusão. Ele é bom, e trará à realidade renovo, descanso e novidade pras nossas vidas.

Então hoje eu quero te encorajar a continuar prosseguindo. Continue andando com Deus, continue sendo submerso na presença dEle. Ele é um Pai fiel.
Isso não é masoquismo: nós simplesmente precisamos passar por sofrimentos. Nós precisamos passar por aflições. Jesus ganhou um trono ao lado direito do Pai e um Nome que é sobre todo nome depois da cruz. Ele foi glorificado após o Seu sofrimento. Logo, se desejamos ver a glória de Deus em nossas vidas, passaremos sim por tristezas. E vou além: se realmente queremos morar na Eternidade, podemos esquecer a ilusão de que a vida Cristã é toda composta de flores e sorrisos. Precisamos crescer como crentes, amadurecer, nos fortalecer e nos tornar parecidos com Jesus para ficarmos com Ele pra sempre, e isso não acontece na zona de conforto, onde tudo é alegre e bonito.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do Amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:35-39

Por amor dEle somos entregues à morte todos os dias – nós precisamos morrer pra nós mesmos, todos os dias, pra que Ele viva em nós e brilhe através de nós. Não existe atalho na vida Cristã, porém uma promessa real, na qual podemos confiar:

“Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; Ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias Ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em Sua presença. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-Lo. Tão certo como nasce o sol, Ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.” Oséias 6:1-3

Ele nos ama, por isso nos aceita como somos. Mas nos ama demais para nos deixar da mesma forma. Por isso abrace o processo, pois o sofrimento que você está sentindo não pode se comparar à alegria que está chegando (Romanos 8:18).

– Extraído do site de Thalita Cumi

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...