quinta-feira, 5 de maio de 2016

OS PAIS ENSINAM PELO EXEMPLO

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” Dt 6.6

O teólogo alemão Albert Schweitzer disse que o exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única maneira eficaz de fazê-lo. Os pais precisam amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de toda a força. Essa verdade precisa estar no coração dos pais. Só então, eles estarão credenciados para inculcar nos filhos esse benfazejo ensino. Os pais são o espelho dos filhos. O espelho não grita; demonstra. Não fala; revela. 
O espelho, para ser útil, precisa ser limpo e iluminado.

De igual forma, a vida dos pais precisa ser pura e iluminada pela verdade. Um espelho embaçado ou envolto em trevas não pode refletir corretamente a imagem. A vida dos pais é a vida do seu ensino. Não criamos filhos com belos discursos; educamo-los com vida irrepreensível. Não inspiramos os filhos a amarem a Deus dando-lhes preceitos e mais preceitos, mas demonstrando a eles nosso amor por Deus e nosso apego à sua palavra.

Não motivamos nossos filhos a serem integrados na igreja se nós mesmos não somos engajados. Não matriculamos nossos filhos na escola da integridade, se eles veem em nós lampejos da desonestidade. A vida dos pais é a vida do seu ensino. 
O exemplo não é um mero recurso pedagógico na criação dos filhos, é o único instrumento capaz de inspirá-los a viverem de modo digno. (Extraído do site LPC)

Referência para leitura: Deuteronômio 6.1-6

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...