quinta-feira, 5 de maio de 2016

OS PAIS ENSINAM PELO EMPENHO

“Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho...”
Dt 6.7-9

Criar filhos não é tarefa fácil. Demanda esforço e perseverança. O exemplo é o fundamento do ensino, mas não substitui o ensino. Os pais precisam inculcar na mente dos filhos a verdade. Inculcar é um trabalho extenuante. É falar e tornar a falar. É ensinar e tornar a ensinar. É repetir à exaustão as mesmas coisas. Os pais precisam ter versatilidade e criatividade no ensino. Precisam ensinar na informalidade da vida. Assentar, andar, deitar e levantar são ações que resumem a dinâmica da vida. É nessa dinâmica que o ensino precisa estar presente.

Mais do que isso, os pais precisam lançar mão de recursos visuais para fixar na mente dos filhos a verdade divina. Precisam atar na mão e colocar como frontal entre os olhos. 
O conteúdo do ensino precisa ser escrito nos umbrais da casa e nas portas. Para todos os lados que os filhos se voltarem, e em qualquer atividade que se lançarem, a palavra de Deus será inculcada em sua mente.

Pais omissos ou preguiçosos não darão conta de tão gigantesca missão. Criar filhos para a glória de Deus demanda tempo, esforço e abnegação. De todas as tarefas da vida, esta é uma das mais sublimes e árduas. Que os pais não abdiquem de tão nobre missão, para que seus filhos andem em suas pegadas e aprendam a amar a Deus. (Extraído do site LPC)

Referência para leitura: Deuteronômio 6.7-15

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...