segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

"A religião é o ópio do povo."


Nós somos a Igreja do Senhor, o corpo de Cristo e porque não dizer o útero de Deus, o lugar onde há o novo nascimento e essa igreja acontece em nossos Grupos de Relacionamentos, no Grande Ajuntamento, no dia-a-dia. Existe o fenômeno dos desigrejados e devemos tomar cuidado para não cairmos nessa. O apóstolo Paulo em Hebreus 10.5 nos alerta: "Não dexeimos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veêm que se aprocima o Dia.
A palavra que Jesus usou se referindo a igreja foi Ekklesia. Esta palavra significa “ajuntamento”, mas não num mero ajuntamento para decidir coisas; mas para sermos restaurados, e desafiados a proclamar a Palavra de Deus que compartilhamos e vivemos em nossos relacionamentos.
Queremos propagar valores que fazem diferença em nossas vidas como membros desse corpo de Cristo. E assim, estabelecer a Ekklesia, corpo de Cristo na terra, que grande privilégio. Jesus diz “Eu vou levantar a minha Ekklesia e as portas do inferno não vão prevalecer contra ela”.
Ekklesia estava num contexto militar. Ekklesia era um grupo que ia para uma região para mostrar a cultura de um reino que era superior. A Igreja não deve estar limitada nas quatro paredes, a igreja deve ir em todos os âmbitos da sociedade, para representar os valores do reino.
Assim como o barco foi feito para a água, o crente foi feito para estar no mundo. Enquanto, o barco está na água, está tudo bem, mas se começar a entrar água no barco ele vai afundar. Você foi chamado para estar no mundo, mas o mundo não é para estar em você. Se começarmos a influenciar o mundo o reino de Deus será estabelecido .
A Bíblia diz que a igreja é a casa de Deus e, esta casa comunica valores para nós.
Mateus 5.14 “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.
Às vezes pensamos que estar na vibe do momento é estar conectado o tempo todo, e que isso vai nos oportunizar nos relacionar e assim falar de Jesus, ledo engano.
Você pode dizer, mas posso proclamar pela internet, claro que sim usaremos todas as ferramentas disponíveis para proclamarmos, mas cuidado com o ópio.
Mas afinal o que é ópio? 
Vamos lá:
ópio
substantivo masculino
  1. 1.
    FARMACOLOGIA
    mistura de alcaloides extraídos da papoula ( Papaver somniferum ), de ação analgésica, narcótica e hipnótica, us. tb. na produção de morfina, codeína, heroína etc.
  2. 2.
    POR METÁFORA
    aquilo que serve de paliativo ou que provoca adormecimento, embrutecimento moral.

Karl Max um socialista científico disse que a Religião é o ópio do povo. Mas posso afirmar sem medo de errar que hoje o ópio do do povo são as chamadas redes sociais. Achamos que estamos conectados, mas não estamos nem lá nem cá. Estamos "presentes" sem estar, logo não foi dado o presente de relacionar.
Até porque quando estamos lá compartilhamos apenas o que é superficial e quando somos mais profundos as vezes somos mau interpretados. Agora quando estamos cá com olho no olho, sentindo a respiração do outro, vendo seus olhos deciframos o coração, porque conseguimos perceber o quanto de verdade há em cada palavra. 

Nesta semana convido você ao desafio de se desconectar do relacionamento artificial (redes sociais e tv) e se conectar como nosso Mestre Jesus gostava, olho no olho, dando espaço para o outro falar e automaticamente recebendo espaço para poder proclamar.

Pastora: Arlety Amorim


Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...