quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Esperança!

A palavra “esperança” existe na maioria dos idiomas, o que sugere que nenhuma cultura consegue viver sem esperança. Na Bíblia, ela é usada mais de 100 vezes, e o que mais chama a atenção é que a esperança bíblica não é fruto de pensamento positivo. Não é algo que as pessoas têm em si mesmas nem uma força especial que alguns recebem ao nascer.
A esperança é algo que as pessoas desenvolvem em sua relação om Deus. Três coisas se destacam na esperança segundo a Bíblia. Primeiro, as pessoas esperam a solução de seus problemas em Deus. O salmista diz:
“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dEle vem a minha esperança” (Salmo 62:5). “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor” (Salmo 146:5).
As pessoas trabalham e se esforçam, mas contam com o poder de Deus ao enfrentar e superar os desafios e os perigos da vida. “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” (Isaías 40:31).
Além disso, os personagens bíblicos consideram Deus como sua própria esperança. No Salmo 65:5, lemos: “Ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra.” O profeta Jeremias diz: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7). Deus é a própria esperança no sentido de que Ele é a fonte do poder desejado e esperado.
Um terceiro aspecto importante da esperança é que ela leva as pessoas a ter confiança em relação ao futuro. Os filhos de Deus vivem intensamente o presente, mas eles sabem que a vida não se restringe a esta Terra. Há uma realidade superior e eterna depois desta. O próprio Deus afirma: “Há esperança para o teu futuro” (Jeremias 31:17). As promessas de Deus são fonte de esperança e certeza. Portanto, a expectativa daqueles que têm esperança em Deus é tremendamente positiva. Por isso, eles enfrentam os desafios com otimismo e reúnem mais forças em todos os sentidos, conforme comprovam as pesquisas mencionadas. A esperança tem poder. Paulo fala da esperança da ressurreição” como um tesouro para os cristãos (Atos 23:6; 24:15). O apóstolo estava seguro de que, por ocasião da segunda vinda de Cristo, vai se concretizar a “esperança da glória de Deus” com o estabelecimento de Seu reino eterno (Romanos 5:2). Nesse evento, toda a “criação será redimida do cativeiro da corrupção” (Romanos 8:21).
Essa expectativa positiva acerca do reino de Deus, com toda a Terra restaurada em uma vida livre da morte e do mal, diferencia os portadores da esperança daqueles que não têm esperança e vivem “sem Deus num mundo” dominado pela tragédia (Efésios 2:12). Sem Deus, o pessimismo domina o mundo, que segue sua história de guerra em guerra. Os jornais noticiam a violência, a crise da ecologia e a corrupção. Assim, a esperança perde espaço e o medo do futuro toma conta dos corações. Por isso, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer diz que viver é sofrer, com pequenos instantes de felicidade, o que leva a considerar a vida absurda e vazia. Assim, para muitos, não temos motivo para ter esperança no mundo. Deus, porém, rompeu com a marcha do mundo e derramou a esperança viva em nosso coração. Desta forma, a segunda vinda de Cristo em glória e majestade é considerada pelo apóstolo Paulo como a “bendita esperança” (Tito 2:13). Por causa da ressurreição de Cristo, testemunhada por uma multidão de mais de 500 pessoas (1 Coríntios 15:6), Pedro diz que Deus “nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1:3). Essa esperança é viva porque está estabelecida nas promessas de um Deus vivo, o qual é a própria personificação da esperança. Paulo diz que “Cristo em vós”é “a esperança da glória” (Colossenses 1:27), sendo Ele mesmo a “nossa esperança” (1 Timóteo 1:1).
Há um famoso e tradicional cântico cristão que diz: “Porque Ele vive posso crer no amanhã. Porque Ele vive temor não há...” Tudo o que desejamos são dias melhores, dias de paz, dias de segurança e justiça. Esse tempo ainda não chegou, mas esperamos e sabemos com todas as forças do nosso ser que vai chegar porque o Deus vivo assim prometeu. Foi Jesus que inspirou João a escrever: “Deus limpará de seus olhos toda lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4, ARC). Essa promessa enche nosso coração de uma esperança que se renova a cada manhã. A volta de Jesus em glória e majestade é a mais preciosa promessa de toda a Bíblia. É nela que todas as demais promessas estão alicerçadas, e é nela que você deve se apegar cada dia. Essa esperança não pode desapontar porque está firmada em um Deus vivo. No filme de Emmerich, a esperança do jovem Sam não estava fundada em um mero sentimento ou pensamento positivo, mas em uma promessa feita por alguém que ele conhecia bem: seu pai. Assim é a esperança em Cristo, que não desaponta porque está firmada na promessa de um Deus vivo, nosso Pai. A esperança que liberta está alicerçada na verdade da Palavra de Deus. De que vale uma esperança sem fundamento? De que adianta alguém se iludir com algo que nunca acontecerá? A esperança que alimenta o coração precisa ser confiável e estar fundada na promessa do Deus Todo Poderoso. Precisamos da esperança viva, que não desaponta porque está firmada na verdade.
Acesse: livro.esperanca.com.br para continuar lendo.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...