terça-feira, 25 de outubro de 2016

A CRUZ É TODA MINHA GLÓRIA

Gálatas 6.14 
         
Quando Paulo enalteceu a cruz, não pensou naquele madeiro. Muitos dão grande importância à figura da cruz. Carregam na roupa, em correntes no pescoço, etc., mas não no coração. Paulo viveu pela mensagem da cruz, que foi o seu grande tema. 

1.      Do que o apóstolo poderia se gloriar?
a.      De sua origem (2 Co 11.22ss.; Fl 3.4ss ). Eles são hebreus? Eu também sou. Eles são israelitas? Eu também sou. Eles são descendentes de Abraão? Eu também sou. É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim.
b.     De sua erudição e educação religiosa (At 22.3). —Eu sou judeu, nascido em Tarso, na região da Cilicia, mas fui criado aqui em Jerusalém como aluno de Gamaliel. Fui educado muito rigorosamente dentro da lei dos nossos antepassados. Eu era muito dedicado a Deus, como todos vocês aqui também são.
c.      De sua conduta exemplar (At 26.4-5). —Todos os judeus sabem como tenho vivido no meio do meu povo e também em Jerusalém, desde a minha juventude até hoje. Eles sempre souberam—e podem confirmar isso se quiserem—que desde o começo fui membro do partido dos fariseus, o mais rigoroso da nossa religião.
d.    Também de suas altas revelações, suas curas, seus grandes sucessos.
e.     Porem gloriou-se somente da cruz, e nunca se envergonhou dela (Rm 1.16). Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus.

2.      Porque Paulo enalteceu a cruz?
a.    Porque ela irradia o amor de Deus (Jo 3.16). Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
b.    Nela o amor de cristo alcançou se ponto culminante.
c.      Pela cruz, nossos pecados foram expiados (2 Co 5.19; Hb 9.26; 1 Pe 2. 24; Rm 5.10). Se fosse assim, ele teria de sofrer muitas vezes desde a criação do mundo. Pelo contrário, uma vez por todas ele apareceu agora, quando os tempos estão chegando ao fim, para tirar os pecados por meio do sacrifício de si mesmo O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados.
d.     Pela cruz, foi tirada a maldição  que pesava sobre nós (Gl 3.13). Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!”
e.      Por ela, grandes bênçãos nos são asseguradas (Rm 8.32). Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?
f.        Pela cruz nós somos vencedores (Ap 12.11). “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas”. “Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte.”
g.     Por ela somos feitos filhos e herdeiros de Deus (Rm 8.17). Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.

3.     Por que também devemos nos gloriar somente da cruz?
a.      Porque ela é o meio de nossa conversão (Jo 3.14-15). —Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.
b.     Da nossa santificação (Rm 6.6). Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.
c.      Pois é o meio mais edificante no nosso testemunho e convence os homens dos seus pecados (At 2.36-37). Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias. Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos:
 —Irmãos, o que devemos fazer?
Paulo: um exemplo
1.     Na sua humildade: considerou-se o maior dos pecadores (Tm 1.15). O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
2.      Nas suas convicções (Rm 8.38-39). Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro;  nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
3.      No seu conhecimento: a cruz de Cristo (1 Co 2.2). Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.
4.      Naquilo em que gloriava: as suas fraquezas (2Co 12.9-10). Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.
5.      No seu desejo maior e mais profundo (Fp 3.10-11). Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.
6.      Na sua maior glória: a cruz do Senhor (Gl 6.14). Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.
7.    No seu desejo ardente: estar com Cristo (Fp 1.23). Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor.


Gálatas 6.14
A cruz é minha glória, por que:

1.      Nela o  pecado foi apagado (1 Pe 2.24). O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados.
2.      Nela a salvação esta garantida (Hb 2.9). Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu.
3.      Lá a santificação foi consumada (Hb 10.14). Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado.
4.      Jesus selou ali a paz (Cl 1.20). Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.
5.      Nela estou crucificado com Cristo (Gl 6.14). Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...