sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O ESPÍRITO SANTO EM RELAÇÃO AO MUNDO

1. O Espírito Santo convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8). É ele quem dá ao homem convicção de pecado, neste nosso mundo onde dia-a-dia as consciências se entorpecem, se cauterizam; neste mundo onde certas correntes da Psicologia ensinam que sentimentos de pecado são apenas subproduto de condicionamentos de opressões culturais, sociais e religiosas, nada mais. E que não existe nenhum absoluto que possa julgar a conduta e a vida humana, porque todos os absolutos foram relativizados. Numa sociedade como a nossa, somente o Espírito Santo pode convencer o homem do pecado. A sociedade brasileira tem atingido índices inimagináveis de sodomia e perversão. Temos uma das televisões mais sujas do mundo, e a maior expressão de orgia pública do planeta e da história da raça humana, que é o carnaval. Neste país e nesta sociedade sem consciência, somente o poder do Espírito Santo pode convencer do pecado. Só o Espírito Santo pode persuadir de pecado o ser humano identificado com a cultura deste século. Todas as vezes que vejo alguém considerado “entendido” chorando, quebrantado, eu me regozijo com o milagre.
Ele convence da justiça. Convence não apenas do fato de que Deus é justo, mas de que ele é justo e justificador. Quando Jesus afirmou esta obra do Espírito, ele estava falando sobretudo da justiça e da justificação. O Espírito Santo convence da possibilidade de se ficar em paz com Deus, com a consciência tranquila; e traz convencimento da justificação. Após convencer do pecado e da possibilidade da justificação, se o homem confrontado com essas coisas não se apropria delas com fé e arrependimento, o Espírito então o convence do juízo, da condenação que vem sobre o diabo e todos aqueles que se fazem seus filhos pela obediência aos seus desejos (Jo. 8:44).

2. É o Espírito Santo quem detém o poder do anticristo. Em II Tessalonicenses 2:6-8, Paulo fala da vinda do anticristo, da apostasia dos últimos dias e do poder que hoje detém tal manifestação, para que esse mistério da impiedade seja manifesto apenas em ocasião própria. Literalmente é assim que o apóstolo diz: “Com efeito, o ministério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém.
Há quem diga que quem detém a vinda do anticristo é a igreja. Outros afirmam que é o poder político que está impedindo a manifestação do anticristo. No entanto, o que penso é que quem detém o anticristo é o Espírito Santo. Mas à luz do v. 6, seria difícil pensar que é o Espírito, porque o pronome que aparece aí ─ “e sabeis o que detém” ─ tem no original um sentido totalmente impessoal, não é pessoa, mas força, energia. Mas o v. 7 anula o questionamento, quando o chama de aquele, atribuindo-lhe pessoalidade: ou seja, é uma força pessoal que o detém. E a única força pessoal capaz de deter o anticristo na história é o Espírito Santo. É por isso que até aqui o anticristo não se manifestou. Têm aparecido os Hitlers, os Idi Amins, os Khomeinis da vida, mas o Espírito do Senhor continua detendo a manifestação final. No entanto, chegará a hora em que o Espírito cessará de deter, e essa manifestação será como uma das evidências, claras e inequívocas, de que a vinda do Senhor está próxima.

3. O Espírito Santo trabalha em toda a Terra. Apocalipse 5:6 diz que o Espírito de Deus é “enviado por toda a Terra”. Viajo frequentemente de avião em alturas muito elevadas. Olhando para baixo avisto choupanas mínimas, em lugares inóspitos. A primeira vez que atravessei o Atlântico e vi lá do alto as ilhas Canárias, pensei: “Meu Deus, tua Palavra me diz que o Espírito do Senhor está trabalhando em vidas ali!” Algumas vezes sobrevoei o deserto do Saara. De vez em quando apareciam povoados. Com a mente cheia do que Jesus dizia, repetia para mim mesmo: “E o Espírito de Deus será enviado por toda a Terra para aplicar a salvação em Jesus, e para derramar o conhecimento de Deus sobre a Terra assim como os mares enchem e cobrem a Terra”.


(Texto Extraído do Livro: Espírito Santo: O Deus que vive em nós do Pastor Caio Fábio)

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...