No texto encontrado em Atos 3.2, está escrito assim:
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
Esmolas – Às vezes, as diferenças importantes no grego ficam ocultas de nós. Esta palavra é eleemosunen. Literalmente significa misericórdia ou piedade. Mas passou a significar “esmola”, porque dar dinheiro aos necessitados era um sinal de ser misericordioso. Esta palavra se distingue de uma outra palavra no grego para compaixão. Esta outra palavra tem o significado de “as reações emocionais de solidariedade” e não a ação de demonstrar compaixão. É a diferença entre ter compaixão de alguém e realmente fazer algo por este alguém.
Infelizmente, nós aprendemos muito bem sobre como ter compaixão, mas pouco sobre ter misericórdia. Podemos observar pessoas necessitadas e nos “sentirmos tão mal por eles“, mas nossa piedade nunca se move para além de uma “sensação” emocional.
Claro, há sempre algo que podemos fazer, se estamos realmente dispostos a tomar algumas medidas. Compaixão sem qualquer ação tem pouco efeito. Se você deseja mostrar misericórdia, tem que arregaçar as mangas e “sujar as mãos”.
É maravilhoso saber que Deus teve mais do que apenas piedade de nós. Se entendermos a profundidade de sua misericórdia, nunca seremos capazes de irmos embora balançando a cabeça em compaixão diante de um necessitado. Com certeza, agiremos, porque Ele agiu em nosso favor.
A próxima vez que você ver algum necessitado de “esmola”, lembre-se que sua compaixão significa pouco, e misericórdia significa fazer algo. (PASTOR DANIEL COCHONI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário