quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O ESPÍRITO SANTO É DEUS

1. O  Espírito Santo  é  Deus  porque  Sua  natureza  é  divina;  e  a  natureza  básica  essencial  da divindade é espírito. Em João 4:24 Jesus fala sobre a natureza essencial de Deus, e afirma que Deus é espírito. Ora, se Deus é espírito, e o Espírito Santo é o espírito de Deus, e consequentemente tem a mesma natureza divina, resta-nos afirmar que ele é da mesma substância essencial da divindade.
2.   Ele é Deus porque estava presente na criação quando tirou as coisas do nada, do vazio, e do vazio fez o cosmos. É o que diz Gênesis 1:1-2. No princípio “criou Deus”, diz o v. 1 de Gênesis cap. 1. “Criou” vem do verbo hebraico bara, que significa “tirar do nada”. O texto de Gênesis poderia então ser lido assim: “No princípio tirou  Deus  do  nada os  céus  e  a  Terra.  A  Terra,  porém,  era  sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”.
3.    Ele é o mantenedor da vida, por isso é Deus. Em Jó 34.14 e 15 encontramos uma das mais belas e significativas afirmações bíblicas a esse respeito: “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu Espírito e o seu sopro, toda carne juntamente expiraria e o homem voltaria ao pó”.O  que  o  texto  está  dizendo  é  que  quem energiza,quem  sustenta  toda  vida,  os  corações latejando,  o  sangue  correndo;  quem  preserva  a  fotossíntese  dos  vegetais;  enfim que  mantém  vivo tudo que tem vida é o Espírito de Deus.
No Salmo 104 encontramos também a mesma afirmação de que o Espírito Santo é o mantenedor da vida. Confirme isto lendo o trecho entre os v.5 e 30:
“Lançaste  os  fundamentos  da  Terra,  para  que  não  vacile  em  tempo  nenhum.  Tomaste  o  abismo por vestuário e o cobriste; as águas ficaram acima das montanhas;à tua repreensão fugiram, à voz do teu  trovão  bateram  em  retirada.  Elevaram-se  os  montes,  desceram  os vales,  até  o  lugar  que lhes havias  preparado.  Puseste  às  águas  divisa  que  não  ultrapassarão,  para  que  não  tornem  a  cobrir  a Terra. Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes; dão de beber a todos os animais  do  campo;  os  jumentos  selvagens  matam  a  sua  sede.  Junto  delas  têm  as  aves  do  céu o  seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto. Do alto da tua morada regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazes crescer a relva para os animais, e as plantas para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão; o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite que lhe  dá  brilho  ao  rosto,  e  o  pão  que  lhe  sustém  as  forças.  Avigoram-se  as  árvores  do  Senhor,  e  os cedros do Líbano que ele plantou, em que as aves fazem seus ninhos; quanto à cegonha, a sua casa é nos ciprestes. Os altos montes são das cabras montesinhas, e as rochas o refúgio dos arganazes. Fez a lua para marcar o tempo: o sol conhece a hora do seu ocaso. Dispõe as trevas, e vem a noite, na qual vagueiam  os  animais  da  selva.  

Os  leõezinhos  rugem  pela  presa,  e  buscam  de  Deus  o  sustento;  em vindo o sol, eles se recolhem e se acomodam nos seus covis. Sai o homem para o seu trabalho, e para o seu encargo até a tarde”.E  assim  o  salmista  vai  passo  a  passo  descrevendo  a  criação  magnificente  e  grandiosa  de  Deus, até  declarar:“Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a Terra  das  tuas  riquezas.  Eis  o  mar,  vasto  imenso,  no  qual  se  movem  seres  sem  conta,  animais pequenos e grandes. Por ele transitam os navios, e o monstro marinho que formaste para nele folgar. Todos eles esperam em ti, que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao seu pó. Envias o teu Espírito; eles são criados e assim renovas a face da terra”.
Esse  texto  afirma  que  o  Espírito  Santo  continua  atuando  hoje  na  perspectiva  de  renovação  da natureza e do cosmos. Deus não apenas criou, mas continua mantendo, renovando e criando dentro da criação. O texto se  refere, pois, à  preservação  da vida, dizendo que Deus prossegue mantendo-a através do envio do seu Espírito (v.30). Dessa forma poderíamos dizer que vivemos numa Natureza Carismática. Ou seja, poderíamos ver na chegada da primavera uma manifestação de uma espécie de pentecoste  natural,  uma  explosão  de graça,  uma  tremenda  renovação  da  vida,  um  testemunho  da permanente possibilidade de avivamento. Vendo a vida por essa perspectiva, o Cosmos se torna um grande  sacramento.  O  Espírito  Santo  é  uma  entidade  confinada  e  guetos  carismáticos  e  aposentos escuros. Ele trabalha em todo o cosmos!
4.   Ele é Deus porque é chamado Deus da Bíblia. Em atos 5:3 e 4, passagem que narra o caso da mentira  de  Ananias  e  Safira,  bem  como  o  juízo  que  Deus  trouxe  sobre  eles,  observe  a  palavra  de Pedro: “Ananias, por que encheu Satanás teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?” E conclui: “Não mentiste aos homens, mas a Deus”. O que Pedro diz é que mentir ao Espírito Santo é o mesmo que mentir a Deus.
Ele é Deus, pois é chamado de Senhor. II Coríntios 3 faz esta afirmação no v.17 diz: “Ora, o Senhor é o Espírito”; e no v. 18 ele diz; todos nós, “contemplando como por espelho a glória do Senhor,  somos  transformados  de  glória  em  glória,  na  sua  própria  imagem,  como  pelo  Senhor,  o Espírito”. Observe que à palavra Senhor segue-se uma vírgula, depois do que está dito: “O Espírito”. Ou seja; Paulo chama o Espírito de o Senhor.

5.   O Espírito Santo é Deus porque possui atributos divinos. Em Hebreus 9:14 o apóstolo diz que o  Espírito  possui  eternidade,  ao  chamá-lo de “Espírito eterno”. O Salmo 139:7  e  10  declara  que  o Espírito  Santo  possui  onipresença,  pois  é  capaz  de  estar  a  um  só  tempo  em  todo  lugar.  O  salmista indaga: “... para onde fugirei da tua face? Para onde me ausentarei do teu Espírito? Se subo aos céus, lá,  estás;  se  faço  a  minha  cama  no  mais  profundo  abismo,  lá  estás  também;  se  tomo  as  asas  da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”. O Espírito do Senhor tem onipresença!
é o que declara este salmo.
Diz  ainda  a  Bíblia  que  ele  tem  onipotência.  Lucas  1:35  fala  sobre  a  concepção  milagrosa  de Jesus  no  ventre  de  Maria  quando  foi  engendrado  pelo  poder  do  Espírito  Santo,  e  a  sombra  do Altíssimo cobriu  Maria.  O  interessante  é  que  na    imediata  do  texto  conclui-se se dizendo que “não haverá impossíveis para nenhuma das promessas do Senhor”, outra vez se criando uma conexão indissolúvel entre a obra do Espírito Santo (na concepção de Jesus) e a onipotência de Deus (aquele para quem não há impossíveis).
Também nos é dito, em I Coríntios 1:10 e 11, que o Espírito Santo tem onisciência. “... o Espírito a todas as coisas perscruta; até mesmo as profundezas de Deus”
diz  Paulo.  Ele  sabe  tudo.  Não existe  mistério  algum  para  ele;  nada  lhe  é  oculto;  as  maiores  profundidades  da  inteligência  e  da divindade são inteiramente discernidas por ele.
6.   O Espírito Santo é Deus porque possui nomes divinos. Em I Coríntios 3:16
ele é chamado de Espírito de Deus. Em Isaías 11:2, de “Espírito do Senhor”. Em
Isaías 61.1, de “Espírito do  Senhor Deus”. E em II Coríntios 3:3, de “Espírito do Deus vivente”. Lembre que a primeira afirmação que fiz  sobre  quem  é  o  Espírito  Santo  foi  que  ele  é  Deus.  Para  a  maioria  das  pessoas  isto  pode  soar óbvio. O fato, entretanto, é que não poderíamos tratar dos  assuntos aqui relacionados sem primeiro
dizer quem é o Espírito Santo. estás;  se  faço  a  minha  cama  mo  mais  profundo  abismo,  lá  estás  também;  se  tomo  as  asas  da 
alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”. O Espírito do Senhor tem onipresença! ─ é o que declara este salmo.Diz  ainda  a  Bíblia  que  ele  tem  onipotência.  Lucas 1:35  fala  sobre  a  concepção  milagrosa  de Jesus  no  ventre  de  Maria  quando  foi  engendrado  pelo  poder  do  Espírito  Santo,  e  a  sombra  do Altíssimo cobriu  Maria.  O  interessante  é  que  na    imediata  do  texto  conclui-se dizendo que “não haverá impossíveis para nenhuma das promessas do Senhor”, outra vez se criando uma conexão indissolúvel entre a obra do Espírito Santo (na concepção de Jesus) e a onipotência de Deus (aquele para quem não há impossíveis).Também nos é dito, em I Coríntios 1:10 e 11, que o Espírito Santo tem onisciência. “... o Espírito a todas as coisas perscruta; até mesmo as profundezas de Deus” ─ diz  Paulo.  Ele  sabe  tudo.  Não existe  mistério  algum  para  ele;  nada  lhe  é  oculto;  as  maiores  profundidades  da  inteligência  e  da divindade são inteiramente discernidas por ele.6.   O Espírito Santo é Deus porque possui nomes divinos. Em I Coríntios 3:16 ele é chamado de Espírito de Deus. Em Isaías 11:2, de “Espírito do Senhor”. Em Isaías 61:1, de “Espírito do  Senhor Deus”. E em II Coríntios 3:3, de “Espírito do Deus vivente”. Lembre que a primeira afirmação que fiz  sobre  quem  é  o  Espírito  Santo  foi  que  ele  é  Deus.  Para  a  maioria  das  pessoas  isto  pode  soar óbvio. O fato, entretanto, é que não poderíamos tratar dos  assuntos aqui relacionados sem primeiro dizer quem é o Espírito Santo.

(Texto Extraído do Livro: Espírito Santo: O Deus que vive em nós de Caio Fábio)

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