1. O Espírito Santo é Deus porque Sua natureza é divina; e a natureza básica essencial da divindade é espírito. Em João 4:24 Jesus fala sobre a natureza essencial de Deus, e afirma que Deus é espírito. Ora, se Deus é espírito, e o Espírito Santo é o espírito de Deus, e consequentemente tem a mesma natureza divina, resta-nos afirmar que ele é da mesma substância essencial da divindade.
2. Ele é Deus porque estava presente na criação quando tirou as coisas do nada, do vazio, e do vazio fez o cosmos. É o que diz Gênesis 1:1-2. No princípio “criou Deus”, diz o v. 1 de Gênesis cap. 1. “Criou” vem do verbo hebraico bara, que significa “tirar do nada”. O texto de Gênesis poderia então ser lido assim: “No princípio tirou Deus do nada os céus e a Terra. A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”.
3. Ele é o mantenedor da vida, por isso é Deus. Em Jó 34.14 e 15 encontramos uma das mais belas e significativas afirmações bíblicas a esse respeito: “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu Espírito e o seu sopro, toda carne juntamente expiraria e o homem voltaria ao pó”.O que o texto está dizendo é que quem energiza,quem sustenta toda vida, os corações latejando, o sangue correndo; quem preserva a fotossíntese dos vegetais; enfim que mantém vivo tudo que tem vida é o Espírito de Deus.
No Salmo 104 encontramos também a mesma afirmação de que o Espírito Santo é o mantenedor da vida. Confirme isto lendo o trecho entre os v.5 e 30:
“Lançaste os fundamentos da Terra, para que não vacile em tempo nenhum. Tomaste o abismo por vestuário e o cobriste; as águas ficaram acima das montanhas;à tua repreensão fugiram, à voz do teu trovão bateram em retirada. Elevaram-se os montes, desceram os vales, até o lugar que lhes havias preparado. Puseste às águas divisa que não ultrapassarão, para que não tornem a cobrir a Terra. Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes; dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos selvagens matam a sua sede. Junto delas têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto. Do alto da tua morada regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazes crescer a relva para os animais, e as plantas para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão; o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite que lhe dá brilho ao rosto, e o pão que lhe sustém as forças. Avigoram-se as árvores do Senhor, e os cedros do Líbano que ele plantou, em que as aves fazem seus ninhos; quanto à cegonha, a sua casa é nos ciprestes. Os altos montes são das cabras montesinhas, e as rochas o refúgio dos arganazes. Fez a lua para marcar o tempo: o sol conhece a hora do seu ocaso. Dispõe as trevas, e vem a noite, na qual vagueiam os animais da selva.
Os leõezinhos rugem pela presa, e buscam de Deus o sustento; em vindo o sol, eles se recolhem e se acomodam nos seus covis. Sai o homem para o seu trabalho, e para o seu encargo até a tarde”.E assim o salmista vai passo a passo descrevendo a criação magnificente e grandiosa de Deus, até declarar:“Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a Terra das tuas riquezas. Eis o mar, vasto imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes. Por ele transitam os navios, e o monstro marinho que formaste para nele folgar. Todos eles esperam em ti, que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao seu pó. Envias o teu Espírito; eles são criados e assim renovas a face da terra”.
Esse texto afirma que o Espírito Santo continua atuando hoje na perspectiva de renovação da natureza e do cosmos. Deus não apenas criou, mas continua mantendo, renovando e criando dentro da criação. O texto se refere, pois, à preservação da vida, dizendo que Deus prossegue mantendo-a através do envio do seu Espírito (v.30). Dessa forma poderíamos dizer que vivemos numa Natureza Carismática. Ou seja, poderíamos ver na chegada da primavera uma manifestação de uma espécie de pentecoste natural, uma explosão de graça, uma tremenda renovação da vida, um testemunho da permanente possibilidade de avivamento. Vendo a vida por essa perspectiva, o Cosmos se torna um grande sacramento. O Espírito Santo é uma entidade confinada e guetos carismáticos e aposentos escuros. Ele trabalha em todo o cosmos!
4. Ele é Deus porque é chamado Deus da Bíblia. Em atos 5:3 e 4, passagem que narra o caso da mentira de Ananias e Safira, bem como o juízo que Deus trouxe sobre eles, observe a palavra de Pedro: “Ananias, por que encheu Satanás teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?” E conclui: “Não mentiste aos homens, mas a Deus”. O que Pedro diz é que mentir ao Espírito Santo é o mesmo que mentir a Deus.
Ele é Deus, pois é chamado de Senhor. II Coríntios 3 faz esta afirmação no v.17 diz: “Ora, o Senhor é o Espírito”; e no v. 18 ele diz; todos nós, “contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Observe que à palavra Senhor segue-se uma vírgula, depois do que está dito: “O Espírito”. Ou seja; Paulo chama o Espírito de o Senhor.
5. O Espírito Santo é Deus porque possui atributos divinos. Em Hebreus 9:14 o apóstolo diz que o Espírito possui eternidade, ao chamá-lo de “Espírito eterno”. O Salmo 139:7 e 10 declara que o Espírito Santo possui onipresença, pois é capaz de estar a um só tempo em todo lugar. O salmista indaga: “... para onde fugirei da tua face? Para onde me ausentarei do teu Espírito? Se subo aos céus, lá, estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”. O Espírito do Senhor tem onipresença!
é o que declara este salmo.
Diz ainda a Bíblia que ele tem onipotência. Lucas 1:35 fala sobre a concepção milagrosa de Jesus no ventre de Maria quando foi engendrado pelo poder do Espírito Santo, e a sombra do Altíssimo cobriu Maria. O interessante é que na imediata do texto conclui-se se dizendo que “não haverá impossíveis para nenhuma das promessas do Senhor”, outra vez se criando uma conexão indissolúvel entre a obra do Espírito Santo (na concepção de Jesus) e a onipotência de Deus (aquele para quem não há impossíveis).
Também nos é dito, em I Coríntios 1:10 e 11, que o Espírito Santo tem onisciência. “... o Espírito a todas as coisas perscruta; até mesmo as profundezas de Deus”
diz Paulo. Ele sabe tudo. Não existe mistério algum para ele; nada lhe é oculto; as maiores profundidades da inteligência e da divindade são inteiramente discernidas por ele.
6. O Espírito Santo é Deus porque possui nomes divinos. Em I Coríntios 3:16
ele é chamado de Espírito de Deus. Em Isaías 11:2, de “Espírito do Senhor”. Em
Isaías 61.1, de “Espírito do Senhor Deus”. E em II Coríntios 3:3, de “Espírito do Deus vivente”. Lembre que a primeira afirmação que fiz sobre quem é o Espírito Santo foi que ele é Deus. Para a maioria das pessoas isto pode soar óbvio. O fato, entretanto, é que não poderíamos tratar dos assuntos aqui relacionados sem primeiro
dizer quem é o Espírito Santo. estás; se faço a minha cama mo mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da
alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”. O Espírito do Senhor tem onipresença! ─ é o que declara este salmo.Diz ainda a Bíblia que ele tem onipotência. Lucas 1:35 fala sobre a concepção milagrosa de Jesus no ventre de Maria quando foi engendrado pelo poder do Espírito Santo, e a sombra do Altíssimo cobriu Maria. O interessante é que na imediata do texto conclui-se dizendo que “não haverá impossíveis para nenhuma das promessas do Senhor”, outra vez se criando uma conexão indissolúvel entre a obra do Espírito Santo (na concepção de Jesus) e a onipotência de Deus (aquele para quem não há impossíveis).Também nos é dito, em I Coríntios 1:10 e 11, que o Espírito Santo tem onisciência. “... o Espírito a todas as coisas perscruta; até mesmo as profundezas de Deus” ─ diz Paulo. Ele sabe tudo. Não existe mistério algum para ele; nada lhe é oculto; as maiores profundidades da inteligência e da divindade são inteiramente discernidas por ele.6. O Espírito Santo é Deus porque possui nomes divinos. Em I Coríntios 3:16 ele é chamado de Espírito de Deus. Em Isaías 11:2, de “Espírito do Senhor”. Em Isaías 61:1, de “Espírito do Senhor Deus”. E em II Coríntios 3:3, de “Espírito do Deus vivente”. Lembre que a primeira afirmação que fiz sobre quem é o Espírito Santo foi que ele é Deus. Para a maioria das pessoas isto pode soar óbvio. O fato, entretanto, é que não poderíamos tratar dos assuntos aqui relacionados sem primeiro dizer quem é o Espírito Santo.
(Texto Extraído do Livro: Espírito Santo: O Deus que vive em nós de Caio Fábio)
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