quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Igreja Corpo Vivo de Cristo!

Efésios 1:22-23
O Apóstolo Paulo está elogiando os cristãos de Éfeso com relação a fé que têm no Senhor Jesus e o amor que eles nutriam uns pelos outros. Ele pede também que Deus dê a eles a sabedoria que precisam para que conheçam a Deus mais de perto e entendam como é grande o poder de Deus que age naqueles que crêem. E para que tenhamos uma ideia deste poder ele afirma que é a mesma força poderosa que Deus usou quando ressuscitou Jesus Cristo e o levou para perto dele.
Ainda mais Paulo nos ensina neste texto que Deus colocou Cristo acima de todas as coisas e autoridades e deu Cristo à igreja como o Senhor dela. E finalmente ele diz que a Igreja é o corpo de Cristo na terra. O que podemos entender disto?
A Igreja é o Corpo de Cristo
Paulo está querendo nos dizer que a igreja dá corpo a Cristo sobre a terra, isto é, Cristo vive, se move e realiza a sua vontade sobre a terra através da sua igreja. Isto significa que, através dos cristãos do mundo inteiro Cristo continua presente e ativo na terra realizando a vontade de Deus. A igreja continua a realizar o que Cristo fazia aqui. A obra de Cristo continua sendo feita como vemos nos evangelhos, só que agora através de sua igreja.
Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo. Quando Paulo nos diz que a Igreja completa Cristo, ele está dizendo que a cabeça sem o corpo não está completa porque é através dos membros do corpo que ela se expressa. A Igreja continua e completa a obra de Cristo sobre a terra.
O grande ministério de Cristo na terra foi revelar Deus aos seres humanos, portanto, este é exatamente o ministério da igreja. Como Jesus fazia isto?

1. Amando como Deus ama
Jesus mostra um amor incondicional que não descrimina raça, condição social, cultura… Efésios 3:19-21, Paulo nos diz que “o amor de Cristo é tão grande e completo que excede a todo o entendimento humano”.
A samaritana, a mulher adúltera à beira do apedrejamento, o desonesto cobrador de impostos Zaqueu, seus discípulos que o abandonaram no momento mais difícil de sua vida, até os seus algozes na cruz foram tratados com um amor descomunal. É assim que ele exemplifica como devemos amar àqueles que estão á nossa volta.

2. Reconhecendo a Autoridade de Deus – Obedecendo
Em todos os momentos de sua vida aqui na terra, Jesus se dirigiu por aquilo que sabia ser a vontade do Pai.  O reconhecimento da Autoridade da Palavra de Deus foi a tônica de sua vida. Mateus 4:1-11 nos mostra Jesus sendo tentado pelo diabo e vencendo a tentação pela Palavra de Deus.
É assim que a Igreja de Cristo precisa viver: A Palavra de Deus é o nosso argumento, é o que nos dirige e rege nosso posicionamento.

3. Ministrando o poder de Deus – Realizando em nome de Deus.
João 10:25. Quando indagado se era ou não o Messias, “Jesus respondeu: Eu já disse, mas vocês não acreditaram. As obras que eu faço pelo poder do nome do meu Pai falam a favor de mim, mas vocês não acreditam porque não são minhas ovelhas”.
João 14:12. “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas pois eu vou para o meu Pai.”
A Igreja de Cristo deve continuar mostrando ao mundo o poder de Deus através da sua vida, do seu proceder.

4. Levando pessoas a se reconciliarem com Deus.
Jesus veio para mostrar ao ser humano que é possível retornar a um relacionamento real com Deus e provar da vida verdadeira. João 10:9-10. “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”.
Colossenses 1:20. “Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas tanto na terra como no céu.”
Romanos 5:10. “Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo.”

Conclusão
Este é o caminho da Igreja de Cristo sobre a terra. Este é o nosso maior sonho como igreja: Sermos a cada dia mais parecidos com Cristo.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...