quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Arrisque! Viver é um grande risco.

Arriscando-se para encontrar a grandeza.

Um navio está em segurança no porto, 
mas não é para isso que servem os navios. William Shedd

Quando criança você já se pendurou naquela escada horizontal que existem nos parques? Chegar ao final dela é o grande desafio. Porém, muitas vezes as mãos doem e pedimos para descer. Enquanto somos pequenos pedimos aos nossos pais para que nos desça e, se eles disserem para pular, naturalmente pediremos para que eles nos pegue e nos coloque nos chão. Pular é um desafio!
Deus que se relacionar assim conosco. Você se agarra a tudo desesperadamente, tentando fazer as coisas com suas próprias forças. Luta incansavelmente querendo controlar tudo, tentando fazer tudo do  jeito certo, tentando agradar as pessoas, controlar todas as situações. Você se agarra e pensa que não há ninguém para pegá-lo e então conclui que é melhor segurar firme e apertar as mãos. Enquanto você fica pendurado com os dedos esbranquiçados, Deus diz: “solte vou pegar você. Relaxe. Eu prometo. Amo você e vou pegá-lo”.

Vale a pena refletir
Nesse exato momento, a que você está se agarrando e o que precisa abandonar para seguir na vida? o que o impede de confiar que Deus vai pegá-lo?

A única maneira de se arriscar para encontrar a grandeza é confiar em Deus em cada área da vida. Em Mateus 25.14-30 Jesus conta essa parábola:

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos.  Da mesma sorte, o que recebera dois granjeou também outros dois. Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor.


E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles.


E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com os juros.


Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.


O terceiro servo tinha tanto medo de soltar as barras que ficou pendurado nelas. Não confiava o suficiente no respeito e no amor de seu chefe para acreditar que ele iria ampará-lo se ele se arriscar-se muito e perdesse.


Vale a pena refletir
Em quais áreas as possibilidades de você assumir um risco são maiores – pessoal, profissional, relacional ou espiritual? Em quais você tem a tendência de agir com cautela? Por que é mais fácil assumir riscos em algumas áreas do que em outras?


Gerenciamento de riscos
O que nos leva a nos apegar a nossos próprios esforços em vez de nos arriscarmos para encontrar a grandeza que Deus tem para nós? Ele plantou a eternidade em nosso coração, com as sementes da grandeza que só podem crescer por nossa disposição em servir.


Para o escritor e teólogo C. S. Lewis, é muito comum sermos como crianças que se contentam em brincar em poças de lama quando a beleza e a imensidão do oceano estão apenas alguns passos de distância.
O medo é provavelmente outro grande obstáculo que nos mantém presos às barras mesmo depois de ter chegado a hora de seguir adiante. E o medo certamente pode paralisar-nos; é grande a possibilidade de ficarmos confinados a uma visão muito estreita da vida.


Ouvimos o testemunho de muitas pessoas que hoje estão bem na vida. No entanto, essas pessoas foram adiante mesmo com medo, não apenas passando pelos fracassos, mas aprendendo com eles.
Quando conhecemos o amor de Deus, o cuidado e a compaixão de um Pai amoroso que anseia que confiemos nele, então podemos soltar-nos. Seu amor é muito maior que nosso medo. Em 1 João 4.18 a Bíblia diz que o verdadeiro amor lança fora todo medo.


Simplesmente faça
Perdemos muitos momentos pequenos e grandes quando não estamos dispostos a romper o padrão de seguir pelo caminho de menor resistência e tentar coisas maiores.
Na força da graça de nosso Pai celestial, você sentirá a segurança e a paz que tanto deseja.


Para a vida toda
Cite um risco que acredita que Deus está pedindo para você assumir neste exato momento da vida. Escreva seus temores quanto a assumi-lo. Descreva o que de pior pode acontecer se você assumir esse risco e falhar.


Ore para que Deus o ajude a enfrentar seus medos de modo que possa fazer o que ele deseja. Diga a Ele eis-me aqui!                                                          (Extraído do livro 30 dias para Viver)

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...