segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Espremido pelo tempo

Gastando seu recurso mais valioso

“Não quero chegar ao fim da vida e descobrir que vivi toda sua extensão. Quero ter vivido também sua largura”.  Diane Ackerman

“Cuide muito bem de seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido. Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes jóias de uma vida útil.”
Ralph Waldo Emerson

Como podemos envolver-nos plenamente com o presente sem nos deixar prender pelo passado ou ficar paralisados diante do futuro?
Para responder a essa pergunta, avalie como você veria o tempo se soubesse que tem apenas um mês para viver. Certamente, os minutos, as horas e os dias restantes se tornariam um bem mais precioso. Tal como um bilionário que de repente descobre que ficou pobre e lhe sobraram apenas algumas notas, você logo deixaria de pensar que seu tempo é eterno e se concentraria na melhor maneira de gastar cada minuto. Desejaria que cada um desse momentos fosse rico em alegria, significado e investimento em outras pessoas.

Espremido pelo tempo
Se os dias fossem previamente numerados, a maioria das pessoas gastaria o tempo de forma zelosa e determinada. Certamente, as tarefas e as responsabilidades diárias precisam de atenção, mas até mesmo essas podem estar conectadas a objetivos maiores – falar com o cônjuge, ensinar os filhos ou ligar-se a Deus. O corriqueiro pode tornar-se magnífico se estivermos intimamente conectados a cada hora e pessoa a nosso redor.
É óbvio que as prioridades são determinantes para o modo como consideramos e gastamos o tempo. Jack Groppel, notável consultor de muitos atletas profissionais, celebridades e executivos, diz que gerenciamento de tempo é, na verdade, gerenciamento de energia. Se considerarmos que o tempo é um presente valioso a ser usado, haverá maior possibilidade de tentarmos, com grande motivação, otimizá-lo. Não se trata de aprender a adicionar anos à vida, mas de acrescentar vida aos anos.

Vale a pena refletir
O que mais consome seu tempo diariamente? Seja mais específico em sua resposta. Muitos dizem que o trabalho consome a maior parte das horas do dia, mas faça uma subdivisão. O que exatamente consome o seu tempo no trabalho? Que importância tem essa atividade? Quanto é satisfatória? Quanto tempo do dia você passa fazendo somente aquilo que faz melhor?

O teste do tempo
Muitos de nós desperdiçamos muito tempo e sempre damos a velha desculpa: “somos realmente ocupados”. Temos boas intenções e aprendemos alguns hábitos e algumas técnicas de gerenciamento de tempo que trazem melhorias limitadas, mas todas deixam pouco espaço para os relacionamentos. Entramos na onda do sucesso, mas, à medida que ela aumenta seu ritmo, simplesmente não sabemos como fazê-la parar.
O tempo desperdiçado não pode ser recuperado. Contudo, podemos redimir o tempo restante que temos. Podemos reconsiderar o propósito concedido por Deus e o legado eterno que queremos deixar e permitir que ambos determinem nossa agenda futura.
Richard Kich diz que 20% do que você faz produz a maior parte dos resultados em sua vida; 80% do que você faz é, na maioria, tempo desperdiçado. De maneira geral você concorda com essa estatística? Você se enquadra nela?
Todos nós precisamos de um pouco de tranqüilidade para descansar e adorar, para nos colocar em silêncio diante de Deus, para pensar em nossa vida e ouvir a voz do Senhor. Fomos criados para algo mais do que o trabalho. Nosso valor é muito maior do que aquilo que fazemos. Não fomos planejados para ser escravos do tempo. Fomos criados para ser ativos e presentes na vida dos que estão a nosso redor.

Para a vida toda
1.    Anote num diário como você gasta cada dia desta semana. Tente atribuir um valor a sua produtividade (aquilo que realizou) e a seu grau de contentamento (como se sentiu a cada dia). Como qualificaria a relação custo-benefício da maneira como usa o tempo?
2.    Qual foi o fator que desperdiçou seu tempo na semana passada? O que você ganhou com isso? Algo que o distraiu, entreteve, fez você evitar alguém? Existe alguma outra maneira de usar seu tempo para gerar um impacto maior e mais significativo?
3.    Como descreveria a fase atual de sua vida?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...