sexta-feira, 6 de março de 2015

Usando nossos talentos e dons para abençoar uns aos outros!


Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 1Pedro 4.10

Descubra o ponto de encontro entra a vontade de Deus e os dons que você recebeu.
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada...”, escreveu o apóstolo Paulo (Romanos 12.6). Apesar de estar falando especificamente de dons espirituais nessa passagem, seu argumento abrange toda capacidade dada por Deus dada por Deus a nós. Devemos usar essas capacidades a fim de abençoar os outros.
A Bíblia está repleta de exemplos do uso que as pessoas fizeram dos dons que receberam de Deus para abençoar os outros, e assim glorificar a Deus. Essa lista de dons é ilimitada e inclui, por exemplo, habilidades artísticas, arquitetura, administração, culinária, construção, naval, oratória, arte de desenhar e de bordar, agricultura, pesca, jardinagem, liderança, gerenciamento, alvenaria, composição musical, fabricação de armas, artesanato, pintura, capacidade de velejar, de vender e de servir como soldado, alfaiataria, magistério, literatura e poesia.
Deus quer que usemos nossos dons de modo “criativo”, quebrando as barreiras que limitam nossos conceitos de serviço cristão a uma pequena lista de funções dentro das tradições (Hebreu 10.24). Ele quer que exerçamos nossos dons partindo de perspectiva de que, com qualquer dom que recebemos, podemos trabalhar para glorificar a Deus (1 Coríntios 10.31). O Senhor lhe deu habilidade, interesse, talento, dom, personalidade e experiência de vida justamente por esse motivo. Mesmo assim, a maioria desses dons permanece oculta, desconhecida e sem uso.
Você se surpreenderia ao saber que estudos já indicam que os cristãos comuns possuem de 500 a 700 habilidades diferentes – todas destinadas a contribuir com o corpo de Cristo¿ Você não precisa se preocupar achando que alguns de seus talentos são comuns demais; eles ainda possuem valor eterno para Deus. Jesus disse: “E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa” (Mateus 10.42).
Como um vitral, nossas diferentes personalidades refletem a luz de Deus, em cores e padrões variados. Ele nos moldou de mistura de fatores, o que nos torna singulares. Isso significa que ninguém na terra jamais será capaz de servir os outros da mesma maneira com que você foi capacitado a fazer: “... somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2.10).
Uma das maneiras de entrar em contato com seus dons e habilidades é olhar para sua FORMA. Podemos usar esse acróstico para ajudá-lo a lembrar-se do desenho artístico de Deus ao criar você.
§       Formação espiritual – Deus lhe deu dons espirituais para usar no ministérios (Romanos 12; 1 Coríntios 12; Efésios 4).
§     Opção de coração – seu coração determina por que você diz determinadas coisas, por que tem diferentes sentimentos e por que age de maneira como age (Provérbios 4.23; Mateus 12.34).
§  Recursos pessoais – são talentos naturais que Deus lhe deu a fim de cumprir seus propósitos. Êxodo 31.3 e 4 afirma que Deus deu “destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em outro, prata e bronze”.
§  Modo de ser – sua personalidade influencia no uso de seus dons. Por exemplo, duas pessoas podem ter o dom de evangelização, sendo uma delas introvertida e a outra extrovertida, esse dom terá expressões bem diferentes.
§  Áreas de experiência – há cinco áreas de experiência que influenciarão no seu serviço aos outros: educacional, vocacional, espiritual, ministerial e de experiências árduas.
Você sentirá bem ao fazer o que Deus planejou que fizesse usando seus talentos para abençoar os outros. Phil Vischer, autor de Os vegetais (série animada) disse uma vez: “Não há lugar mais feliz do que a interseção entre a vontade de Deus e os talentos que você recebeu dele”.
Abaixo seguem algumas questões para ajudá-lo a descobrir esse ponto de interseção:
§  O que sei fazer bem e posso oferecer para servir às outras pessoas?
§  O que sei e posso ensinar aos outros¿
§  O que sei fazer que pode ser ofertado como benção a alguém?
Peça aos membros de seu grupo que o ajude a determinar as coisas que você desempenha bem, e como pode usá-la em seu ministério.
PARA PENSAR:
Descubra o ponto de encontro entre a vontade de Deus e os dons que você recebeu.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras.
Hebreus 10.24
QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Como você pode usar suas habilidades para servir a Deus por meio do serviço aos outros?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...