quinta-feira, 12 de março de 2015

Ofertando Juntos!!


Devocional 39
No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
I Coríntios 16.2
Retribuir a Deus é o coração da adoração.
Talvez você fique surpreso ao saber que Jesus ensinou mais a respeito de dinheiro e posses do que sobre céu ou inferno. Palavras relacionadas ao “dar” são usadas mais de 1.500 vezes na Bíblia, mais do que palavras como fé, esperança, amor e oração. Por quê? Obviamente, Deus não precisa de nosso dinheiro. Ele não é pobre. Mas quer que sejamos como Ele, e isso só acontecerá se aprendermos a ser generosos. Deus é doador – o mais generoso de todo o universo. Tudo o que você tem é dádiva dele (I Crônicas 29.14)!
Em muitas igrejas, o momento da oferta é o ponto menos importante do culto. É ignorado, tolerado ou até motivo de ressentimento para muitos. Mas a Bíblia ensina que Deus quer que nossas ofertas sejam uma expressão de culto profundamente significativa, em três dimensões – passado, presente e futuro.
Primeiro, minha oferta expressa gratidão a Deus pelo passado. “Agradecimento” e “oferta” andam juntos. Quando entregamos a Deus, expressamos nossa apreciação a ele por todas as maneiras com as quais ele nos abençoou. Estamos dizendo: “Deus, estamos gratos por tudo o que o Senhor tem feito em nossa vida e amamos o Senhor”. É por isso que você nunca deve ofertar sob pressão. Deus quer que sua doação seja motivada pela gratidão. A Bíblia diz: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Coríntios 9.7). Alguns versículos depois, lemos: “... sua generosidade resulte em ação de graças a Deus” (2Coríntios 9.11).
Segundo, minha oferta expressa minha prioridade no presente. “A finalidade dos dízimos é ensinar vocês a temerem sempre o Senhor, dando sempre a Deus o primeiro lugar nas suas vidas” (Deuteronômio 14.23). Se você quer saber o que a pessoa realmente valoriza, verifique sua agenda e seu talão de cheques. A maneira como gastam tempo e dinheiro revela o que é realmente importante para elas. Declarar que amamos a Deus é fácil, mas a Bíblia afirma que a oferta testa a sinceridade de nosso amor (2Coríntios 8.7,8). Quando damos a primeira parte de nosso ganho a Deus, no primeiro dia da semana, fica evidenciado que Deus ocupa o primeiro lugar em nosso coração. Jesus disse: “... onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6.21).
Terceiro, minha oferta expressa minha fé em Deus quanto ao futuro. Deus encara o que ofereço como um teste para minha fé. Em Malaquias 3.10, lemos: “tragam o dízimo todo ao depósito do templo [...] Ponham-me à prova, diz o Senhor dos exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”. Deus diz: “Desafio-os a confiar na promessa de que vou cuidar de vocês se me colocarem em primeiro lugar em suas finanças. Vocês confiarão em mim¿”. Sempre me surpreendo com o fato de que muitas pessoas estão dispostas a confiar em Deus no que diz respeito à uma salvação eterna, mas não confiam nele o suficiente para entregar o dizimo.
No versículo de hoje (1Coríntios 16.2), Paulo apresenta três características da adoração por meio das ofertas:
§  Oferta Semanal: “No primeiro dia da semana...”. Deus quer que nossa oferta seja sistemática. Porque domingo¿ Ofertar é um ato de adoração, algo para ser entregue no lugar onde se cultua, quando você presta culto!
§  Oferta Programada: “... cada um de vocês separe uma quantia...” Isso requer uma reflexão. Deus não quer que sua oferta seja precipitada, impulsiva. Quer que você pense a respeito do que está dando.
§  Oferta Proporcional: “... de acordo com sua renda...” Dar o dízimo é entregar 10% do que Deus o ajudou a ganhar. Ele não olha para a quantia que está ofertando, olha para quanto você tem e sua atitude com relação ao que oferta.
Quando você se preparar para o culto de celebração no encerramento de 40 dias de Comunidade, reflita sobre a possibilidade de trazer uma oferta de gratidão a Deus por tudo o que tem feito em sua vida, em seu pequeno grupo e em sua igreja, durante as últimas seis semanas.


PARA PENSAR:
Retribuir a Deus é o coração da adoração.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6.21

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
O que minhas ofertas têm revelado sobre as motivações do meu coração¿

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...