quarta-feira, 11 de março de 2015

Orando Juntos!


Devocional 38
Todos ele se reuniam sempre em oração...
Atos 1.14
Deus sempre quis que nossa oração fosse prioridade e não adendo, um acréscimo.
Em muitas igrejas e pequenos grupos, a oração é como cantar o hino nacional em um evento esportivo: não pensaríamos nunca em começar a fazê-lo, embora não tenha a menor relevância para o evento principal. Os cristãos do primeiro século se reuniam para orar continuamente. A Bíblia diz que devemos nos dedicar à oração, estarmos alerta e ser agradecidos (Colossenses 4.2).
A oração dá boas-vindas à presença e ao poder de Deus nas circunstâncias da nossa vida e do grupo. Sabemos que é verdade, mas, apesar disso, no momento de praticá-la, ela fica marginalizada. Muitos cristãos têm um sentimento de culpa e inadequação quando alguém se refere à sua vida de oração.
Sejamos honestos, ser dedicado à oração e aprender a orar em comunidade não é fácil. É interessante notar que a única vez que os discípulos pediram a Jesus que lhes ensinasse algo foi quando disseram: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11.1).
Considere algumas sugestões que podem trazer mais motivação para a vida de oração de seu pequeno grupo:
Primeiramente, faça da oração uma prioridade nas reuniões. Em Atos 4, os apóstolos, quando foram presos e ameaçados injustamente, não levantaram protesto; não deram início a um abaixo-assinado ou a uma campanha, nem usaram armas políticas. Em vez disso, convocaram uma reunião de oração. Não demorou muito para que o lugar onde estavam reunidos para orar começasse a tremer, literalmente, por causa do poder de Deus.
Pare um momento e reflita sobre o fato de que o Deus do universo quer ouvir você e seu grupo: “Pois, que grande nação tem um Deus tão próximo como o Senhor, o nosso Deus, sempre que o invocamos? (Deuteronômio 4.7). A Bíblia também afirma que podemos ter ousadia de ir à presença de Deus sabendo que ele é um Pai bondoso que tem prazer em satisfazer as necessidades de seus filhos: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4.16).
Então, o que aconteceria se seu grupo fizesse da oração uma prioridade? Talvez seja uma questão a discutir. Além disso, o que você pode fazer para aumentar a visão sobre a oração em seu grupo?
Em segundo lugar, faça que todos participem da oração. Há poder quando se ora um pelo outro, mas também quando se ora um com o outro. Seu grupo é como muitos deve haver uma ou duas pessoas que se sentem à vontade para orar em voz alta. Assim, acaba se tornando uma expectativa não-verbalizada de que esses membros têm a tarefa de orar sempre.
Caso seu grupo queira realmente abraçar a ideia da oração comunitária, é importante envolver a todos. Se você não se sente à vontade para orar em voz alta, considere estas sugestões para mudar isso:
§  Comece devagar. Seu primeiro passo pode não ser com a oração que encerra a reunião de estudo. O primeiro passo pode ser apenas uma oração de uma só frase.
§  Seja autêntico. Você não precisa usar uma voz diferente ou determinadas palavras. Apenas fale com Deus do modo que falar com um bom amigo. Não há “maneira certa” de orar.
§  Concentre-se em Deus e não nos outros. Afinal de contas, você está orando para Deus. Ele está interessado em seu coração e não na eloquência de suas palavras.
Em terceiro lugar, compartilhe suas necessidades reais com o grupo para que orem. Essa é uma das grandes vantagens de se orar no pequeno grupo. Na reunião da igreja no culto, ou uma reunião de oração em que não conhecemos todas as pessoas, não é possível compartilhar nossas necessidades mais íntimas a fim de recebermos oração. No entanto, quando estamos num círculo íntimo de amigos que nos amam, temos mais abertura para fazê-lo. Somente quando compartilhamos especificamente é que nosso grupo pode orar especificamente – isso nos ajuda a enxergar como Deus responde especificamente também.
Em quarto lugar, aprenda a orar “na hora”. Quando alguém compartilha uma capacidade uma necessidade, uma crise ou um motivo de louvor crie o hábito de parar naquele momento e orar com a pessoa. As lágrimas de alguém são, normalmente, o convite de Deus para que seu grupo pare e ore. Algumas vezes, o principal objetivo a ser alcançado na reunião é abraçar carinhosamente alguém que está em necessidade e orar junto com ele.
Orar em grupo é um dos grandes privilégios que temos como membros da igreja de Cristo. Sejamos pessoas que aproveitam completamente esse privilégio!

PARA PENSAR:
Quando seu grupo ora junto, sua fé se fortalece ao ver o poder de Deus ser liberado.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Todos eles se reuniam sempre em oração...
Atos 1.14

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
A oração ocupa uma posição prioritária na vida de seu grupo?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...