sábado, 7 de março de 2015

Sacrificando-se uns pelos outros!

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 1João 3.16
Serviço levado a sério requer sacrifícios sérios.
Mesmo assim, os cristãos ainda têm vida que requer pequenos sacrifícios, ou até nenhum. Estão familiarizados com João 3.16, “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho Unigênito...” , mas precisam se familiarizar da mesma forma com 1João 3.16: “ Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”.
O apóstolo Paulo disse que nosso trabalho como servos de Deus é validado quando nos doamos durante
Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades.
Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer.
Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender.
 Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade; somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos.
 Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo. (2Coríntios 6.4-10).

Custasse o que custasse, Paulo acreditava que o sacrifício para enriquecer a vida dos outros para a glória de Cristo valia a pena (Filipenses 3.7). Ele mantinha seus olhos fixos no prêmio final (filipenses 3.14). Seguia Jesus, de tal maneira que pôde suportar qualquer coisa em seu caminhar: cruz, vergonha, o que fosse (Hebreus 12.2). Jesus deixou de lado seus privilégios como Deus e assumiu ser semelhante aos homens (Filipenses 2.7), a fim de que os que cressem nele pudessem ser “selados em Cristo como o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13).
Eu e você somos beneficiados diariamente pelo sacrifício de outros cristãos. Uma ilustração simples sobre isso é o local em que vocês se reúnem semanalmente para o culto. Você já parou para pensar em quantas pessoas se sacrificaram para que você tenha um lugar para adorar?
Gerações anteriores se sacrificaram em seu beneficio e agora é sua vez de servir ao propósito de Deus em sua geração (atos 13.36). Deus não pede a nenhum de nós que dê mais do que Jesus deu.

E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.
Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.
(1João 4.10,11)

Nosso sacrifício semelhante ao de Cristo deve ser:
§  Voluntários. Jesus disse que sua vida não seria tirada dele, mas que a entregaria livremente (João 10.18). Da mesma forma, Estêvão, o primeiro mártir cristão, ofereceu sua vida voluntariamente (Atos 7.59,60). Talvez não nos peçam para morrer por nossa fé, mas Jesus espera que morramos diariamente para nossos interesses próprios, para o bem dos outros (Lucas 9.23).
§  Valioso. O rei de Israel, Davi, disse que não oferecia sacrifícios a Deus quer não lhe custassem nada (2Samuel 24.24). Servir a Deus tem seu preço e vai além do custo financeiro. Talvez, seja necessário desistir de nossos sonhos, expectativas, reputação ou aposentadoria – seja o que Deus peça de nós, a fim de enriquecer outras pessoas.
§  Constante. Devemos nos derramar uns pelos outros em atitudes de amor (Efésios 4.2), fazendo pelos outros o que não podem fazer por si mesmos; temos de fazer isso com constância e não quando nos convém.
Como sacrificar-se diariamente?
§  Empregando tempo em cuidar de pessoas ao seu redor.
§  Assumindo a posição ao lado de Jesus, mesmo que isso ameace sua reputação.
§  Defendendo outro cristão, mesmo arriscando ser rejeitado.
§  Sustentando pessoas de seu pequeno grupo que queiram dedicar-se ao trabalho missionário.
§  Usando suas férias num ministério.
Quando estamos dispostos a seguir os mandamentos das Escrituras de oferecer nosso corpo como sacrifício vivo (Romanos 12.1), descobrimos que servir uns aos outros é o aspecto central da “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” para nossa vida (Romanos 12.2).
PARA PENSAR:
Serviço levado a sério requer sacrifícios sérios.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
... devemos dar a nossa vida por nossos irmãos
1João 3.16
QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Que sacrifícios você pode fazer para enriquecer a vida de muitos?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...