domingo, 15 de março de 2015

Sendo Hospitaleiros

"Se os cristãos, corporativamente, começassem a praticar a hospitalidade, poderíamos desempenhar papeis significativos na redenção da nossa sociedade. "
SENDO HOSPITALEIROS 
Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.
1Pedro 4.9

Coração aberto nos leva a ter lares abertos.
A hospitalidade não é só uma opção para os cristãos. É um mandamento (Isaías 58.6-9; Lucas 14.12-14). Recebemos a ordem de praticar hospitalidade – considerando desde o exemplo do patriarca Abraão, que viu se aproximar dele três visitantes santos (Gênesis 18), até o sábio conselho deixado pelo apóstolo Paulo (Romanos 12.13).
Para determinadas pessoas, a hospitalidade é algo tão natural como respirar. Para outros, a prática é uma conquista. Para todos, é um dom a ser cultivado (1 Pedro 4.9).
O ministério de Cristo para este mundo depauperado, cativo, cego e oprimido deve ser, de um modo ou de outro, o nosso ministério também (Lucas 4.18,19). Muitos entre nós receberam esta ferramenta notável para exercer o ministério – o milagre de um lar cristão. Se os cristãos abrissem suas casas e praticassem a hospitalidade como determinado pelas Escrituras, poderíamos modificar a estrutura da sociedade de forma significativa. Poderíamos desempenhar um papel importante na redenção espiritual, moral e emocional.
Pense no impacto que a igreja teria na sociedade se apenas quatro ou cinco famílias de cada congregação cuidassem de algumas crianças, nutrindo-as com amor e levando-as a Cristo. Se uma área urbana possuísse umas cem igrejas, 400 ou 500 crianças, no mínimo, acabariam sendo envolvidas.
Muitas pessoas que dizem seguir a Cristo não compreendem as bases do que é hospitalidade. Acabamos por permitir que a sociedade imponha sobre nós o seu modelo. O entretenimento diz:” Quero impressionar você com minha bela casa, com a decoração e com a maravilhosa comida que sei preparar”. A hospitalidade, no entanto, diz: “Esta casa, na verdade,não é minha. É uma dádiva do meu Mestre. Sou seu servo e uso como ele deseja”. A hospitalidade não tenta impressionar, mas servir.
O entretenimento privilegia as coisas materiais: “Assim que eu terminar minha casa, decorar a sala de visitas e deixar tudo em ordem e arrumado, vou começar a receber pessoas”;”Fulano e Ciclano estão vindo, preciso comprar isso e aquilo antes que cheguem’’. A hospitalidade privilegia as pessoas: “Não temos cadeiras, mas podemos nos sentar no chão”.
O entretenimento declara:”Tudo isto é meu – os quartos, os enfeites... Olhem, por favor, podem admirar”. A hospitalidade sussurra:”O que é meu é seu” (Atos 2 .44). Ela deixa o orgulho de lado e não se preocupa se outras pessoas virem nossa humanidade. Pelo fato de não termos pretensões, as pessoas sente-se à vontade, e talvez se tornem amigas.
A igreja de hoje precisa mergulhar em hospitalidade não egoísta, amorosa e cheia de aceitação. Se não desenvolvermos um verdadeiro espírito de aceitação em nossas igrejas-família, a hospitalidade que oferecemos ao mundo será hipócrita. Quando nosso lar e nossa igreja forem o que Deus pretende que sejam, será natural abrimos as portas para o que nos rodeiam.
É espantoso saber que muito poucos cristãos já tiveram acesso à vida de seus vizinhos, que são parte da herança que nosso Pai deseja que administremos. Poucos entre nós estão tentando encontrar meios de servi-los e estender-lhes misericórdia. Frequentemente, nosso cristianismo oficial e nossos compromissos nos tornam menos acessíveis, em vez de mais disponíveis.
Se os cristãos, corporativamente, começassem a praticar a hospitalidade, poderíamos desempenhar papeis significativos na redenção da nossa sociedade. Não existe melhor lugar para tratar de redenção da sociedade do que um lar cristão que deseja servir; quando mais lidarmos com o cativo, o cego, o oprimido, mais nos conscientizaremos de que, neste mundo inóspito, um lar cristão é um milagre que deve ser compartilhado.
No Dicionário Houaiss, a palavra “hospitaleiro” aparece próxima às palavras “hospício”, um abrigo, e “hospital”, um lugar de cura. Em resumo, é o que podemos oferecer quando abrimos nossa casa como verdadeiro espírito de hospitalidade: abrigo e cura.
A seguir, algumas sugestões práticas sobre hospitalidade:
§  Peça a presença de Deus quando você abrir sua casa.
§  Procure descobrir quais hábitos o impedem de ser mais hospitaleiro
§  Avalie seus dons e como usá-los para a hospitalidade.
§  Receba um pequeno grupo em sua casa para estudar a Bíblia
§  Junte-se a alguém e preparem um jantar para os amigos
§  Hospede um adolescente problemático.

PARA PENSAR:
Coração aberto nos leva a ter lares abertos.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação
1 Pedro 4.9
QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Você recebeu algum vizinho sem casa ultimamente¿

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...