terça-feira, 10 de março de 2015

Preparando-nos para adorar


Devocional 37
Ele agiu mal porque não dispôs o seu coração para buscar o SENHOR.
II Crônicas 12.14
Quando adoramos a Deus com coração despreparado, pecamos.
Deus não espera que nosso culto comunitário seja perfeito, mas quer que tenha um objetivo, que cheguemos ao culto com o coração preparado e a mente livre, despreocupada. Nessa oferta comunitária que fazemos a Deus, entramos em sua presença – na presença de um ser santo, o único e verdadeiro Deus – com ações de graças (Salmos 95.2).
Nossa adoração comunitária é, na verdade, uma extensão do andar diário com Deus, em que nossas atitudes e ações já servem de adoração ao Criador (Romanos 12). O amor que temos uns pelos outros é outra forma de adoração, que se torna um elemento crítico em nossa habilidade de “... com um só coração e uma só voz [glorificarmos] ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 15.6). Se falharmos ao praticar as lições “uns aos outros” que temos estudado nas últimas semanas, talvez estejamos impedindo que nossa igreja tenha a condição de louvar a Deus com uma só voz.
Temos de limpar de qualquer coisa que impeça nossa comunhão com Deus. O Salmista declara:
“Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falos [...] São assim aqueles que o buscam, que buscam a Tua face, ó Deus de Jacó” (Salmos 24.3-4.6).

Nossas mãos e coração foram purificados por meio da morte e ressurreição do nosso Salvador, Jesus Cristo. É somente por ele que nosso culto se torna aceitável a Deus. “Por meio de Jesus, por tanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13.15).
Preparar-se para o culto significa diminuir o ritmo, olhar para dentro de si e começar a meditar no que Deus tem feito por nós. Isso encherá nosso coração de gratidão de modo que possamos expressá-lo por meio do louvor: “Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem.” (Salmos 34.2).
Falta de harmonia dentro da igreja também pode impedir a adoração comunitária. Jesus considerava nossa unidade mútua tão importante que disse que deveríamos parar nosso ato de adoração e sair para acertar as coisas com todas as pessoas que tivessem algo contra nós. Só depois de concertar o relacionamento é que poderíamos voltar a adorar:
Quão rapidamente consertados poderiam ser os relacionamentos dentro da igreja se todos concordássemos em não realizar cultos semanais até estar em paz uns com os outros.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:22-24

Quando estamos reunidos para o culto, uma vez que tenhamos examinado nosso coração, estaremos preparados como igreja para a adoração, dizendo a Deus três coisas:
§  Estou aqui para me concentrar no Senhor, ó Deus, e em mais nada. Ajude-me a limpar minha mente e a adorá-lo com um coração não dividido. Quero estar em sua presença com todo o meu ser (Salmos 86.11).
§  Vim para dar e não para receber. Desejo buscar sua face e não suas mãos. Não tenho outro plano a não ser servi-lo, ó Senhor (Salmos 41.13).
§  Vim ara oferecer meu louvor e usar meu coração, minha voz e minhas mãos para adorá-lo. É decisão minha concentrar-me em sua bondade e misericórdia e não na metodologia ou em erros humanos. Decido não criticar meus irmão e irmãs que também estão aqui para glória ao seu nome.
Ser convidado por Deus para vir até ele em adoração é um privilégio imensurável. Que possamos nunca tê-lo como garantido.

PARA PENSAR:
Quando adoramos a Deus com um coração despreparado, pecamos.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
“Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falos [...] São assim aqueles que o buscam, que buscam a Tua face, ó Deus de Jacó” (Salmos 24.3-4.6).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
O que você pode fazer para preparar-se para a adoração comunitária no 
próximo final de semana?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...