sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Membros da família de Deus


A fim de que recebêssemos a adoção de filhos. - Gálatas 4.5


O devocional de hoje fala-nos do propósito de Deus ao enviar Seu filho Jesus Cristo até nós. Primeiramente o propósito de Deus foi o de resgatar e adotar o perdido pecador. Ele não somente resgata o homem. Ele transforma escravos em filhos.
Em segundo lugar vemos que Deus enviou Seu filho para realizar a redenção, e Jesus Cristo era perfeitamente qualificado para isso, pois era totalmente divino e perfeitamente humano. Ele é o unigênito filho de Deus e nascido de mãe humana – Deus homem.
Em terceiro lugar, somos informados que Jesus nasceu debaixo da lei (v.4). Ele também, como filho de uma mãe judia estava sujeito às leis judaicas.
Ele conseguiu vencer onde todos os outros fracassaram. Em todos os aspectos Jesus foi perfeito. Portanto, a divindade, a humanidade e a justiça de Cristo qualificaram-No de uma maneira muito especial para ser o redentor do mundo. Se Jesus não fosse homem não poderia ter remido os homens; se não fosse justo, não poderia ter remido os injustos; se não fosse o Filho de Deus, não poderia ter remido as pessoas para Deus, tornando-as filhas de Deus.
A doutrina da adoção é a uma das mais elevadas porque envolve um relacionamento profundo do homem com Deus. A adoção pressupõe perdão e aceitação, isto é, na adoção Deus nos recebe em Sua família e na comunhão com Ele mesmo. “De sorte que já não és escravo, porém filho... e, também, herdeiro por Deus” (Gl 4.7). Em Jesus, o Deus Pai nos constitui Seus filhos e herdeiros. 
(Extraído do devocionário da Editora Cristã)

Senhor Deus, obrigado pelo Teu plano de amor para conosco, 
enviando Jesus Cristo, o perfeito Salvador. Amém.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A Prática da Alegria

Texto básico: Neemias 8.10

Não vos entristeçais, — a alegria do Senhor é a vossa força [Ne 8.10]

Textos de apoio:
Gl 5.22
3 Jo 4
2 Sm 6.14, 15
Dt 16.11
Fp 2.18
Fp 3.1; 4.4

A alegria não é só uma opção de vida. É uma ordem de Deus ao seu povo. Em Cristo, é uma aberração não ser alegre. É um mau testemunho. É uma contraevangelização. É uma falta de coerência.

O mandamento da alegria está espalhado nas Escrituras Sagradas: nos livros da lei, nos salmos, nos profetas, nos Evangelhos, nas epístolas e no Apocalipse.

A Bíblia ensina uma alegria teimosa, aparentemente arrogante, baseada na fé, e não na instabilidade das circunstâncias de tempo e lugar, comprometida mais com a saúde da alma do que com o bem-estar físico. Não significa necessariamente um sorriso nos lábios, mas uma atitude interior de confiança, esperança e satisfação em Deus.

1. Para entender o que a Bíblia fala

a) Como era possível o profeta Habacuque manifestar alegria em meio a tanta desolação? (Hc 3.17-19)

b) Como Paulo, estando preso, podia exortar aos crentes de Filipos que se alegrassem? (Fp 4.4, 11-13)

c) A Bíblia descreve o regozijo do povo de Deus no correr dos anos e não economiza palavras para mencionar a intensidade e a qualidade dessa alegria.

Como ela é definida nestes textos?
>> 2 Co 8.2
>> Sl 16.11
>> 1 Pe 1.8
>> Is 51.11

d) Quem está na origem da verdadeira alegria? (Sl 16.11; 43.4; 90.14; Ec 2.25) Várias vezes a Bíblia se refere à alegria em Deus ou alegria no Senhor. O que isso significa? (Sl 9.2; 32.11; 63.11; 97.12; Hc 3.18; Fp 3.1; 4.4)

e) Quais são as minas de alegria, que estão sempre relacionadas à pessoa de Deus?
>> 1 Ts 1.6
>> Lc 10.20
>> At 15.3
>> Is 53.11
>> Sl 119.162
>> Pv 21.15
>> At 20.35
>> Tg 1.2

Hora de avançar

A prática da alegria é a arte de oferecer resistência à tristeza por meio do gozo proporcionado pela presença de Deus na vida daquele que o busca honesta e continuamente. Depende da descoberta e exploração das muitas e variadas minas de alegria que estão à margem do caminho em direção à vida eterna.

2. Para Pensar

As vozes da alegria provocada pela restauração e dedicação dos muros de Jerusalém na época de Esdras e Neemias foram ouvidas a uma grande distância (Ne 12.43). O Salmo 42 lembra com saudades da multidão em festa por ocasião das procissões à casa de Deus, “entre gritos de alegria e louvor” (v. 4).

Mas nem todo tempo é tempo de alegria. Afinal, ainda vivemos num mundo de dor, pecado, morte e tristeza. Salomão já dizia: [Há] tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar de alegria (Ec 3.4). O próprio Jesus, a fonte de toda a alegria, teve momentos de tristeza. Veja alguns exemplos e os nomes dos personagens que sentiram ou deveriam ter sentido tristeza (Rm 9.1-5; Jó 31.29; Os 9.1; e, Tg 4.9). A tristeza não deve durar para sempre. Ela deve cumprir o seu papel e ser substituída novamente pela alegria: Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5); Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade (Sl 90.15).

O que disseram

A alegria propicia o louvor: “Está alguém alegre? Cante louvores” (Tg 5.13). À alegria se conjuga o louvor, ao louvor se conjuga a música e à música se conjuga a expressão corporal. Momentos de intensa alegria foram descarregados na música e na dança, como no exemplo de Miriã, logo depois da travessia do mar Vermelho (Êx 15.20-21).

Os motivos de alegria do cristão são diametralmente opostos aos motivos seculares; estes, na verdade, produzem mais sensação do que condição de bem-estar. A alegria dos secularizados depende do ter, e não do ser; de receber, e não de dar; de galgar posições, e não de servir; de proteger-se, e não de arriscar-se pelo Senhor.

3. Para responder

a) Você está vivendo um tempo de chorar ou um tempo de saltar de alegria?

b) Mesmo que a situação humana não favoreça, como você pode ser fortalecido pela alegria do Senhor?

Você e Deus

Busque continuamente a Deus, pois na sua presença “há plenitude de alegria” (Sl 16.11).

Estudo bíblico a partir do capítulo 18 do livro Práticas Devocionais. Editora Ultimato e artigo do blog da Ultimato. 

domingo, 23 de agosto de 2020

Meditando no Salmo 142

Graça e paz, hoje vamos meditar no Salmos 142, dependendo de qual é a sua Bíblia você vai encontrar logo abaixo do título, um subtítulo Masquil de Davi, Masquil vem de uma raiz etimológica que significa iluminação, inteligência. Então poderíamos dar o título para este Salmo Iluminação de Davi, ou compreensão de Davi, entendimento de Davi quando estava em oração na Caverna.

O que entendeu Davi quando estava orando na caverna? Em qual caverna? Você vai achar o contexto lá em I Samuel Capítulo 22 e Capítulo 24 quando Davi estava sendo perseguido pelo Rei Saul e 3000 mil homens de seu exército, naquele momento Saul queria matar Davi e ele estava se escondendo  no deserto num lugar que se chamava En-gedi, um lugar no deserto muito bonito e que tem diversas cavernas. Davi com 400 homens, endividados, afligidos, ferrados na vida.

Imagina um exército com 3000 homens te perseguindo e você se mete numa caverna. Eu nem consigo me imaginar fazendo isto. Detesto cavernas. Logo imagino um buraco, e olha que pode ter toda beleza do mundo, mas em pensar que provavelmente só exista uma saída, já me deixa em pânico. Quando ouço qualquer história isso é desde de pequena, eu já vou imaginando a cena e não vale rir de mim,  de verdade em todos estes anos eu fiquei com a cena que criei na minha cabeça ainda pequena, deste momento da história de Davi, vou descrever a cena para vocês: Está Saul com todo seu exército e tals... Davi entra na caverna de Saul bem de fininho corta um pedaço das vestes e beleza... mas mano nãooooo. Foi diferente Saul entrou na cova para fazer suas necessidades, e com tantas cavernas, naquele lugar, por uma casualidade ou como cremos nós por obra de Deus, Saul entra exatamente na caverna em que Davi está escondido. Que detalhe importante que eu deixei passar despercebido por tanto tempo, Davi já estava na caverna quando Saul entra lá. Deus e seus caminhos!

Mas vamos lá Davi compõe este Salmo de Masquil neste contexto e que iluminação ele tem no meio dessa situação? Que entendimento ele recebe quando se vê num beco sem saída?

Vamos para os versículos 1 e 2 de Salmos?

Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.

(O que entendi quando o bicho estava pegando, o que entendi quando estava praticamente sem forças? O que entendi quando já estava sem recursos? O que entendi quando estava frito? Com minha voz pedi misericórdia.

O que Davi recebe de entendimento, quando o bicho pega? Não tenho saída, tenho que pedir Misericórdia, me ajuda...A palavra neste momento de dor, de que o bicho está pegando, não peço por justiça, peço por misericórdia, é súplica... é piedade. Eu sei eu pisei na bola, eu mereço passar por isso, eu vacilei, mas misericórdia...

O que merecemos? A morte, - Todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus, mas o que Ele tem, Ele tem misericórdia...

O que Davi faz na hora em que o bicho está pegando, na hora que deu ruim?

Vamos lá para I Sam 24.14:  Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga?

Olha ele já havia sido consagrado Rei, mas em humildade se compara a um cachorro, a uma pulga...

Tem gente que está na lama, está ruim na foto, está morrendo, mas não são as circunstancias que o está matando, é a sua falta de humildade... ele clama, grita por justiça quando na realidade o seu clamor deveria ser por misericórdia... E vou te dizer não há nada nesta criação que possa ajuda-lo, nem o Batman, Superman, nem a vacina, nem o dinheiro, senão o criador  mesmo!.

Versos 1 e 2 ainda Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.”

Aqui está o ensino, a instrução o Masquil, Davi, expõe diante de Deus tudo que se encontrava em seu coração, expor sua queixa não é renegar uma situação, mas expressar insatisfação, por ele estar se sentindo assim. E expõe a sua fraqueza, de forma intima. Uma dor que está insuportável, aqueles que foram traídos, abandonados, subjugados e estão sofrendo de alguma maneira necessitam expressar essa dor insuportável diante de Deus.

O que pela lei do sucesso é o fim da picada, se você pensar na tribulação vai te enfraquecer. Pense positivo, passe por cima, meio que pedem pra você fazer de conta que não aconteceu. Esquece isso, bola pra frente, mas não sou doente, não sofro de amnésia. Está doendo.

Davi decide ser verdadeiro e expor sua angústia e aprendemos aqui nesta oração de Davi que é um pedido para que o Pai interprete a sua angustia, versos 3e e 4

“Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.
Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.

E enquanto Davi faz sua oração, enquanto ele fala com Deus vai expondo as características dessa tribulação, e as insatisfações de Davi eram acerca de seu próprio coração. Armaram para mim, me fizeram uma emboscada, como se isso fosse novidade, ele estava em meio a uma guerra. (v3)

Não sabem quem eu sou, não me reconhecem, como é dolorido as pessoas duvidarem da sua essência, te julgarem pelo que falam ou acham, sem saber quem você realmente é.

Note que não era porque ele estava isolado, por estar na caverna que sofria, mas era no seu coração que estava a verdadeira angústia. Não eram as circunstâncias. Percebemos isso por causa da intensidade do clamor de Davi. Era o aprisionamento da alma que causava esta angústia.

Me faltou refúgio, ninguém se preocupou com minha alma, ninguém estava aí se eu estava bem ou não. Estou realmente só, não vejo ninguém vindo ao meu encontro ou planejando me ajudar.

Veja era interior, era na alma. A causa não era exterior. 

Diga a Deus: A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. (5

Ele fala com quem pode lhe encher de esperança. Tu és a minha esperança, tu és minha herança na terra dos viventes, é tudo de melhor que quero ter, minha porção não é algo que a traça e a ferrugem pode corroer, eu tenho o céu, eu tenho tua presença.

É muito louco, quando falamos com Ele, ele nos coloca em sintonia com as urgências dele: a viúva, órfãos, doentes no corpo e alma, os pobres, aqueles que estão no frio, na chuva e o socorro para essas pessoas virá através de pessoas com o coração em sintonia com o coração de Deus.! Ele trabalha e mostra que Ele se importa conosco. Aí não tem como partimos para fazer a sua obra porque recebemos o amor Dele e decidimos viver a serviço Dele. E nossos ajuntamentos passam a ser um motivo para celebrar o que Ele faz na terra através de nós, apesar de nós...

Ele não é um Deus distante, é um Deus que ouve a nossa oração. E nós seu povo, sua igreja ouvimos também o coração Dele.

Verso 6 : Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. 

Davi dá a real para Deus. E você não pode ter nenhum problema em se abrir com Ele. Com Deus você não precisa fingir que é valentão, não precisa querer manter as aparências, fingir que é forte, cheio de fé, que está tudo ok. Para Ele podes dizer: estou com medo, não dou conta das crianças, da casa, da mulher, do marido, da solidão, do meu patrão, da falta de patrão, seja o que for com Ele você pode abrir seu coração.

E Davi continua e diz mais no verso 6: Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.”  Outro Masquil aqui outra iluminação, 

Aqui Davi reconhece a sua fraqueza a sua debilidade, e como é importante que você não tenha um conceito mais alto do que é na verdade.

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3

Vemos tanto disso o tempo todo: você sabe com quem você está falando? Olha a cor da minha pele! O meu salário é mais alto que o seu! Eu sou formada, pós-graduada e você, quem é você? Mal sabe falar o português... Eu tenho sangue azul, você é favelado... e por aí vai...

Urgentemente busque o equilíbrio em Deus, sabe o que ninguém pode vencer por mais que tenha toda grana do planeta, os amigos mais influentes, acesso aos melhores hospitais e médicos? A morte!

Mas Deus, Ele venceu a morte e nós também já vencemos através de Cristo Jesus. Deus me livrou da morte eterna. Eu sou um Espírito que possuo uma alma e habito em um corpo e em breve me encontrarei com Ele. Onde está o morte a tua vitória?

Aguenta aí estamos chegando nos finalmente, versículo 7:

Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.”


Outra revelação aqui: Outro Masquil em sua maneira de orar: se estou no sepulcro, aprisionado, como te louvar? 

Davi está zuado e diz se Tu me livrar dessa, vou louvar teu nome, vou fazer o que precisa fazer. Eu já fiz isso hein?

Deus se você me livrar dessa vou fazer isso ou aquilo! Me lembro quando estava entre a vida e a morte eu disse para Deus, se você me livrar vou pregar para a família da Rita, vou falar do seu amor para eles, cumpri minha promessa. Tenho certeza que você se lembrou de alguma vez em que só Deus poderia te livrar, Deus se minha mãe não me bater hoje eu prometo que vou fazer isso e isso. Se lembrou de alguma?

Davi faz o trato de louvar o nome do Senhor, o nome tem muita importância na Bíblia representa as virtudes, os propósitos de Deus... Lembra quando cada personagem trocava o nome, trocava também o propósito. (Abrão- Abrão – Sara – Sarai - Jacó - Israel) - Vou viver para comunicar as tuas virtudes, se você está precisando de um milagre que você seja iluminado hoje como Davi para fazer um propósito de vida diferente a partir desse milagre.

Deus me livra dessa e eu viverei para anunciar as verdades daquele que me trouxe das trevas para a luz, viver para ensinar sobre ti. 

E qual será a consequência de tudo isso Deus? Depois de você ouvir minha oração, eu ouvir seu coração.?

Verso 7 “os justos me rodearão, pois me fizeste bem.”  em outra versão me será propício: 

Significado de Propicio: disposto favoravelmente, compadecido, inclinado a conceder proteção, graças ou favores (diz-se de uma divindade ou força sobrenatural).

Eu e você cremos que para Ele nada é impossível, ele fez tudo. Universo, homem, criação.

Seria muito difícil para ele: você estando em maus bocados, exilado numa caverna, fechado em sua casa, mudar toda essa situação em que você se encontra? Seria impossível para Deus fazer isso? 

Davi compreendeu que a única coisa que temos que fazer para que Deus abra o mar, transporte montanhas é ser aquele a quem Deus é propício, que Deus se agrade em mim, que esteja satisfeito comigo, Ele é o Deus que criou as galáxias, abriu o mar, fez cego ver, para Ele não há nada impossível. Ele faz milagres 

Como fazer isso?  Como ser como aquele que é segundo o seu coração?

“Deus resiste aos soberbos e dá graças aos humildes.” Tiago 4:6

Quem sou eu diante do universo, das constelações? Há humildade em meu coração? Como ser humilde? Se reconheces que necessita de Deus, a humildade está aí.

Deus consagrou Davi como rei para sempre, e isso nos prova que humildade não tem a ver com posição, mas com coração...

O nosso maior exemplo de humildade é o nosso Salvador Jesus, que mesmo sendo Deus, se fez carne habitou entre nós, passou por todas as fases da vida humana, passou pela morte de cruz, e como resultado de sua obediência: recebeu esse é o meu filho amado em quem me comprazo... 

“os justos me rodearão, pois me fizeste bem.”  em outra versão me será propício:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!


quarta-feira, 8 de julho de 2020

Traição

I Corintios 11: 23
Quando Paulo escreve essa carta à igreja de Corinto trinta anos depois. A sensação que dá é que ele estava na celebração da última Páscoa judaica e a primeira cristã, e olhando para este momento vemos Judas recebendo das mãos do nosso Senhor Jesus o pão (palavra). É tão simbólico esse partir do pão porque agora os seus companheiros de jornada, à partir dessa última ceia com Jesus, viverão e morrerão por esse pão (palavra) vivo que desceu do céu.

Segundo o site da “Real Academia Espanhola”, o termo companheiro (a) procede etimologicamente do latim ‘companis’: [forma f. do lat. Vulg. *compania, de com- ‘com-‘ e panis ‘pão’.  E c
ompanheirismo significa aquele que come o mesmo pão em paz no mesmo prato.
Há versos indicando que a palavra tem sua origem na última ceia de Jesus com seus discípulos, em seguida foi usada pelos primeiros cristãos para se nomearem.

Olhando para a última ceia vejo Judas recebendo de seu companheiro o pão de forma indigna (Jo 13:27)  trai aquele que lhe oportunizou à comunhão e perdão. Judas sozinho não enxerga a luz no fim do túnel e assim não se liberta de sua ganância.  Essa solidão de Judas em seus propósitos me fez lembrar do poema de Bertolt Brecht:

Escravo, quem te libertará?
Aqueles que estão no abismo mais profundo
Companheiro, vão te ver seus gritos ouvirão.
Os escravos te libertarão.
Todos ou ninguém. O todo ou o nada.
Sozinho ninguém pode se salvar.


Jesus na cruz nos mostra que esse pão também é o pão da luta, por aqueles que estão sendo escravizados pelo pecado e também por seus semelhantes. 

Oração: Pai, sozinhos não somos corpo, ajude-nos a compartilhar o pão com o maior número de pessoas que pudermos, não queremos trair nossos semelhantes.


Pastora: Arlety Amorim

domingo, 17 de maio de 2020

Malabarismo?

Incrível como tentamos fazer malabarismos com tantas coisas em nossas vidas. Freqüentemente deixamos de lado as coisas mais importantes para captar coisas que não devem ser prioridades em nossas vidas. Por exemplo, conheço muitas pessoas que priorizam outras coisas no domingo em detrimento da adoração - esportes para seus filhos, esportes para assistir, esportes para jogar, cinema, teatro, dormir etc. etc.  Não podemos carregar todas as coisas em nossas vidas que tentamos carregar. Algo se perderá no processo, se tentarmos. Nós fomos criados para amar a Deus e aos outros. Uma das maneiras pelas quais amamos a Deus é adoração. Não podemos fazer malabarismos com outras coisas no domingo de manhã (ou sempre que você participar do culto). Todos nós precisamos nos apegar a adorar e anotar as outras coisas. Não dê desculpas por que você não pode fazer outras coisas no domingo na hora da celebração. Não se desculpe. Diga a outras pessoas: "Vou adorar" ou "Não posso perder a adoração" para fazer isso. Coloque um exemplo. Desafie os outros a fazer o mesmo. Não pode se apegar a duas coisas ao mesmo tempo, nós também não podemos. Portanto, precisamos priorizar. O Salmo 150: 1 diz: “Louvado seja o SENHOR! Louvado seja Deus em seu santuário. É a melhor maneira de começar uma semana. Adore o Senhor!

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Tua vontade ou minha vontade?

Lucas 17:14 diz: "Quando os viu, disse-lhes: 'Ide e mostrem-se aos sacerdotes' '. E enquanto eles foram, eles foram limpos." Então, Jesus ouviu a oração deles e teve piedade deles. Jesus pediu que eles fossem a seus sacerdotes para cumprir a lei cerimonial - serem declarados limpos pelos sacerdotes e apresentassem o sacrifício apropriado ao Senhor. De acordo com nossas Escrituras, parece que somente em sua obediência eles foram limpos. Jesus não precisou tocá-los ou até ficar ao lado deles. Ele não disse: "Você está limpo." Em sua obediência e crença de que Jesus os curaria, esses dez homens foram limpos. Tente imaginar como esses homens poderiam ter se sentido. A doença que os mantinha separados de suas famílias, igreja, amigos e uma vida "normal" se foi! Eu tenho que me perguntar qual foi o primeiro pensamento deles. Por causa de Jesus, suas vidas mudaram em um instante. Glória a Deus! Todos nós sofremos de uma maneira ou de outra. Alguns de nós sofrem com dores e doenças físicas e outros sofrem com dores emocionais. Alguns estão espiritualmente doentes e nem sabem disso. Alguns acreditam que precisam de cura física quando é realmente necessária a cura espiritual. Jesus sabe do que precisamos. Você pediu a Ele que o curasse ou lhe disse como curá-lo? Há uma diferença - Tua vontade será feita ou a minha vontade será feita. Eu não sei sobre você, mas vou com "Seja feita a sua vontade", porque Ele sabe o que é melhor para mim.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Espontaneidade Espiritual

Ontem foi o dia para ser espontâneo! Não fizemos planos até decidirmos o que tínhamos vontade de fazer. Tentamos dormir até tarde (quase impossível aqui) e passamos boa parte da manhã na varanda apenas olhando para o oceano, contemplando as possibilidades. Muitos de nós tentamos planejar cada último segundo de nossas vidas e controlar todos os movimentos que fazemos. Embora eu realmente entenda o raciocínio por trás desse tipo de planejamento e controle, acho que muitas vezes não deixa espaço para o Espírito liderar. Estamos tão preocupados que sentiremos falta de algo, ao invés disso, sentiremos falta do Espírito. Às vezes, apenas temos que parar e ouvir como o Espírito deseja que nos movamos. Leia Romanos 8:14. Agora, para todos vocês que são planejadores e para aqueles que têm um plano de backup para o seu plano, não temam. Não estou dizendo que não devemos planejar - o planejamento é bom. O que estou dizendo é que devemos sempre ter nossos corações sintonizados com o Espírito e estar prontos, dispostos e capazes de seguir aonde Ele leva - mesmo que isso signifique uma mudança de plano. Seu coração está ouvindo?

terça-feira, 12 de maio de 2020

Não temas o mal!

O Salmo 23: 4 diz: “Embora eu ande pelo vale mais sombrio [ou“ o vale da sombra da morte ”], não temo o mal; porque você está comigo; sua vara e seu cajado - eles me confortam. ” Embora Deus nos guie ao lado de águas tranquilas e forneça pastos verdes, haverá tempos sombrios. Haverá dificuldades, tragédias, morte, problemas, adversidades e maldade que tentarão perturbar nossa paz e nos convencer de que Deus não é quem Ele diz que é. Não há nada e ninguém que possa tirar a garantia abençoada de nossa salvação e nosso relacionamento com Deus, a menos que permitamos. Deus nos assegura neste salmo que Ele está presente para proteger nossas almas. Mateus 10:28 nos diz que não devemos temer o que pode matar o corpo, porque não pode matar a alma! Deus protege nossas almas como um pastor protege suas ovelhas e enquanto caminhamos por aquele vale sombrio, Ele caminha conosco, nos conforta e nos dá forças para fazê-lo através das trevas para a Luz! Qual é o seu vale escuro?

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Quando tudo isso acabar...

“Deitei-me e dormi; Acordei, pois o Senhor me sustenta. ” SALMO 3: 5

Quando tudo acabar, nunca mais seremos os mesmos.

Quando o mundo volta ao seu ritmo acelerado…

Quando todos saímos de nossas casas, piscando com o brilho do sol que nunca escurecia…

Quando nossos profissionais de saúde podem respirar sem medo de infecção….

Quando eles podem dormir, descansar, chorar ...

Quando encontram a paz depois de tudo o que viram e experimentaram ...

Quando as famílias enterram seus entes queridos ...

Sofrer suas perdas ...

Afaste-se das sepulturas como nossos heróis de guerra que foram mais assustados por esse vírus ...

Quando aqueles que lutaram por suas vidas são restaurados ...

Nós seremos despertados.

Seremos despertados porque, embora pensássemos que estávamos no controle, nunca realmente estávamos. Veremos como a vida é frágil e que o Autor da Vida é o único no controle. Vamos buscar mais a Deus.

Seremos despertados para o quanto estamos conectados um ao outro. Não apenas para nossas famílias e amigos, mas estamos conectados a pessoas do outro lado do mundo. O destino deles e o nosso destino estão delicadamente entrelaçados. Seremos mais responsáveis.

Seremos despertados para quem realmente somos. Veremos que podemos ser nobres e heróicos, mesmo com algo tão simples quanto sairmos de casa. Perceberemos que o que realmente valorizamos não são as coisas da vida, mas são as pessoas em nossas vidas ... e as pessoas que nem conhecemos. Veremos que, como gerações antes de nós, temos o que é preciso para fazer o que é necessário para o bem comum. Seremos mais nobres.

Quando isso acabar, nunca mais seremos os mesmos.


Querido Deus, anseio pelo dia em que tudo acabará, mas obrigado pelas maneiras pelas quais você está me mudando nesta temporada. Em nome de Jesus, amém.

sábado, 9 de maio de 2020

Dom do Poder

Ao olharmos novamente para 1 João 4: 7-21, vamos nos concentrar no versículo 17. Esse versículo afirma que podemos ter “confiança” no dia do julgamento. Penso que todos desejamos essa confiança - confiança de que, quando estivermos diante de Jesus, primeiro seremos julgados fiéis Nele e a Ele e, em segundo lugar, julgados como semelhantes a Deus em nosso amor pelo mundo. Tanto a fé nEle como o amor a Ele e ao Seu povo são dons que Deus oferece a cada um de nós. Sem a morte de Jesus e Seu envio do Espírito Santo para viver dentro de nós, essas coisas são completamente impossíveis por nós mesmos. Algumas pessoas nunca aceitam o presente. Alguns parecem aceitá-lo, mas nunca o desembrulham. Alguns aceitam e desembrulham, mas não sabem o que fazer com isso! Qual é você? O presente ali aberto está esperando que você reconheça seu poder? Permita que o dom de amor de Deus habite em você, para que você também tenha confiança no dia do julgamento.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Não existe uma terceira via para ao céu

Não existe o quase salvo. O quase quente. O quase frio que foi reprovado por Jesus.
Entre a obediência e a desobediência não existe meio-termo. 
É uma coisa ou outra e não uma coisa e outra.  A presença da obediência elimina a desobediência, assim como a luz elimina as trevas. Não há uma terceira via, um caminho entre a obediência e a desobediência. E isso não se concretiza em palavras, mas sim em atitudes. Veja o exemplo Mateus 21.28-30: “Filho vai hoje trabalhar na roça – não vou pai, mas foi. Filho vai hoje trabalhar na roça – vou pai, mas não foi”. Quantos de nós tem agido assim como o segundo filho. O Senhor sempre nos deu liberdade, o próprio Paulo disse que tudo nos é lícito, mas que nem tudo nos convém. Esse “nem tudo nos convém” é para nos preservar. Não tenho dúvida de que estamos vivendo dias difíceis, como cristãos, mas isso não flexibiliza os princípios divinos quanto à salvação, fomos alertados – “no mundo tereis aflições...” “Tende bom animo”. Daí a palavra de Jesus no sermão do monte (Mt 7.13). Daí o cuidado de Paulo em falar às igrejas da Galácia (Gl 6.8). Não tem jeito: se semear mentiras, você vai colher mentiras; se semear ciúme, vai colher ciúme; se semear inveja, vai colher inveja. Em síntese, o que você semear, isso você vai colher. Essa é a doutrina dos dois caminhos. Um deles “... é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. O outro “... é como a escuridão” (Pv 4.18-19). A escolha é sua. 

Deus, ajuda-nos a caminhar em obediência e temor a Ti.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Perguntas do Anjo Gabriel


Gabriel deve ter coçado a cabeça com essa. Ele não era de questionar suas missões dadas por Deus. Enviar fogo e dividir mares estavam todos inclusos no trabalho eterno de um anjo. Deus mandava, Gabriel executava. Gabriel não era de questionar, mas dessa vez ele teve que se perguntar.
Deus vai virar um bebê? Gabriel já tinha visto um bebê antes, ele havia sido líder de pelotão na “operação junco”. Ele se lembrava do bebê Moisés.
Isso não tem problema para humanos, ele pensou, mas pra Deus?
Os Céus não conseguem contê-lo, como poderia um corpo? De todo jeito, já viu no que dão aqueles bebês? Dificilmente cabível para o criador do universo. Bebês precisam ser carregados, alimentados e banhados. Só de imaginar uma mãe colocando Deus para arrotar no seu ombro – isso era além do que um anjo poderia imaginar… Leia o resto de “As Perguntas de Gabriel” de Max Lucado.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ele me guia

O Salmo 23: 3b diz: "Ele me conduz pelos caminhos da justiça, por amor do seu nome" (NKJV). Imagine-se sentado na sala do trono de Deus tentando responder à pergunta de "Por que" de Deus. Por que você fez isso? Por que você não fez isso? Imagine-o dizendo a você que, por causa de como viveu neste dia, perdeu a oportunidade de glorificar o nome de Jesus. Ou, melhor ainda, imagine Deus dizendo que, por causa de como você viveu neste dia, você foi testemunha de Sua bondade e Sua glória! Agora é isso que eu quero ouvir !! Deus nos guia todos os dias sobre como devemos agir e reagir à vida. Ele faz isso porque Ele nos ama e quer que sejamos Seus representantes aqui na Terra - para nosso bem e para Sua glória. Agora imagine a presença de Deus em todos os momentos deste dia (e todos os dias). Você não precisa imaginar - Ele está com você - então saia e mostre ao mundo que você é um magnífico filho de Deus!

terça-feira, 5 de maio de 2020

Alma restaurada.

O Salmo 23: 2-3a diz: “Ele me faz deitar em pastos verdejantes; ele me leva ao lado de águas tranquilas; ele restaura minha alma. Esses versículos são sobre a provisão de Deus. Deus fornece um lugar de descanso para nossas almas - um lugar de calma e paz, um lugar onde somos dele e somente dele. Este lugar é com Jesus. Deus nos diz em Ezequiel 34: 14-15 que Ele próprio proverá Seu rebanho. Nós somos o seu rebanho e Jesus é a provisão. A paz que está disponível para nós através de Jesus Cristo é a única paz verdadeiramente repousante. Note que digo que essa paz está disponível - não é imposta a nós. Devemos convidar esta paz em nossos corações, assim como convidamos Jesus. Jesus diz: “Leve meu jugo sobre você e aprenda comigo; porque sou amável e humilde de coração, e encontrarás descanso para as vossas almas ”(Mateus 11:29). Jesus diz: "Tome meu jugo", não "Estou colocando meu jugo sobre você". Agarre a paz de Jesus e deixe que Ele compartilhe seus encargos. Ele tem ombros fortes - ele carregou os pecados do mundo, não é? Você conhece a paz que supera todo entendimento?

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Não tenha medo!

Em tempos como estes, é fácil deixar o medo agarrar nossos corações. Medo da doença. Medo da falta. Medo do desconhecido. Mas quando o medo e a ansiedade tentam atormentar cada pensamento nosso, podemos nos lembrar desta verdade importante – Deus está conosco. Ele está conosco. Ele é por nós. Ele nos ama. E ele nos convida a entrar no seu descanso.
Não estamos sozinhos. Quando a tempestade enfurece, ele nos oferece paz e refúgio em meio a ela. Ele promete esperança e força para aqueles que se voltam para ele. O que Deus está dizendo nesta crise? Entre as respostas deve estar esta promessa: “Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei” (Isaías 41:10). Volte-se para Ele hoje.

domingo, 3 de maio de 2020

As grandiosas e preciosas promessas de Deus

Segundo Pedro, as promessas de Deus não são apenas grandes, elas são grandiosas. Não são apenas valiosas, elas são preciosas! (2 Pedro 1:4).
São as grandiosas e preciosas promessas de Deus que nos conduzem a uma nova realidade, um ambiente santo. São placas de sinalização destinadas a nos guiar para fora do pantanal tóxico e para dentro do ar puro do céu. Elas são as rochas sólidas que formam a ponte sobre a qual nós caminhamos do nosso pecado para a salvação.
As promessas costuram a Bíblia. Receba-as. Permita que elas o encharquem como uma chuva de primavera. Sejamos o que fomos destinados a ser – povo da Promessa. Encha seu coração de esperança e deixe o diabo ouvir você declarar sua crença na bondade de Deus! Porque as promessas de Deus são inquebráveis, nossa esperança é inabalável!

sábado, 2 de maio de 2020

Retire o que atrapalha.

Deus tenta nos guiar para um caminho melhor e continuamos a fazer as coisas do nosso jeito. Então perguntamos: "Por que isso machuca tanto" ou "Por que isso é tão difícil?" Podemos até perguntar: "Deus, por que você faz isso comigo?" Nós fazemos nossas escolhas. Às vezes, sentimos dor por causa das escolhas de outra pessoa ou por circunstâncias fora do nosso controle e Deus tenta nos guiar para a cura e restauração. Mas, às vezes, apenas permanecemos, permanecemos e afundamos na dor quando na verdade temos outra escolha.  Com as explosões da vida, é preciso ser muito intencional em retirá-las, permitindo que Deus acalme a dor e decida que você não irá mais para lá. É preciso oração e obediência de nós e muita graça e orientação de Deus (2 Coríntios 12: 9). Com o que você está lidando? Arranque, ore e siga aonde Deus leva. Não jogue no chão ou debaixo do tapete tire quantas vezes for necessário o que lhe atrapalha!

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Paz diante da tristeza!

Tudo foi cancelado. Os jogos da principal liga de basquetebol profissional. Os jogos de hóquei no gelo. O torneio masculino de basquete. As peças da Broadway. Voos. Cruzeiros. Cancelamentos, em todos os lugares!
Mas posso contar para você uma coisa que não foi e não SERÁ cancelada? Deus nunca cancelará sua promessa de cuidar de nós. Não interprete a presença de problemas como ausência de Deus. Deus prometeu, “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Ele está conosco. Ele é por nós. Ele nos oferece paz face à incerteza e esperança em troca de peso.
A pergunta desta crise é simplesmente esta, o que Deus está nos dizendo? Entre as respostas deve estar esta promessa de Mateus 11:28, “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Volte-se para Ele hoje.

Quem eu?

Moisés era um grande homem de grande fé! Moisés não é quem sempre imediatamente fez exatamente o que Deus pediu. Moisés realmente desafiou a Deus quando o chamou para falar com o faraó para ajudar a libertar os israelitas. Quando o anjo do Senhor lhe apareceu na sarça ardente e disse-lhe para voltar ao Egito, ele disse: 'Quem sou eu, para que eu vá ao Faraó e que tire os filhos de Israel do Egito? ? '(Êxodo 3:11) Moisés duvidava de sua própria capacidade de fazer o que Deus lhe pedia. Ele até deu razões pelas quais ele não deveria fazer isso! Você já fez isso? Eu tenho. "Você quer que eu faça o que???? Eu sou muito velho." Obviamente, Deus não discrimina com base na idade - veja o chamado de Deus a Noé, Abraão, Moisés e até a mim! Deus pode usar qualquer pessoa em qualquer estágio da vida para Seu bem e para Sua glória. Moisés levou um pouco de convencimento, mas ele acabou sendo obediente. A história de Moisés aponta novamente para o fato de que ele "andou com Deus". Em outras palavras, Moisés tinha um relacionamento com Deus. Você falou com Deus hoje?

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Amar o próximo como a si mesmo

"Ame seu vizinho." Isso também faz parte dos dois maiores mandamentos. Portanto, devemos responder a duas perguntas: quem é nosso vizinho e como é o amor? Leia Lucas 10: 25-37. Esta parábola dá a resposta para ambas as perguntas. Nosso próximo é todo o povo de Deus e o amor está respondendo às suas necessidades - sendo misericordioso e compassivo, fazendo o que Jesus faria. Isso é muito mais fácil dizer do que fazer, porque há muitos necessitados (emocional, fisicamente, espiritualmente). No entanto, aqueles que cruzam nossos caminhos são aqueles a quem devemos ministrar. Josiah, que ia se suicidar, cruzou meu caminho, respondi com amor, compaixão e misericórdia. Então agora ele vive uma nova vida com esperança, promessa e a prova tangível de que Deus o ama. Eu poderia ter me afastado e dito: "Deixe alguém lidar com isso". Mas isso teria sido exatamente como aconteceu na parábola. Tudo se resume ao amor e esse é o cerne da questão!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Manso

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra". Este é muito semelhante a ser pobre em espírito, no entanto, este parece estar combatendo o poder ao invés do orgulho. Poderíamos substituir a palavra gentil por manso. Aqueles que são traficantes de poder raramente são gentis e pisam em alguém ou em qualquer coisa que esteja no seu caminho para alcançar esse poder. Os mansos, ou gentis, têm tudo a ver com promover o Reino de Deus, e não a si mesmos. Eles são centrados em Deus, em vez de egocêntricos. Isso não significa que os mansos tenham uma opinião baixa de si mesmos. Eles conhecem o seu lugar no Reino de Deus e a necessidade de Jesus! Os mansos herdarão a terra? Lembre-se de que um dia haverá um novo céu e uma nova terra, porque Deus redimirá tudo o que Ele criou e nós desfrutaremos juntos. Você pode imaginar como será isso? É ainda mais bonito que isso!

terça-feira, 28 de abril de 2020

Raiva = Perigo

Você já ficou tão bravo, tão chateado, tão indignado, que parece que o topo de sua cabeça explodiria? Você (eu) fica andando o dia todo como se você (eu) fosse o único no mundo que já se sentiu assim. Então, algo acontece para você (eu) perceber que há coisas mais importantes no mundo que precisam de toda a minha atenção. Também faz você (eu) perceber que às vezes você (eu) se leva (a mim mesmo) muito a sério. Obviamente, estou falando de mim mesmo aqui, mas sei que todos vocês também estiveram nessa posição. Frequentemente, permitimos que as pessoas "apertem nossos botões", o que nos leva ao modo de raiva. Eu tento muito não permitir isso. Mas, às vezes, algo passa despercebido e eu me lamento pela situação. Eu não quero ficar com raiva. Eu não gosto de ficar com raiva. Eu acredito que a raiva põe em risco minha saúde. O que as Escrituras dizem sobre a raiva? Tiago 1: 19-20 diz: “Meus queridos irmãos e irmãs, tomem nota disso: todos devem ser rápidos em ouvir, lentos em falar e lentos, porque a ira humana não produz a justiça que Deus deseja” (NVI) ) Ai. Rápido para ouvir e lento para falar - vou trabalhar nisso. E quanto a você? Agora, não estou dizendo para deixar as pessoas passearem por você (eu). Seja honesto, mas não ofensivo. Seja amoroso, mas não ofenda. Seja encorajador, mas não humilhante. Provérbios 19:11 diz: "A sabedoria de uma pessoa produz paciência; é para a glória de alguém ignorar uma ofensa ”(NVI). Existem muitos provérbios sobre a raiva. No entanto, isso me lembra a Oração da Serenidade: “Deus me conceda a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar; coragem para mudar as coisas que posso; e sabedoria para saber a diferença. ” Amém e Amém.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O redemoinho

Eu estava lendo Jó 38 novamente hoje e a majestade e magnificência de nosso Deus salta das páginas. Começa “Então o Senhor respondeu a Jó pelo redemoinho. . . . ” Isso me lembra que às vezes, através das tempestades da vida, ouvimos Deus mais claramente. Talvez, por causa da tempestade, esperemos que Deus fale. Talvez estejamos perdidos e sabemos que não há nada que possamos fazer para mudar o que aconteceu, mas estamos esperando a orientação de Deus para um caminho a seguir. Talvez tenhamos chegado ao fundo do poço e não haja maneira de olhar além de olhar para cima. Talvez tenhamos esgotado todas as nossas capacidades humanas e finalmente chegamos à conclusão de que somente Deus pode nos levar através da tempestade. Talvez precisemos entender que, às vezes, precisamos parar de lutar e apenas "estar" com Deus. Isso nos acalmará, nos centralizará e nos lembrará do que se trata esta vida. Não é sobre você e não é sobre mim. Nossas vidas são sobre Deus, como glorificamos a Deus e contribuímos para a realização do Reino de Deus na Terra como no céu. Fazemos parte da história de amor de Deus. Nós não somos os personagens principais. Deus é. Se você se encontrar em um turbilhão, pare, esteja presente com Deus e ouça a inspiração de Deus para o próximo capítulo da história de amor de Deus e como você pode fazer parte de sua realização.

A graça de Deus no trabalho

Qual foi a primeira coisa que Paulo fez depois que recuperou a visão? Leia Atos 9:18. A primeira coisa que Paulo fez foi ser batizado! Essa foi a resposta dele ao chamado de Jesus. Em seu batismo, Paulo está dizendo "Sim" a Jesus e afirmando que Jesus era Seu Senhor e Salvador, enquanto Deus está reivindicando Paulo como Seu. Suponho que Ananias realizou o batismo - embora as Escrituras não digam. O importante é que isso aconteceu. Nos três dias desde que Paulo encontrou Jesus no caminho de Damasco, a graça de Deus estava em ação. A graça de Deus chamada Paulo (graça proveniente), a graça de Deus redimiu Paulo (graça justificativa) e a graça de Deus está tornando Paulo santo (graça santificadora). Não há como dizer há quanto tempo Deus chamava Paulo. Deus nos chamará, perseguirá e cortejará porque Ele deseja que sejamos salvos. Mas não seremos redimidos ou santificados até que o permitamos. Paulo disse sim a Deus e a obra nele começou. Que trabalho Deus está fazendo em você?

domingo, 26 de abril de 2020

Ore primeiro!

Ester era uma grande mulher de grande fé. Não podemos falar sobre pessoas de grande fé e deixar Ester de fora. Ela é um exemplo perfeito de alguém que suportou com fé. Leia o livro de Ester e você encontrará uma mulher que foi tratada como propriedade - algo a ser exibido em volta para todos verem - e, no entanto, ela permaneceu até o momento em que usou sua beleza para a glória de Deus. Essa mulher, diante da situação difícil de seu povo, tomou a decisão de defender seu povo ou morrer tentando. Mas o que devemos prestar atenção é que ela não fez isso até ter orado e jejuado por três dias. Ela conseguiu que outros orassem por ela também. Deus dirigiu suas ações e, assim, ela finalmente salvou seu povo. Quando você se depara com uma decisão, você ora primeiro? Você faz com que outras pessoas orem por você e com você? As orações são poderosas e propositadas. Orem primeiro!

Sua confiança, substantivo ou verbo?

Leia a história de Davi e Golias em 1 Samuel 17: 1-50. Davi era um grande homem de grande fé. Por causa de Sua fé e confiança em Deus, ele derrubou um gigante com uma funda e uma pedra! Na Terra Santa, aprendi que o povo da época de Davi era tipicamente de pequena estatura. Portanto, Golias parecia um gigante, porque ele deve ter sido muito alto (diferente de como podemos pensar em gigantes). Independentemente disso, Golias era muito maior e mais forte que Davi. Mas Davi teve um relacionamento com Yahweh (Deus) e, por causa desse relacionamento, ele confiou em Deus. Muitas vezes, confundimos fé e confiança. A fé é a realização das coisas esperadas; a prova das coisas não vistas. A confiança pode ser definida como um substantivo ou um verbo. Para termos uma fé ativa, precisamos ter uma confiança ativa em Deus. Portanto, devemos pensar em nossa confiança em Deus como um verbo! Confiança como verbo é definido como: "Acredite na confiabilidade, verdade, capacidade ou força de". Acreditar em algo não é passivo, é ativo. Davi confiou em Deus e em Suas promessas, de modo que Davi derrotaria Golias e os filisteus. Sua confiança em Deus é um substantivo ou um verbo?

sábado, 25 de abril de 2020

Escolha e Mudança

Paulo escreveu muitos livros na Bíblia. Veja o que Deus fez em Paulo. Ele foi de perseguidor a pregador; de assassino a um, leva os outros à vida; e de pecador poderoso a santo poderoso! Paulo fez a escolha e Jesus fez a mudança. Tudo o que Paulo fez, desde o momento de sua experiência de conversão, apontou o caminho para Jesus. A vida de Paulo é um belo testemunho do que Jesus pode fazer, se apenas dissermos "Sim" a Ele! Nós fazemos a escolha e Jesus fará a mudança. Você disse "Sim" hoje?

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Palavras vazias ou ações amorosas?

Noé era um grande homem de grande fé. (Leia Gênesis 6-9.) Todos nós ouvimos a história da época em que Deus inundou a Terra porque as pessoas eram muito más. Deus escolheu um homem justo, Noé, para ser Seu instrumento, pois Ele disse a Noé para construir uma arca - uma arca muito grande. Agora imagine a situação de Noé. Tenho certeza que as pessoas pensaram que ele tinha perdido a cabeça construindo este barco enorme - porque Deus disse a ele. Mas Noé fez isso mesmo assim. Ele tinha uma confiança e crença ativa em Deus, demonstradas por sua obediência. Quando Deus nos chama para fazer algo, não é uma questão de saber se podemos fazê-lo; é uma questão do que Deus pode fazer através de nós! Nosso papel é obediência. Mas mesmo antes de sermos obedientes, precisamos ouvir e entender o que Deus está pedindo de nós. Às vezes, essa parte é mais difícil que a obediência. Gênesis 6.9 diz: "... Noé andou com Deus". Ele passou um tempo com Deus, de modo que, quando Deus lhe deu ordens divinas, Noé obedeceu. Noé obedeceu porque ama a Deus (digo amores porque tenho certeza de que Noé está no reino celestial cantando louvores a Deus agora). A pergunta que cada um de nós deve se perguntar é: "Amamos a Deus com palavras vazias ou com ações de amor?"

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Fé infantil

Agora a fé é a realização do que se espera, a prova das coisas que não se vêem ”(Hebreus 11: 1). Podemos levar as pessoas ao precipício da fé, mas elas devem dar o salto sozinhas! Ao tentar explicar a fé às crianças outro dia, trouxe uma sacola com uma laranja. Eu disse a eles que descreveria o que havia na bolsa, eles adivinhariam e depois eu contaria a eles, sem mostrar a eles o que era. Eu o descrevi como redondo, cresce em uma árvore, de cor laranja e é bom para comer. Depois que eu disse "em volta", alguém gritou "um biscoito" (pensamento positivo). Antes que eu pudesse seguir em frente, uma criança gritou "um donut!" Uma criança, mesmo após a descrição completa, gritou: "Café!" Por quê? Minha laranja estava em uma bolsa da Starbucks. Ele se concentrou no que podia ver - os outros se concentraram no que estavam esperando! Eu disse a eles que tinha uma laranja e perguntei se eles acreditavam em mim. Claro, eles disseram "sim!" As crianças tendem a ter fé mesmo sem ver. Os adultos geralmente querem provas. Queremos provar que Deus existe. Queremos poder provar que Jesus existe e que o Espírito Santo opera em nós. Queremos provas para essas coisas, mas vivemos na fé todos os dias. Temos fé na gravidade. Temos fé que as pessoas realmente vão parar em um semáforo ou sinal. Quando temos de dormir à noite, acreditamos que acordaremos de manhã. Todos exibimos fé - mas o que depositamos em nossa fé pode ser diferente. Sua confiança em Deus é exibida através da obediência?

quarta-feira, 22 de abril de 2020

“Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.” (Salmos 19.13b)
Integridade – característica do que está inteiro; virtude de quem se mantém correto e verdadeiro. Quanta integridade nos habita? Diria que isso depende. Do ponto de vista prático, podemos viver  dias de maior integridade e outros de lamentável corrupção, mesmo mantendo inalterados os conceitos de certo e errado em nossa mente. Somos pecadores. Quando nos vemos diante da releitura que Jesus fez da lei, no Sermão da Montanha, mostrando que a transgressão pode acontecer dentro de nós, mesmo que não a pratiquemos, fica claro que estaríamos em apuros, não fosse a graça que Ele nos trouxe. Ele nos mostrou como é abundante o pecado em nós, mas revelou também como é superabundante de graça divina. Mas a graça não é apenas uma tolerância ao nosso pecado. É, sobretudo, o caminho para não pecarmos.
Pela graça temos paz e comunhão com Deus. E em comunhão com Deus somos fortalecidos para não pecar. Em comunhão com Deus recebemos Seu amor e aprendemos a amar a Deus e as pessoas. Quando estamos nos ocupando em amar, temos menos tempo para pecar. E a vida de comunhão com Deus, fruto da graça amorosa que recebemos em Cristo, possibilita-nos vitórias sobre nossa condição e encaminha-nos para a benção da santidade. A santidade é uma experiência de regeneração. Vamos sendo ajudados a ser quem Deus nos criou para ser. E Ele não nos criou para o mal, para o que desonra, para o que fere. Ele não nos criou para o egoísmo, o orgulho e a ganância. Mas para a comunhão, a humildade e a generosidade.
Há duas coisas importantes que Davi busca em Deus e que o levaram à integridade que ele celebra no verso de hoje: o perdão e a consciência dos pecados que não consegue perceber e o livramento dos pecados que ele gosta de praticar (Sl 19.12-13). Também precisamos dessas duas bençãos para crescermos em integridade. Para vivermos mais integramente. Todos podemos experimentar mais santidade. Deus pode e quer nos ajudar. Podemos orar como o salmista. Podemos ser mais vigilantes e decididos a ser melhores. Não poderemos crescer espiritualmente se não escolhermos lidar com nossas fraquezas e inclinações para pecar. Se não pararmos de justificar nossas más escolhas. A condescendência com nossa fraqueza não nos levará a experimentar o poder da graça divina. O pecado em nós é abundante. E é superabundante a graça e precisamos fazer escolhas. E Deus caminhará conosco nestes desafios. Você pode ser ainda melhor do que é hoje. Escolha isso. Escolha todo dia!
Devocional extraído do blog do portal da adiberj

terça-feira, 21 de abril de 2020

Ouvindo Deus

Leia Atos 9: 10-17. Ananias faz parte da história de Paulo. Jesus chamou Ananias para ser o instrumento da cura de Paulo e, por causa de sua obediência (mesmo que isso não parecesse fazer sentido para Ananias), Deus curou Paulo! Durante a experiência de conversão de Paulo, Deus falou com ele de várias maneiras diferentes: em uma voz audível no caminho para Damasco; em uma visão durante esses três dias; e através de Ananias. É importante que saibamos que Deus pode e fala conosco através de vários meios. Deus não é limitado - apenas nossa capacidade de entendê-lo é limitada! Deus providenciou três maneiras de Paulo ouvi-lo e ouvi-lo. Deus pode falar conosco através de circunstâncias, outras pessoas, leitura das Escrituras, adoração, natureza e oração. Estes são apenas alguns exemplos de como Deus pode falar. Pense em como você ouve Deus falar com você e certifique-se de reservar um tempo para se colocar em uma posição para ouvi-lo de novo e com frequência!

Noite sombria da Alma

Uma noite escura da alma - já teve uma? Eu tenho. As escrituras dizem: “E ele ficou cego por três dias e não comeu nem bebeu.” Eu acredito que isso é significativo. Na minha mais profunda tristeza, perco o apetite. Eu me pergunto se Paulo estava sofrendo com seu passado ao considerar o que havia experimentado com Jesus. Três dias de cegueira sem comer ou beber ... foi no terceiro dia após a crucificação de Jesus que Ele ressuscitou! Coincidente - acho que não. Em Gálatas 2:20, Paulo diz: "Fui crucificado com Cristo e não vivo mais, mas Cristo vive em mim". Essa foi a experiência de Paulo na Páscoa. Mesmo que Jesus já tivesse sido crucificado, morto e ressuscitado, essa experiência de Paulo é quando Paulo foi crucificado e Jesus ressuscitou nele! Nos três dias, a graça proveniente de Deus (graça que nos persegue antes mesmo de reconhecermos Jesus) estava em ação em Paulo. Paulo recebeu seu telefonema de Jesus naquele caminho para Damasco e ele teve que decidir como iria responder. Paulo teve uma escolha a fazer. Esses três dias de cegueira realmente ajudaram Paulo a "ver" a verdade pelo que era. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Descanse nisso por um tempo!

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Escolha Hoje!

Leia Atos 9: 1-19. Há tantas coisas surpreendentes na experiência de conversão de Paulo que passaremos alguns dias conversando sobre essas coisas. Primeiro, devemos observar que Paulo estava levando sua vida enquanto cuidava dos negócios de todos os outros porque acreditava que as pessoas que seguem o "Caminho" ou a fé cristã eram idólatras. Afinal, um dos dez mandamentos é: "Você não deveria ter outros deuses diante de mim" (Êxodo 20: 1-17), e esses cristãos estavam adorando outro Deus. Ele estava literalmente arrastando essas pessoas para a prisão - todas com autoridade para fazê-lo. Ele era zeloso por sua missão, imagino que ele era uma personalidade do tipo A. Ele estava vivendo como ele pensava que deveria. . . mas ele estava completamente errado. Deus decidiu usar esse homem para mostrar ao mundo quem é Jesus. Visto que temos livre-arbítrio, Paulo poderia optar por acreditar e cooperar ou continuar perseguindo os cristãos. Todos os dias temos a opção de ser o povo que Deus nos chama para ser ou não ser o Seu povo. O que você vai escolher hoje?

domingo, 19 de abril de 2020

Pacificadores

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5: 9). Mediadores e construtores de pontes são outras palavras que poderíamos usar no lugar dos pacificadores. Deus deseja que sejamos instrumentos de paz neste mundo. Muitos se preocupam apenas com a paz em suas próprias vidas, sem se preocupar com a paz no mundo. Jesus é chamado de “Príncipe da Paz” em Isaías 9: 6-7 e morreu para reconciliar toda a humanidade com Deus - Ele é o supremo pacificador. Devemos seguir Seu exemplo, pois também devemos agir para acabar com a desarmonia, amargura e contenda. Mediamos e construímos pontes para que se possa encontrar um compromisso. Deus deseja mais de nós do que apenas paz em nossas vidas, Ele deseja que ajudemos a trazer paz ao mundo. Como cada um de nós faz isso pode ser diferente. Alguns podem trabalhar para acabar com a injustiça e a pobreza, enquanto outros podem trazer esperança e paz a uma pessoa solitária. Não haverá paz em todo o mundo até que haja paz em cada indivíduo. Jesus disse: “Paz que eu deixo com você; minha paz eu te dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não deixe seu coração perturbado e não tenha medo ”(João 14:27). Você aceitou a paz que Jesus oferece?

sábado, 18 de abril de 2020

Perfeição?

Passamos a última semana tentando entender o que significa ter um coração como Jesus; o que significa ter mente e foco no reino; e o que significa viver uma vida de graça. As bem-aventuranças nos dizem como fazer isso e se vivemos as bem-aventuranças, estamos vivendo uma maior justiça. Jesus nos diz: “Seja perfeito, portanto, como seu Pai Celestial é perfeito” (Mateus 5:48). A perfeição aos olhos de Deus é muito diferente da perfeição aos nossos olhos. A perfeição não parece de certa maneira - magra, boa pele, roupas bonitas; a perfeição age de uma certa maneira - "Aja com justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus" (Miquéias 6: 8). Deus pode mudar nossos corações, se Lhe permitirmos. Minha oração por nós é que vivamos as bem-aventuranças todos os dias, para que um dia Deus nos diga: "Muito bem, servo bom e fiel".

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...