segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Você tem sentido o golpe do Oleiro divino ultimamente?

Quando um oleiro prepara um vaso, ele analisa a sua solidez colocando-o para fora do forno e dando uma batida nele. Se o mesmo emitir um zunido, é porque está pronto. Se o som for abafado, então o vaso é levado de volta ao forno. 
O caráter de uma pessoa também é analisado por uma batida (ou provação). Você foi provado recentemente? 
Ligações tarde da noite. Um professor aborrecido. Mães irritadas. Refeições queimadas. Pneus murchos. E todas as pressões pelo cumprimento de prazos. 
Essas são provações. Provações são aquelas inconveniências irritantes que provocam o pior em nós. Elas nos pegam de surpresa. Desprevenidos. Elas não são grandes o suficiente para serem consideradas crises, mas se você sugar o suficiente delas pode ter problemas, então fique de olho. 
Congestionamentos. Filas longas. Caixas de correio vazias. Roupas sujas no chão. Mesmo no momento em que estou escrevendo isto, estou sendo provada. Por causa de interrupções, levei quase duas horas para escrever estes dois parágrafos. 
Você foi provado recentemente? Como respondo a elas? Eu canto? Eu golpeio? 
Jesus disse que a boca do Homem fala do que está cheio o seu coração (Lucas 6.45). 
Não existe nada como uma boa provação para revelar a natureza do coração. 
O caráter verdadeiro de uma pessoa é visto não em momentos heroicos, mas nos momentos de provações monótonas que existem no nosso dia a dia. Se você tem uma maior tendência a explodir do que a cantar, então use o coração. Existe esperança para todos nós que "explodimos". 
1. Comece agradecendo a Deus pelos golpes da vida. Eu não quero dizer um obrigado vindo da metade do seu coração. Quero dizer um obrigado alegre, pular de alegria, um obrigado do fundo do seu coração (Tiago 1.2). As chances existem porque Deus está permitindo as provações. Ele está fazendo isso para o seu bem. Pois cada provação é uma lembrança de que Deus está te moldando (Hebreus 12.5-8). 
2. Aprenda com cada provação. Encare o fato de que você não é "à prova de provações". Você será testado de agora em diante. Você talvez aprenderá com as provações — você não pode evitá-las. Olhe para cada inconveniência como uma oportunidade para desenvolver paciência e persistência. Cada provação o ajudará ou o machucará, dependendo de como você usá-la. 
3. Fique atento para os "momentos de fracassos". Conheça os seus períodos de pressão. Para mim, as segundas-feiras são vis por causarem tantos momentos de fracassos. As sextas podem ser tão vis quanto as segundas. Para todos nós, durante a semana, existem momentos quando podemos antecipar uma quantidade incomum de provações. E qual é a melhor maneira de lidar com elas? Encare-as. Encoraje-se com orações extras e não desista. Lembre-se, é desastroso não ter provações. Todas elas acontecem para o nosso bem se estivermos amando e obedecendo a Deus. 
Você tem sentido o golpe do Oleiro divino ultimamente? 
Por que você acha que ele talvez o esteja provando? 
Se já faz tempo que você levou esse golpe, por que você acha que o levou? 
Você descreveria sua atitude espiritual como cânticos ou gritos?  

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...