segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Pai nosso!

Quando no sermão do monte Jesus ora Pai nosso, significa que somos todos filhos de Deus e que ele é o Pai de toda a raça humana?

Deus é, por natureza, uma trindade constituída de três pessoas, distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus, o Pai, é a primeira pessoa da Trindade, aquele que comissionou e enviou Jesus, o Filho, à terra. Ele é chamado de Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo" (Ef. 1:3).

O Pai reconhece Jesus como seu Filho.

"E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mat. 3:17).

O Filho, da mesma forma, reconhece o Pai.

"Todos as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mateus 11.27).

Deus é chamado de Pai por seu relacionamento exclusivo com o Filho.

A Bíblia qualifica o Pai de Pai de todos aqueles que depositam sua fé nele. A Escritura deixa claro que Deus não é o Pai natural de toda a humanidade; ele só é Pai para quem crê nele. Embora seja verdade em linhas gerais que Deus é o Pai, o Criador de todo ser vivo, o relacionamento íntimo que um pai tem com seus filhos só é experimentado por aqueles que creem.

A Bíblia explica que não se alcança essa relação íntima de pai e filho com Deus através do nascimento natural; alcança-se, sim, mediante o novo nascimento. É o que acontece quando uma pessoa crê e deposita sua fé em Jesus Cristo.

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (João 1.12).

"Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gálatas. 3.26).

"Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus" (Efésios 2.19).

Pai da criação. Um terceiro aspecto de Deus ser chamado de Pai na Bíblia está associado ao universo criado. Ele c o Pai por ser o Criador, a fonte e o sustento da criação. O apóstolo Paulo disse:

"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem" (Atos 17.28,29).


Ter com o Deus Pai um relacionamento íntimo, faz com que nossa fé aumente, Ele é criador e Sustentador de toda a criação, não preciso temer.

Às vezes estamos tão preocupados com teologia, dogmas e doutrinas que nos esquecemos da simplicidade em que um filho pode se aproximar do Pai. Ele é o ABBA Pai, Ele sabe de todas as nossas necessidades e nos suprirá, Ele quer o seu filho próximo em unidade assim como acontece com o Pai, Filho e Espírito Santo.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...