terça-feira, 30 de agosto de 2016

Sua Vida Pode Ser Uma Festa!

João 2.1-11
Introdução: Casamento em Israel era uma celebração que durava dias, pois significava o enlace de duas famílias; no passado era a maneira pela a qual a terra era mantida sob posse das tribos. Vinha gente de todo o lugar. Era uma festança.
1.     JESUS COMBINA COM FESTA. (Jo. 2.2)
Eis a primeira Dica: Ele disse que veio para que nossa vida fosse uma festa: Jo. 7:38 “diz quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. E é uma festa maravilhosa porque não depende do que acontece do lado de fora, mas do lado de dentro da gente. A marca da vida cristã é a alegria da salvação.

2.     AS VEZES O VINHO ACABA. ( Jo 2.3)
Segunda Dica: A alegria pode ir embora por motivos diversos: pecado; sofrimento; decepção; etc. Não importa o motivo, a única forma de ver a alegria restaurada é procurar Jesus, só Ele pode reverter o quadro. É preciso abrir-lhe o coração.
Não importa se a culpa pela tristeza é ou não da gente. Ao invés de imitar Adão, que fugiu, temos de imitar Maria, que foi procurar Jesus.

3.     JESUS TEM SUAS PRÓPRIAS PRIORIDADES. (Jo 2.4)
Terceira Dica: Ao procurar Jesus, a gente tem que entender que Ele tem suas próprias ênfases.

Muitas vezes usamos as promessas de Deus pensando só em nossas necessidades imediatas e não na construção do Reino de Deus. É preciso ir a Jesus, porém com a atitude certa.

4.     HÁ COISAS QUE SÃO INEVITÁVEIS.
Quarta Dica: Maria tem uma história muito bonita e sofrida. José, a amava, a ponto de intentar fugir para que os anciãos pensassem que a culpa era dele e, assim, evitar que Maria fosse apedrejada por adultério. Para aceita-la precisou de intervenção do anjo Gabriel; imagine como a trataram os seus vizinhos e parentes....não foi uma vida fácil.
Mas agora a coisa estava mudando, todos que participavam do seu mundo estavam na festa, e o vinho acabou: agora era a hora de Maria mostrar como o seu filho era especial.
Jesus, com sua resposta, dá uma grande lição a todos que querem andar com ele. É como se dissesse: Mãe, todos que se comprometem com Deus pagam um preço, você pagou o seu e eu vou pagar o meu, não há como mudar isso, faz parte da escolha que fizemos.
Envolver-se com Deus é entrar na batalha contra as trevas, isso, necessariamente, implica numa dose de sacrifício e sofrimento inevitáveis.
No mínimo o sofrimento de ser diferente.

5. JESUS NUNCA DECEPCIONA (Jo. 2.5)
Quinta Dica: Maria dá uma orientação aos garçons. Estranho, Jesus acabara de dizer que não tinha nada a ver com negócio! Maria, entretanto, sabia que quem vai a Jesus nunca volta de mãos vazias; que onde a lei para, a graça e a misericórdia continua. Que, se num primeiro momento, Jesus pode nos dar um puxão de orelha por não estarmos entendendo bem as coisas, num segundo, sua graça e misericórdia hão de nos socorrer.

6. VALE A PENA OBEDECER. (Jo. 2.6,7,8)
Sexta Dica: Posso imaginar um garçom dizendo ao outro enquanto enchiam as talhas, cada uma com cerca de 77 a 115 litros: - Então, não foi o vinho que acabou? - Sim responde o companheiro. - Então retruca o primeiro, por que a gente esta enchendo estas talhas de água? Obedeça Jesus. Você pode não saber o que esta fazendo, mas Ele sabe o milagre que está realizando.

7. JESUS VEIO PARA RESTAURAR (Jo. 2.9,10)
Sétima Dica: Jesus fez um milagre discreto, até onde um milagre pode sê-lo. Se o fizesse de outro jeito, teria dado condições para que a festa fosse retomada, porém as custas da exposição dos noivos e de seus familiares e Jesus não veio esmagar a cana quebrada, nem apagar o pavio que fumega (Mt. 12:20). O negócio de Jesus, não é expor o pecador, é perdoá-lo e restaurá-lo, para que sua vida volte a ser uma festa.

8. ENQUANTO JESUS FOR O PRINCIPAL CONVIDADO DA VIDA DA GENTE, NADA ESTÁ PERDIDO.
Oitava Dica: Sempre dá para começar de novo. Jesus era o único convidado que não podia faltar naquela festa. "Com este, deu Jesus princípio a seus ninais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nEle". (Jo. 2.11)
Esta é a glória de Jesus, Sua graça e sua misericórdia.


Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...