terça-feira, 23 de agosto de 2016

ESCLARECENDO: DAVI NÃO ESTAVA Nu AO DANÇAR!

A dança de Davi diante do Senhor é descrita em II Samuel 6:14. Esta passagem de Escritura pode ser considerada com um dos relatos do Velho Testamento mais freqüentemente mal entendidos. Alguns parecem pensar que Davi dançou praticamente nu diante do Senhor. Mas o relato em II Samuel 6 com cuidado: "E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho." Davi não estava despido, um éfode era uma veste exterior não frouxa, sem mangas para os braços, e que estendia geralmente até abaixo aos quadris. Nos tempos do Velho Testamento o éfode foi usado quase que exclusivamente como uma vestimenta sacerdotal, e usado em conexão com a adoração a Deus. David não estava despido quando dançou diante do Senhor; ele estava vestido para adorar a Deus."

Os saltos e danças [acrobacias] de Davi diante do Senhor foram expressão de alegria e de louvor a Deus. A dança [acrobacias] de Davi (descrita em 2 Samuel 6:14) foi uma forma de regozijo religioso, uma expressão da alegria na ocasião do retorno da Arca da Aliança a Jerusalém. O rei David e toda a casa de Israel trouxeram a Arca do Senhor com brados [de alegria, entusiasmo] e com trombetas, e David dançou [acrobacias] diante do Senhor. Ele tomou o lugar de um escravo na cabeça da procissão para expressar honra a Deus Jeová. Seu desejo de ser o escravo do Senhor mostra os verdadeiros propósito e intenção de sua adoração.

Mical, a esposa do rei Davi, não compreendendo os motivos do seu marido, e pensando que ele tinha se rebaixado diante dos povos, repreendeu-o amargamente, e desprezou-o em seu coração. Mas a motivação de Davi para regozijar era puro. Os proponentes de dança nas igrejas dos dias modernos freqüentemente se esquecem de que os homens e as mulheres de Israel nunca dançavam junto. Davi não dançou sobre todas as ruas de Jerusalém nos braços da esposa de um outro homem. Tais atividades [corretamente] trariam demasiadas conotações pagãs de sensualidade. Para o povo escolhido do Deus, dançar não era algo a ser executado como divertimento social. O moderno método de dançar por pares era desconhecido nos tempos do Velho Testamento.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...