sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LIDERANÇA CRISTÃ

Parte 3

 
Pontos para meditação:

d) Que odeiem a avareza


e) Que sabem até onde vai sua autonomia (ética)



A IGREJA PRIMITIVA E A NECESSIDADE DE LÍDERES

O líder deve saber até onde vai sua autoridade. Existem casos que somente o pastor da igreja deve resolver. Ele foi instituído por Deus para liderar toda a igreja e saber que, alguns assuntos são intransferíveis. Vejamos o texto, Jetro aconselhou que esses líderes cuidassem, cada um de um número específico de pessoas, resolvessem os casos menores e os maiores, passariam a responsabilidade para Moisés. Assim deve ser também na igreja. Os líderes devem cuidar de assuntos pequenos, que podem ser resolvidos, aliviando assim a carga do pastor. Os assuntos mais complexos, o responsável será o pastor. Há ainda um ponto muito importante aqui. Embora os líderes resolvam os menores assuntos, isso não os faz independentes, por isso, é importante, que o pastor tenha conhecimento do assunto, até mesmo para auxiliar o líder em questão. “...Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo” O trecho sublinhado mostra que o líder deve levar, com o pastor, as cargas, não de uma maneira individual.
ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra (Atos 6:1-4).




a) Boa reputação
Reputação significa fama, renome, estima. A igreja espera dos seus líderes o bom testemunho, a boa referência, o bom nome, o exemplo. É por isso que Paulo escreve a Timóteo que este seja exemplo dos fiéis: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (I Tim. 4:12).

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...