quarta-feira, 11 de agosto de 2010

LIDERANÇA CRISTÃ

Parte 1

1.    CONCEITO SOBRE LIDERANÇA
Os dicionários definem líder como o indivíduo que guia, chefia, comanda e orienta algum tipo de grupo. Vejamos alguns conceitos sobre liderança citadas na obra de Oswald Sanders, “Liderança Espiritual”:

•  “Liderança é a influencia, isto é, a habilidade de uma pessoa de influenciar a outros num propósito comum” (Lord Montgomery)


•  “Liderança é a aquela capacidade num homem, que inspira confiança a seus subordinados de modo a aceitarem suas idéias e obedecerem a seu comando” (Almirante Nimitz).

•  “Líder é a pessoa que tem a habilidade de fazer com que os outros façam o que não queria fazer, e gostem de fazê-lo” (Presidente Truman)

• “Há apenas três tipos de pessoas no mundo: aquelas que não se mexem; as que são movíveis, e as que movem os outros” (Li Hong Chang, líder chinês)

•  “Líder é o homem que conhece o caminho e sabe manter-se à frente, trazendo outros após si” (John R. Mott).

•  “A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo” (W.C.H. Prentice)

Vamos analisar agora a maior definição de liderança jamais dita:

"Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:43-45)

Liderar é servir. A primeira palavra usada para descrever este princípio está no versículo 43. trata-se da palavra grega “diakonos”, ou SERVO. A segunda palavra está no versículo 44 que é “doulos” ou ESCRAVO. Eis então a maior definição de um líder: aquele que serve (diakonos), e aquele que está sujeito a (doulos). Isso deve ter sido um escândalo para os judeus que ouviam Jesus falar. Como que o líder pode ser o servo? Não só para os Judeus, mas também para muitos líderes da igreja nestes dias, seria impossível tal definição. Aprendemos que o líder é aquele que manda e pronto. Aprendemos que quando o líder fala, ninguém pode falar mais nada. Com a definição de Cristo, aprendemos que ser um líder, acima de tudo, é se importar com o outro, é doar-se, é servir com as habilidades que Deus nos concede. Ser um líder é conhecer as necessidades do grupo que lidera e não somente as obrigações dos membros do grupo.
Paulo diz que Jesus instituiu diferentes funções de líderes na igreja para que toda essa pluralidade de aptidões pudesse aperfeiçoar os crentes e edificar o corpo de Cristo.

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:11-13).

2.    A NECESSIDADE DE LÍDERES NA IGREJA

Jesus disse em MT 9:37 Que a seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Pesquisas mostram que apenas 20% dos membros de um grupo é que realmente estão inseridos e engajados no trabalho e no propósito estipulado. A psicologia social vem estudando estes conceitos e diz que o indivíduo entra no convívio e contexto social através dos grupos e que existem dois tipos de grupos, basicamente:

1.  Grupos Ocasionais: São aqueles que se reúnem sem um fim, sem um objetivo, sem nenhuma organização ou projeto específico. Um exemplo claro é a reunião de jovens em uma festa ocasional. Cada um com objetivos distintos e nenhum deles tem o compromisso de se relacionar e trabalhar em equipe para uma finalidade.

2.  Grupos com objetivos específicos. São aqueles que se reúnem em um horário estipulado, todos tem um objetivo comum, estão engajados para trabalhar no mesmo propósito, contribuindo para o mesmo trabalho, porém, com suas características e habilidades diferentes.

Em quais destes grupos você se insere? Nos grupos sem nenhum objetivo e trabalho ou nos grupos que têm um objetivo, um alvo, e todos trabalham para que tal plano seja estabelecido? 




Existem líderes de algumas igrejas, que ainda não sabem trabalhar em equipe, só fazem o que lhe foi imposto, não encorajam outros a trabalharem e abafam o ministério daqueles que querem trabalhar. Líderes individualistas, invejosos, abusam da autoridade e são insubmissos aos seus superiores. Realmente as igrejas não necessitam destes líderes. Estudaremos a seguir alguns textos da Bíblia onde houve necessidade de uma liderança e estudaremos as características de um líder engajado, fiel e necessário na obra do Senhor.


MOISÉS NECESSITAVA DE LÍDERES

E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito (Êxodo 18:13-24).

Encontramos ainda, líderes como Moisés. Querem fazer tudo sozinho e acabam se estressando, prejudicando a si mesmos como aos que lideram. Graças a Deus Moisés ouviu o conselho de Jetro, seu sogro. Em nossas igrejas há duas necessidades, quando baseamos nessa história:




A primeira necessidade é que o pastor da igreja libere funções, delegue responsabilidades, acredite e incentive seus líderes. “A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abram Lincom). É justamente isso que Jesus fez. Acreditou em pessoas comuns, repletos de defeitos e imperfeições, manias e exageros, mas fez deles homens extraordinários. Jesus acreditou em seus discípulos e acredita em nós também, não fora assim, não teria nos chamado para o santo ministério. “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério” (I Tim. 1:12). 

A segunda necessidade é encontrarmos em nossas igrejas aqueles que querem trabalhar e não somente dispor de um título eclesiástico. Ser um líder requer renúncia, preparo e vontade. Muitos têm talentos extraordinários, mas não usam, ou quando usam, é de maneira incorreta para soberba da carne. “Mais importante que os talentos que temos, é o modo como o utilizamos”.

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).


(CONTINUA...)


Fonte:  http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=3075
Autor: Ricardo Eleutério dos Anjos - Igreja do Evangelho Quadrangular - Penápolis - SP

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...