quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LIDERANÇA CRISTÃ

Parte 2

CARACTERÍSTICAS DOS LÍDERES QUE MOISÉS ESCOLHEU



E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo (Êxodo 18:21-22).



a) Homens capazes
É um ponto importante para ser discutido. É certo que Deus capacita os seus chamados, porém, para trabalhos específicos, esse irmão deverá ter a habilidade necessária para o ministério. Por exemplo, uma pessoa chamada para o ministério de música deverá ter habilidades musicais (cantar, tocar, etc). Aqueles homens que Moisés chamaria, teriam capacidade de liderança e sobre esse assunto, aprendemos que liderança se aprende. Deus ensinou Moisés a liderar. Quarenta anos viveu no Egito aprendeu a cultura Egípcia e pensou que era alguém, quarenta anos no deserto aprendeu a viver na solidão e viu que era ninguém e quarenta anos de peregrinação aprendeu a depender de Deus e viu que o Senhor é tudo. José do Egito também aprendeu a liderar. Liderou a prosperidade na casa de Potifar e depois liderou a escassez nas prisões do Egito. Com efeito, Deus o ensinou a liderar os sete anos de fartura e os sete anos de fome na terra. Foi o maior governador que o Egito já teve, ele estava preparado, capacitado para a obra. 

Davi também foi chamado para um ministério na casa do rei Saul e sua habilidade em tocar foi ressaltada. Se não fora sua capacidade em tocar sua harpa, nunca teria sido chamado para ministrar música para que Saul fosse liberto de maus espíritos. “Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele” (1SM 16:18). A primeira característica que foi frisada em Davi, fora sua habilidade e capacidade em tocar. Lembremo-nos de que essa era a necessidade do Rei Saul. "Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo" (I Samuel 16:17)

b) Tementes a Deus
A segunda característica dos líderes que Moisés haveria de convidar para auxiliá-lo, era homens tementes a Deus. A Bíblia diz que o princípio da sabedoria é o temor a Deus. Nossas igrejas necessitam de homens e mulheres tementes a Deus, que têm compromisso com a obra do Senhor, que não olham para trás quando pegam no arado e vivem para defender o nome de Cristo e o da sua igreja. Líderes tementes a Deus honram seus pastores, são submissos a eles e, conseqüentemente, seus liderados serão assim também.
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre” (Salmo 111:10)

“ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (II Co. 7:1) 

c) Homens de verdade.
Outra importante característica é que, nossos líderes devem ser homens de verdade. Pessoas que não vivem na mentira, mas já foram libertos deste mal.

“O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.” (Salmo 101:7)

“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Prov. 6:16-19)

O que é mentira? Fazer declarações propositalmente falsas; Exagero proposital é um tipo de mentira também. 

Vinte mil estudantes secundaristas universitários participaram de uma pesquisa do Instituto Josephson de Ética, uma entidade que se dedica à educação do caráter. Dos adolescentes entrevistados, 92% admitiram ter mentido a seus pais no ano anterior e 73% se definiram como “mentirosos em série”, o que significa que diziam mentiras todos os dias. Apesar de muitos admitirem tal desvio de caráter, 91% dos estudantes entrevistados disseram que estavam satisfeitos com seu caráter e com sua própria ética. (Reader´s Digest, novembro 1999).

(CONTINUA...)

EFonte:  http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=3075
Autor: Ricardo Eleutério dos Anjos - Igreja do Evangelho Quadrangular - Penápolis - SP

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...