terça-feira, 28 de março de 2017

RECUPERANDO O ÂNIMO Neemias 2.11-20

  1. I – AGUARDAR É PRECISO 
  2. Neemias preferiu aguardar por três dias (v.11)
  3. Três dias foram suficientes para oração, leitura e conhecimento prévio de alguma coisa. 
  4. Não é preciso afobamento para a realização da obra de Deus. Precisamos mesmo é entender que há tempo para tudo.
  5. O que Deus não aceita nos líderes e nos liderados: omissão.

  6. II – TOMANDO ‘PÉ’ DA SITUAÇÃO
  7. Neemias se faz acompanhar de algumas pessoas. Ainda não era momento de colocar os planos sobre a mesa.
  8. Já havia oposição, então, nada como sair à noite, em segredo; mas o que deveria ser feito, era mais secreto ainda; ele não diz nada sobre o que Deus havia posto em seu coração para fazer em Jerusalém; a obra de reconstrução tinha as indicações de Deus para serem realizadas. 
  9. É possível que os três dias do verso 11 estejam aqui divididos (v.12-15). 
  10. As lideranças política, religiosa e judicial de Israel não foram informadas dos planos de Neemias (v.16), sem que ele fizesse um levantamento de tudo que seria preciso fazer. 

  11. III – A OBRA NÃO É DE UM OU DE OUTRO, MAS DE TODOS
  12. Nem sempre entendemos que a obra é de todas as pessoas. Quando alguém pensa em isolar-se para fazer tudo sozinho, o que ele ganha são desgaste e descontentamento; desgaste de si mesmo e descontentamento dos demais, pois o que foi feito, com mais pessoas ajudando, ficaria melhor. 
  13. Neemias não veio para fazer tudo sozinho, e ele deixa isso bem claro para a liderança em Israel. Ele abre a visão dos que ali estavam, e talvez estivessem acomodados: “Estais vendo a miséria em que estamos?” (v.17). A visão deve ser ampliada. Líder e liderados devem enxergar as mesmas coisas. 
  14. Além da visão a ação: “Vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém”. 
  15. “Deixemos de ser opróbrio”. O que pensa a comunidade a respeito de nós, quando passa e não vê a placa da igreja? Será que eles comentam que não estamos regularizados? Deixaremos de ser motivo de zombaria porque a boa mão de Deus está conosco. 
  16. Todos responderam positivamente ao desafio de Neemias: “Disponhamo-nos e edifiquemos”. Isso não foi apenas um momento de emoção; algo que termina depois de sete dias (Os congressos que às vezes participamos; de onde saímos animados, mas logo caímos na rotina); somos informados que eles fortaleceram as mãos para a obra (v.18).

  17. CONCLUSÃO 
  18. E quando vêm as oposições, a zombaria e o desprezo (v.19), qual deve ser a atitude do líder? Estando ele convicto da visão e da missão deve responder como Neemias: “O Deus dos céus é quem nos dará êxito” (v.20). Mas aos servos está reservada uma parte no projeto de Deus (Somos cooperadores de Deus, disse Paulo 1ª Cor 3.9): “Nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos”. Detalhe: os que não têm parte nem direito nos negócios de Deus ficarão fora do projeto. Com certeza, Deus não está disposto a continuar insistindo com em gente que não está a fim de nada. O Reino de Deus não tem espaço para quem gosta de viver desocupado. Parece rude, mas as coisas têm que ser colocadas desta maneira! 
  19. Que nenhum de nós seja excluído do projeto de reedificação.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...