terça-feira, 21 de março de 2017

Ainda no capítulo 2 Aprendendo com Neemias

Neemias. Um dos últimos livros históricos do Antigo Testamento. Originalmente os livros de Esdras e Neemias eram um só livro, chamado Esdras. Mais tarde, os judeus dividiram o livro em Primeiro e Segundo Esdras, e ainda mais tarde, Segundo Esdras veio a ser conhecido como o livro de Neemias, que é, sem dúvida, o escritor do livro que leva seu nome. A declaração inicial: “As palavras de Neemias, filho de Hacalias”, e o uso da primeira pessoa no texto prova claramente isto. (Nee. 1:1). Seu nome significa “Deus Consola”, era servo judeu do rei persa Artaxerxes Era copeiro do rei, uma posição de grande confiança e honra, e desejável, pois dava acesso ao rei em ocasiões em que este estava de espírito alegre e disposto a conceder favores. Entretanto, Neemias era um daqueles fiéis exilados que preferiu Jerusalém acima de qualquer “causa de alegria” pessoal. (Sal. 137:5, 6). Os “que remanesceram do cativeiro”, o restante judeu que retornara a Jerusalém, não estavam prosperando. Estavam numa situação lamentável. (Nee. 1:3) A muralha da cidade era um entulho, e o povo, um afronta aos olhos de seus adversários sempre presentes. Neemias estava pesaroso. Contudo, era o tempo determinado do Senhor Deus para que se fizesse algo a respeito das muralhas de Jerusalém. Neemias já havia orado. Sabia que Deus estava no negócio. Por isso, sua confiança nessa conversa com o rei no cap. 2 não estava nas suas habilidades de discursar, mas em sua oração anterior: “(1:11).


APROVEITE AS OPORTUNIDADES

O capítulo 2 de Neemias trata das respostas do Deus que trabalha por nós. Sem que ninguém perceba, (Is. 64:4). Algo está acontecendo, enquanto os joelhos estão dobrados em oração. A pergunta do rei foi a grande oportunidade que Neemias esperava! A conversa acontece num trio: Neemias, o Rei e Deus. Já pensou nisso? (2:4). Por vezes, quando não estamos atentos às portas que Deus abre, deixamos oportunidades passar. Quantas oportunidades perdidas porque não gastamos tempo em oração reflexão e preparo diante de Deus! Precisamos pedir orientação a Ele sobre as decisões que iremos tomar. E deveria ser assim no trabalho, nos negócios, na família, etc. (Sl 50.15; 91.15; Is 65.24). Através da oração Neemias obteve do rei resposta objetiva e clara (2.6).


ORAÇÃO E PLANEJAMENTO – Você deve planejar a sua vida.

Nenhum processo de organização ou planejamento pode eliminar ou desconsiderar a ação do Espírito Santo. Mas não podemos deixar de avaliar o caráter bíblico da organização e planejamento. Neemias não improvisou. Observe a maneira clara e objetiva que faz os seus pedidos ao rei: (2.7,8). Ele já tinha um plano em mente. Sabia o que queria. Enquanto orava, fazia planos. Ele tinha uma mente organizada.

“Todo planejamento deve começar na oração, porque nela vamos descobrindo a verdadeira "vontade de Deus”. "O planejamento que provém da oração é muito superior ao planejamento que é meramente "sustentado" pela oração". Há um planejamento que é dado por Deus como estratégia. Eu não preciso orar implorando para Deus manter algo que Ele mesmo planejou”.Jesus deu aulas sobre planejamento (Lucas 14.28-30).


RECONHEÇA QUE DEUS É QUEM FAZ

O rei concedeu o que Neemias pediu, mas ele reconheceu que para isto acontecer, "A boa mão de Deus estava sobre ele" (2.8).


ESTEJA PREPARADO PARA SOFRER OPOSIÇÕES

Ao chegar á Judá Neemias foi recebido com oposição por parte dos que haviam se estabelecido naquela localidade (9,10), porque quando parte dos judeus retornaram á Judá, recusaram ajuda de Sambalate governador de Samaria e Tobias da Transjordânia.


AVALIE A SITUAÇÃO

Neemias passou alguns dias analisando pessoalmente o estado dos muros. Após tirar uma conclusão própria do problema, apresentou um plano de ação para a restauração dos muros de Jerusalém. (11 ao 15).


MANTENHA SUA MISSÃO SOB SIGILO

Não dê munição ao inimigo. Faça como Neemias que manteve sua missão em segredo, evitando assim: 1- Comentários, 2- que os inimigos tomassem parte nos seus planos. Somente após ter avaliado toda a situação, exponha a quem de direito. O anuncio prematuro pode causar uma avaria no seu planejamento estratégico. (16,17).


REÚNA FORÇAS

Compartilhe a visão que Deus te deu com aqueles que estão focados no mesmo ideal. Anime-os, entusiasme-os como fez Neemias com os líderes de Jerusalém para reconstruírem os muros. A mão do Senhor estará estendida para abençoar.


PONHA SEUS OPOSITORES NO SEU DEVIDO LUGAR

Sambalate e Tobias tomaram o fato de Neemias reconstruir os muros como sendo uma rebelião contra o rei. Eles não sabiam que Neemias tinha o aval do rei nessa empreitada. Porém, Neemias lhes disse que para tanto tinha o aval de Deus e que isso bastava; mas, não deixou de colocá-los no seu devido ligar. Ele disse: “Vocês aqui não tomarão parte; é só pra quem tem história, raiz, memória em Jerusalém. (19,20).


Rogério Silva, Músico evangélico com formação teológica, licenciado em história, pós graduando em responsabilidade social pela UFRJ fiel à Deus, casado, membro da Assembléia de Deus de Cordovil - Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...