quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ensinando uns aos outros

Dia 18 - Devocional 24

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
Colossenses 3.16
Todos somos professores da fé.
Podemos ser professores bons ou ruins, mas o fato é que somos mestres. Todos os dias – esperamos -, somos modelo de comportamento bíblico e respondemos com atitudes semelhantes ás de Cristo. A Bíblia vê-nos como professores e encorajadores no papel de ensinar uns aos outros. Paulo, quando escreveu a um grupo de cristãos comuns declarou: “Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselharem-se uns aos outros” (Romanos 15.14).
Muitos carregam o mito de que apenas as pessoas que têm dom e são profissionais sabem ensinar, mas nada poderia estar mais afastado de verdade. Cada um de nós tem algo a oferecer aos amigos e ao pequeno grupo. Quando compartilhamos pensamentos sobre um texto bíblico, quando aconselhamos com base em nossas experiências, quando convidamos o grupo para orar numa hora de crise, estamos ensinando.
Ensinar envolve mais do que explicar uma história bíblica ou um principio teológico; também ensinamos quando ajudamos uns aos outros a amar o cônjuge, tomar decisões, manter pensamentos puros ou sair de dívidas.
Paulo diz que devemos aconselhar uns aos outros. Isso significa ser aprendizes, ouvintes do que outros cristãos têm a dizer quando contam sobre o trabalho de Deus em suas vidas, e observar uns aos outros para ver como “Cristo em vocês” funciona em outro ser humano (Colossenses 1.27).
A Bíblia afirma que o rei Salomão foi o homem mais sábio que já existiu. Ele disse que aprender com os amigos é de vital importância (Provérbios 12.15). Salomão escreveu em Provérbios 15.22: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”.
No versículo destacado hoje, Paulo faz um esboço de como podemos ensinar e aprender uns com os outros:
§  Deixe as palavras de Cristo habitar em seu coração – devemos conhecer a Palavra de Deus antes de tentar ensiná-la. Quando ouvimos, lemos, estudamos e memorizamos as palavras de Cristo e meditamos nela, estamos colocando-as em nosso coração. Isso nos torna mais sábios e nos dá o conhecimento necessário para que possamos nos ensinar mutuamente (Romanos 15.14).
§  Use a Palavra de Deus para ensinar e aconselhar uns aos outros – o que temos de passar aos outros é mais do que simples experiências ou conhecimento humano. Toda vez que Paulo escreveu para alguma igreja, desafiou os cristãos a ensinar e encorajar uns aos outros com a verdade de Deus. Frequentemente buscamos a sabedoria convencional do mundo quando queremos respostas. Contudo, é o mundo que precisa desesperadamente da sabedoria espiritual encontrada na Palavra de Deus.
Naturalmente, uma vez que tenhamos aprendido com a sabedoria de Deus, precisamos aplicá-la corretamente em nossa vida, mantendo-nos firmes, sem relaxar: “Apegue-se à instrução, não abandone; guarde-a bem, pois dela depende sua vida” (Provérbios 4.13).
Seu pequeno grupo tem uma excelente oportunidade para que todos os seus componentes desenvolvam habilidades de líderes e professores. Vocês devem revezar-se no preparado da reunião e liderança do estudo em cada semana. Isso ajudará e incentivará cada membro a crescer em sua fé e dons. A Bíblia diz: “Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados” (I Coríntios 14.30,31).
Em pequenos grupos, os relacionamentos não são mera coincidência. Não foi por acaso que Deus colocou você nesse grupo em particular para estudar durante 40 dias a respeito de comunhão. Há coisas que seu grupo aprenderá somente com você e outras que você aprenderá somente com as pessoas que o compõem. Que privilegio incrível! O Deus do universo o escolheu para participar da vida de seus amigos, bem como providenciou que eles fossem capazes de participar da sua.

PARA PENSAR:
Todos somos professores da fé.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
Colossenses 3.16
QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Quais as lições que Deus tem ensinado a você ultimamente que podem ser compartilhadas com seu pequeno grupo?

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...